Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar couve-flor

Aprenda a plantar couve-flor passo a passo bem explicado

O nome desse legume faz jus a sua aparência, a couve-flor realmente é um delícia em forma de flor. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre a origem, cultura e outras curiosidades sobre esse legume nutritivo e versátil.

Origem

É nativa do mediterrâneo, exatamente ao norte da costa, também foi encontrada na Ásia menor e na costa ocidental Européia. No século 12, ele era utilizado no oriente. Era cultivado pelos turcos e egípcios há 2.000 anos atrás. Aqui no Brasil é produzida em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Pensava-se que o brócolis e a couve flor eram iguais, mas após estudos, finalmente após estudos em separado da família do brócolis e da couve-flor, descobriram suas diferenças.

 Características da couve-flor

É herbácea, pertencente a famíla Brassicaceaes que seria a mesma do repolho, brócolis e couve (como eu sempre saliento, são tudo parente!) . Ela se dividem em culturas de couve-flor de inverno e de verão; isso só foi possível por modificações genéticas em laboratório pois no início, a couve-flor só prosperava em ambientes amenos e frios

Plantação de couve-flor

Sua cultura depende de clima ameno para frio para se desenvolver. Aqui no Brasil ela se adaptou a regiões com esse tipo de clima e se trata de plantas híbridas, foram modificadas geneticamente em laboratório para resistir a temperaturas diferentes. Precisa de luminosidade constante do sol mas, temperatura muito quentes, ela não resiste.

Por precisar de um solo constantemente úmido, deve ter muita matéria orgânica; também alto teor de potássio e nitrogênio, se caso não houver, devem ser adicionados fertilizantes. O pH de acidez do solo deve estar entre 6,5 e 7.

Como plantar couve-flor

Aprenda agora a geminar as sementes:

  • Compre sementes em lojas de jardinagem, será um plantio com sucesso garantido
  • Pegue uma sementeira ou outro recipiente com furos para ter drenagem e coloque substrato de húmus de minhoca e vermiculita
  • Coloque três sementinhas por  recipiente em cima da terra e jogue por cima certa de 1 cm de sustrato
  • irrigue deixando somente úmido, nunca esqueça de molhar  durante todo o período de geminação
  • Deixe em um local com luz indireto por enquanto, após nascer a primeira folha, já coloque direto no sol
  • A geminação vai ocorrer por volta de 10 à 15 dias
  • Após geminação, espere a mudinha se fortalecer um pouco mais e transplante para o solo definitivo

Mudas de couve-flor

Não tem segredo pessoal! É só seguir as dicas do tópico explicado acima de como geminar a sementes para fazer sua própria muda ou comprar pronta em lojas de jardinagem

QUE LINDA! PARECE UM BUQUÊ DE NOIVA!

Como plantar em vasos ou horta

  • Pegue um vaso de 20 litros
  • Adicione no vaso a camada de drenagem que pode ser argila expandida, isopor picado ou pedra de construção
  • Depois coloque substrato: húmus de minhoca e vermiculita e de 5 à 10 gramas de ácido bórico ou qualquer talco que tenham bório na composição
  • Lance sua semente ou acomode sua muda
  • Por último, adube com farinha de osso, torta de mamona, cinzas, húmus de minhoca, calcário
  • Repita a mesma adubação a cada 30 dias
  • Em 1 mês sua muda já terá geminado

Plantio da couve-flor

A couve-flor necessita de nutrientes para uma boa produção e desenvolvimento. É necessário um adubação com bório se caso o terreno onde for plantada nçao tiver essa substância; a deficiência de bório pode resultar em couve-flor com manchas marrons, parecidas com queimaduras, caules ocos e cabeças pequenas, dispersas e pouco compactas.

E  para evitar que a couve-flor fique amarelada ou amarelo-esverdeada por causa da exposição ao sol, junte as folhas de forma que cobra a cabeça da couve amarrando com um elástico ou barbante.

Vamos ao plantio:

  • Faça uma cova de 0,5 cm à 1,25 cm, com espaçamento entre plantas de 45 à 60 cm
  • Lance as sementes e cubra com a terra
  • Adube com húmus de minhoca, calcário, farinha de ossos, torta de mamona e se necessário, bório
  • Irrigue
  • A irrigação é importantíssima para o bom andamento da plantação

Quanto tempo demora para colher a couve-flor ?

A colheita ocorre de 60 à 280 dias após o plantio

Tipos de couve-flor

 

Manteiga

É a mais usada nas cozinhas brasileiras. Suas folhas são verde escuro e levemente onduladas é branca e parecem “arvorezinhas”.

Galega

É parecida com a couve manteira. Tem cor verde escura, seu caule é mais alongado e suas folhas são rígidas

Rabano

Ela lembra um rabanete e isso por ter seu bulbo exposto que pode ser consumido junto com as folhas. É muito consumido na Áustria, Alemanha, países baixos da Inglaterra e Índia.

FAZENDO ARTE COM A COUVE-FLOR

Pragas que atacam a couve-flor

 

Broca-da-couve

São lagartas, que munidas de garfo e faca (brincadeira!!) broqueiam a couve-flor provocando secamento das hastes.

Mosca-branca

Elas sugam a seiva da planta usando seu estilete natural provocando alteração no desenvolvimento da planta, reduzindo sua produtividade.

Pulgão

Sugam a seiva da planta, causando o engruvinhamento e murcha das folhas, prejudicando o desenvolvimento da couve-flor. Vive sempre na parte superior das folhas.

O que é tripes?

É um inseto que ataca as folhas da couve-flor e se alimentam da seiva a ponto de provocar dobramento dos bordos das folhas e causando uma descoloração esbranquiçada. Quando o ataque ocorre na influorescência, deixa uma descoloração avermelhadas causando esterilidade.

Também transmitem viroses que são liberados quando sugam a seiva da planta. As folhas da couve-flor fica com aspecto bronzeado com faixas escuras e o fruto (a couve propriamente dita) fica amarelada.

Benefícios da couve-flor

 

Combate contra o câncer

A couve-flor tem um composto de enxofre chamado sulforafano que combate células-tronco do cancro, diminuindo o crescimento das células cancerígenas. Uma pesquisa comprovou a combinação de cúrcuma com a couve-flor pode tratar e prevenir o câncer de próstata . O sulforafano também reduz os tumores mamários.

  • Melhora a saúde do coração
  • É antiinflamatória
  • Rica em minerais e vitaminas
  • É uma rica fonte de colina, que faz bem para o cérebro
  • Ajuda na desintoxicação do organismo
  • Beneficia o sistema digestivo
  • Fornece antioxidantes e fitonutrientes
  • A couve-flor contém fibras, vitamina C, K, B6, folato, Ácido pantotênico, potássio, manganês, magnésio e fósforo.

Chegamos ao fim de mais um artigo que matou sua curiosidade sobre a couve-flor.

Deixe sugestões e comentários ok?!

Até o próximo!

 

 

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares