Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar Alho-poró

Este temperinho é um dos mais amados do país: o alho-poró. Claro que certamente uma quantidade esmagadora de pessoas utilizam mais o dente de alho para cozinhar entre outras utilidades. Mas, o alho poró também teu seu valor. Confira nesse artigo, como plantar alho-poró passo a passo e seus benefícios.

Origem

O alho-poró ou alho porro, pertence a família das cebolas e alhos que seria a alliaceae.  Além disso, tem as variedades allium ampeloprasum, onde são usados seus bulbos. Como também tem o allium kurrat , onde são consumidas suas folhas muito apreciadas no oriente médio e Egito.

Características

O alho-poró cresce formando um cilindro de folhas uniformemente encaixadas e esbranquiçadas na sua base, em princípio, é sempre mais usada suas folhas.

Plantio do alho-poró

O alho francês, como também é chamado esse tempero, é adaptável a qualquer tipo de solo. Gosta de climas temperados, mais para o frio, apesar de se desenvolver também em climas quentes.  Mas se desenvolve melhor ainda em terreno bem drenado, neutros que não sejam muito ácidos. Resistem bravamente a frio e geada.

O solo precisa estar úmido e certamente, não encharcado. Deve ter bastante matéria orgânica e com pelo menos 3 horas de sol ao dia.

Como plantar alho-poró em vasos ou horta

Este tempero geralmente é cultivado em estufas e canteiros em forma de mudas que posteriormente serão transplantadas. Sua muda pode ser feita em sementeiras ou vasos com furos no fundo.

Na sementeira ou em um vaso de 20 cm de profundidade, encha o recipiente com substrato e deposite três sementes de alho-macho em cada cova. Em seguida cobra com o substrato. Regue com borrifador nos primeiros dias. Quando os brotos tiverem aproximadamente 10 cm, já pode transplantar para o local definitivo.

Na horta

As mudas do poró podem ser disponibilizadas certamente em covas com distância de 15 a 20 cm entre plantas. Faça a rega regular de maneira que o solo não fique encharcado.

Quanto tempo demora para colher o alho-poró?

O porro-bravo demora de 120 à 140 dias para estar pronto para colheita. Ele geralmente é colhido inteiro pois na culinária é utilizado seu talo e folhas.

Benefícios do alho-poró

O alho-poró tem vitaminas, minerais e substâncias importantes para manter nosso organismo. Além disso, tem ação digestiva, desinfetante, emoliente, diurética, nutritiva, expectorante e laxante. Confira agora demais benefícios do porró:

Sacia a fome

O alho-porrô é constituído por fibras que com efeito, causam sensação de saciedade, fazendo com que coma menos.

Reposição de minerais

O alho-poró é rico em nutrientes e ademais benefícios que auxiliam no caso de enjoos e diarreias.

Respiração saudável

O alho-poró traz saúde e aos brônquios. Além disso, evita congestão nasal, resfriado e dor de garganta por sua ação anti-inflamatória.

Diurético eficaz

O alho-poró é um diurético natural pois contém sódio e potássio que por consequência, elimina as toxinas e a retenção de líquidos.

Pressão sob controle

O alho-poró tem ação vasodilatadora e assim sendo, equilibra a pressão arterial, protegendo as gestantes e uma possível eclampsia. Além disso, também previne derrames e diabetes.

Saúde para pele e cabelos

As vitaminas A e C presentes no alho-poró, protegem a pele do ataca dos radicas livres. Semelhantemente, os antioxidantes realizam este trabalho como também estimulam o crescimento dos cabelos.

Ossos fortes

O alho-poró possui a valiosa vitamina K, que seria um estimulante natural na produção da osteocalcina, proteína essencial para a saúde dos ossos e além disso, mantém a saúde da densidade óssea.

Colesterol em ordem

Este condimento conhecido em todo o mundo, faz das suas fibras um combatente eficaz a favor do equilíbrio do colesterol. Sobretudo, do colesterol ruim do qual ele faz a redução do nível em nosso organismo.

Boa visão

Esse temperinho maravilhoso também tem a zeaxantina e a luteína, que com toda certeza beneficiam nossa visão protegendo os tecidos.

Imunidade saudável

O poró tem muitos antioxidantes que melhoram a nossa imunidade principalmente porque são alimentos prebióticos. Eles tem a função de alimentar as bactérias boas que por consequência, aumentam nossa imunidade.

Libido garantido

O poró tem substâncias afrodisíacas que estimulam o apetite sexual e assim sendo, ele aumenta a libido.

Ação anti-inflamatória

O porro-hortense apresente anti-inflamatória que por conter a vitamina K e principalmente age na prevenção de inflamações crônicas como por exemplo, a calcificação das artérias.

Ação anti-bacteriana

O poró quando tem seu bulbo cozido com água, certamente promove a cura de cortes e feridas na pele. Além disso, é um excelente antisséptico natural.

Prevenção contra a trombose

Este tempero também contribui para a prevenção da trombose. Pois age na circulação sanguínea, garantindo sua boa fluidez no sistema circulatório do nosso organismo.

Bom para as grávidas

O poró tem um importante papel durante a gestação pois ele certamente garante a perfeita formação do tubo neural. O tubo neural tem a função de desenvolver o sistema nervoso do feto.

Como preparar o alho-poró

Este tempero pode ser usado para dar aquele gosto especial em saladas, cremes, patês e sopas. Primeiramente você deve lavar o alho-poró antes de cortá-lo.

Em seguida, pique as folhas verdes em rodelas e posteriormente, coloque em uma tigela com água e vinagre por alguns minutos.

Pragas que prejudicam o alho-poró

Todo vegetal comestível, tem sua praga assoladora e com o porro não e diferente. Confira aqui algumas pragas que inegavelmente, acabam com a saúde deste versátil tempero:

Mela ou Damping-off

Este grupo de fungos ataca o porro-bravo causando o apodrecimento e por conseguinte, tombamento das plantas. Esta praga certamente é combatida com pulverização com solução protetora indicada para este tipo de moléstia.

Trips

O trips é um inseto que ataca o porrô se alimentando de sua seiva. Por consequência do ataque, suas folhas apresentam manchas acinzentadas que destroem os tecidos internos. Sua exterminação em resumo, só acontece através de pulverização com a solução líquida indicada para tal.

Quando não consumir alho-poró

O alho-poró não deve ser consumido por pessoas que tenham úlcera gástrica, sensibilidade ou fraqueza estomacal. Também é contra-indicado também para as gestantes que por consequência,  estejam em processo de amamentação.

Pois o consumo do tempero pode provocar cólicas nos bebê. Pessoas que tenham problema com pressão baixa com toda certeza não podem consumir o alho-porró.

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares