Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar jicama

Andale! andale! Vem correndo conferir este artigo e conhecer o que este alimento do México tem a oferecer! Esta planta diferenciada oferece um alimento cheio de nutrientes como também vitaminas: é a jicama. Confira aqui como plantar jicama passo a passo e conheça as particulares dessa simpática “batata mexicana”!

Origem

A jicama veio primeiramente do México e logo depois tomou conta de toma América Central. Também é cultivada no Caribe, Andes sul-americanos e sul da Ásia. Esta planta também é chamada de feijão batata, jacatupé e batata mexicana. É da família das plantas feijoeiras.

Apesar de “fabricar”feijões, essa herbácea trepadeira tem a substância chamada retenona, ela é tóxica para mamíferos, de forma moderada, e altamente tóxica para peixes e animais invertebrados.

Sendo assim, ramos, flores, vagem como também os feijões já mencionados, não podem ser consumidos, salvo sua raiz tuberosa que pode ser consumida por nós, seres humanos. O rizoma pode ser consumido cozido ou mesmo cru. As vagens quando novas, podem ser consumidas antes do surgimento dos feijões, mas é bom não arriscar, não é?!

Características

A princípio, a jicama é uma planta de vida curta, alcança de 4 a 5 metros. Sua área de crescimento deve ser em clima quente pois não suporta clima temperado à frio. Tem diversos nomes como por exemplo, paquirrizo, feijao macuco, ahipa, jiquima, batata chinesa, batata d’água, feijão batata e jacatupé.

Ela também é chamada de pelenga e nabo mexicano e seu nome significa raiz aquosa. Sua raiz tuberosa tem cor castanha clara e a pele deve ser retirada pois não é comestível. A polpa é muito suculenta, doce, crocante, e com leve sabor de castanha. É consumida crua como salada ou cozida como uma batata. Sua coloração é branco gelo, lembrando um pouco rabanete e nabo.

Plantio da jicama

Necessita de exposição direta ao sol e o terreno do seu cultivo deve ser fértil.Também deve ser bem drenado, certamente deve ser fértil com matéria orgânica e principalmente leve e profundo. O plantio da jicama pode ser feito com sementes e semelhantemente com raízes também.

Como plantar jicama em vasos ou horta

A jicama pode sim ser plantada em vasos, salvo que seja em locais com clima quente. Antes de tudo, é bom saber que a leguminosa é plantada com o uso de pedaços da raiz ou sementes. Veja como cultivar ela em vaso agora:

  • Em primeiro lugar, pegue uma sementeira ou um vaso médio ou grande para a planta ter espaço para desenvolver seus brotos
  • Em seguida, encha com terra enriquecida com material orgânico
  • Logo depois, enterre os rizomas cerca de 1,5 cm ou sementes, fica a seu critério
  • Cubra com a terra e umedeça com terra, não a ponta de encharcar

Na horta

  • Faça covas fundas, misture um pouco de matéria orgânica  e enterre as sementes ou os rizomas
  • Complete com a terra e umedeça com água
  • O espaçamento deve ter de 60 a 120 cm entre linhas e 20 a 25 cm entre plantas

Quanto tempo demora para colher a jicama?

A colheita pode ser feita quando a planta estiver com 8 cm de altura ou quando completar de 5 a 9 meses do plantio.

Como adubar a jicama?

Um adubo orgânico ideal para esta raiz é a água de legumes. Primeiramente, cozinhe vários legumes sem sal. Espere a água esfriar e depois regue sua plantação de jicama com a solução. Durante o cozimento, os legumes soltam nutrientes e vitaminas que ficam na água, além de hidratar a plantava, também vai fortalece-la.

Benefícios da jicama

A jicama tem muitos benefícios para nossa saúde como minerais, vitaminas como riboflavina, ácido pantotênico, tiamina, folatos, minerais como ferro, manganês, cobre, magnésio e nutrientes.Confira logo abaixo e se surpreenda com  raiz:

Efeito antioxidante

A batata mexicana protege nossas células, combatendo os radicais livres que podem causar diversas doenças, a saber, câncer, principalmente o câncer de colo, diabetes dentre outras.

Protege o coração

A jicama tem uma ótima quantidade de fibras solúveis que diminuem a taxa de colesterol ruim. Por conseguinte, isso diminui a produção de colesterol feita pelo fígado. E além disso, a jicama tem alto teor de cobre, o que traz saúde para os glóbulos vermelhos do sangue e também contém potássio que fortalece o coração.

Digestão perfeita

A jicama como já descrito anteriormente, é rica em fibras o que melhora o trânsito intestinal, evitando a constipação. Também tem inulina, uma substância usada pelas bactérias boas do corpo para fortalecer nossa saúde. O rizoma aumenta a absorção de cálcio o que fortalece o sistema digestivo prevenindo diversas doenças.

Perda de peso

A raiz tem muita água e fibra, dois ingredientes que dão sensação de saciedade e além disso, as fibra beneficiam o equilíbrio do açúcar no sangue.

Sem diarreia

O nabo mexicano tem vitaminas do complexo B que impedem o crescimento de bactérias ruins que podem causar diarreia.

Anti-inflamatório

A jicama tem propriedade anti-inflamatória que combate inflamações no sistema respiratória como por exemplo, asma e tosse viral. Também auxilia no tratamento de infecções e combate com eficácia os sintomas da doença chamada gota.

Sem retenção de líquidos

A pelenga também tem ação diurética e impede que o organismo retenha líquidos.

Como consumir?

A jicama é uma delícia, mas afinal, como prepará-la para consumo?

Você pode acrescentar a jicama em uma salada de legumes como chuchu, vagem, cenoura ou beterraba cozida. Surpreendentemente vai super em com salda de frutas tropicais com manga, mamão e abacaxi.

Também ser cortada em fatias grossas e ser servida acompanha de guacamole. Fica deliciosa quando frita com óleo de gergelim ou vinagre de arroz. É possível servir como petisco acrescentando pimenta em pó e suco de limão.

Pragas que prejudicam a jicama

Por sua quase total toxidade, a jicama não tem nenhum inseto predador que seja louco de consumir seu veneno.

Quando não consumir jicama

A única contra indicação é não consumir folhas, feijões, ramos e a vagem da jicama que são tóxicos, pessoas que tem sensibilidade estomacal devem evitar o consumo ou comer com moderação e também pessoas alérgicas as componentes existentes na planta, devem evitar o seu consumo.

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares