Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar manjericão

Conheça o cultivo do manjericão de forma simples e bem explicada

Nem todo verdinho é igual! Existe uma quantidade infinita de temperinhos de horta que são indispensáveis na geladeira para nossa refeição ter aquele toque especial mas, às vezes, por falta de conhecimento, ficamos só na cebolinha e salsa. Nesse post, vamos descobrir muita coisa sobre o “tempero verde” e aprender como plantar manjericão. Vem comigo!

O manjericão é uma planta que veio da Ásia mas por sorte, os italianos, através da imigração para o Brasil, trouxeram para cá e a incluiram na culinária. Ela gosta de clima quente, por isso que em lugares onde ocorre geadas, o cuidado com essa planta deve ser redobrado.

Nutrientes

Ele é muito nutritivo, fornece 20 calorias a cada 100 gramas quando o consumimos. Tem vitaminas A,B,C,E,K e também contém os minerais: zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio.

Como plantar

As sementes

As flores do manjericão são sempre brancas ou rosadas e para que você obtenha as sementes para plantio deve-se esperar as flores secarem , colher as hastes e bater bem em cima e um papel toalha ou tecido claro; pronto! aí estão as sementes.

Solo para plantio e irrigação

O solo deve ser afofado e preparado com adubo. A profundidade em que deve ser plantada as sementes de manjericão é de 1 cm, contendo 3 sementes em cada covamento e o espaçamento de 30 à 40 cm.

Ele deve receber diariamente no mínimo 4 horas de sol. Tenha cuidado na quantidade de água para irrigá-lo, você pode correr o risco de matar a planta. Sempre molhe à cada 2 ou 3 dias, quando a parte superior da terra estiver seca( sempre deve manter no mínimo úmido). A geminação ocorre entre 05 à 15 dias após o plantio.

Mudas com sementes

As mudas de manjericão também podem ser cultivadas em vasos e até no parapeito de alguma janela, o que é um arranjo perfeito e funcional além de tempero para uma cozinha, você não acha? Com sementes  plantadas há 5 semanas, você já  tem suas mudas para iniciar.

Mudas com estacas

Pegue uma planta adulta e corte um galinho verde de 1 à 15 cm e limpe o caule tirando todas as folhas, na parte superior do galinho deixa poucas folhas também;  coloque em um recipiente. Encha de água e a troque todos os dias (preferenciamente), em 07 dias sua mudinha já está pronta para ser plantada para o solo definitivo. Necessita de 6 à 8 horas de sol.

A vida do manjericão tem duração de aproximadamente 1 ano, mas com cuidados especiais, você pode prolongar por até 2 anos acrescentando substrato de hortaliças (adubo)  e sempre mantendo o solo hidratado (não a ponto de encharcar).

Plantando em vasos

Como plantar o manjericão em vaso ou horta? É a técnica idêntica ao plantio com sementes no solo ou em mudas, a diferença é o recipiente onde vai ser ” a nova casa” da planta.

Pragas

Aposto que você pensou ” lá vem as terríveis pragas”, isso mesmo, são inseparáveis quando o assunto é plantação:

Pulgões

Também chamados de piolho-das-plantas, elas se alimentam da seiva da planta causando “engruvinhamento das folhas” e por causa da sucção, isso afeta o crescimento do manjericão, prejudicando assim sua produtividade.

” A parceria com as formigas”

Vou te contar uma história que seria cômica se não fosse trágica, escuta:

A joaninha é o predador dos pulgões, mas, as formigas são a tropa de elite da natureza: defendem o pulgão e quer saber porque? Elas usam a gosma que o pulgão excreta, ou, seja o pulgão é a vaca da pulga (vê se pode isso!).

Dica caseiras

Aqui estão  os remédios caseiros infalíveis contra os pulgões:

Água de fumo com sabão

  • Um litro de água
  • 10 cm de rolo de rumo ralado
  • 1/2 sabão em barra ralado

Misture tudo e deixe descansando por 24 horas, após isso, pode pulverizar a mistura na planta.

Decocto de alho com cebola

  • Um alho ou cascas de cebola
  • 500 ml de água

Cozinhe o alho ou as cascas de cebola, após esfriar já pode fazer a pulverização

Infusão de ervas

  • Um punhado de cada de cavalinha, anis e coentro
  • Certa quantidade de água

Ferva essa mistura e após esfriar, pulverize

Água de pimenta

  • Duas pimentas de qualquer variedade
  • Dois copos de água

Bata no liquidificador e deixe repousar durante toda noite. De manhã, coe e misture em mais um copo de água.   Pulverize à noite 01 ou 2x por semana.

Macerado de urtiga

  • Um molho de urtiga

Pegue esse molho de urtiga e deixe de molho em água por 10 dias, sempre mexa com uma varinha até as folhas se separarem do caule, aí já pode pulverizar o manjericão.

Obs: A pulverização sempre deve ser feita à noite.

Lesmas

  • Irrigação: irrigar suas plantas durante o dia age diretamente na diminuição desses bichinhos “nojentos”. Pois como eles comem a noite, o lugar já vai estar seco, isso impede “sua comilança” do caule até as folhas
  • Pássaros e sapos: eles amam lesmas. Os atraia perto de sua horta e aí a limpeza é certa

Tipos de manjericão

Existem os seguintes tipos de manjericão:

  • Manjericão miúdo – Folhas pequenas com flores brancas e seu sabor é suave
  • Manjericão comum – Folhas tem fina espessura e sabor é de média intensidade
  • Manjericão Thai Sweet – Folhas mais carnudas que do manjericão comum. Seu sabor é intenso e odor de anis Tem flores cor roxo com branco
  • Manjericão roxo – Com o tom roxo, é muito usado para decoração de pratos. Seu sabor é suave com aroma fraco
  • Manjericão italiano – Folha de espessura grossa e curvadas. O odor é forte, quando cru é levemente amargo e como leve sabor do cravo

Cuidados com o manjericão

Aqui vão dicas de como cuidar do seu manjericão:

  • Para o bom crescimento do manjericão escolha um local ensolarado. Se possível, seria bom ter sombra no período da tarde.
  • Para os manjericões plantados em vasos, escolha os recipientes com furos (drenáveis).
  • O solo não pode ser ácido.
  • Nunca deixe a terra ficar seca, sempre esteja cuidando e molhando para estar úmida (não encharcada).
  • após 50 dias de “idade” você já pode arrancar as folhas para consumo

Eu não poderia deixar de comentar que é o tempero queridinho das pizzas. Humm… deu até fome!

Gostou do artigo? Deixe seus comentários e até o próximo!!

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares