Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como Plantar Batata Inglesa

Hummm… todos reverenciam a rainha das batatas: a batata inglesa! Primeiramente, ela é uma rica fonte de carboidratos, fica deliciosa cozida, assada refogada e principalmente quando frita em forma de palitos!

É um senhor aperitivo, a queridinha das redes de fast food e servida durante maravilhosas refeições. Veja nesse artigo como cultivar, como cuidar da batata inglesa e também como preparar a terra para plantar e se necessário, como podar esta maravilha da culinária!

Origem

A princípio, este tubérculo veio dos Andes como também das ilhas chinesas e fez sua estréia na Europa, logo após isso, espalhou-se pelo mundo se tornando um dos alimentos mais consumidos no planeta terra.

Na realidade ela veio especificamente do Peru, onde era consumida pelos Incas. Foi encontrada e cultivada por eles as margens do lago Titicaca. Na verdade, ela existe desde 8.000 anos atrás!

Características

A batata inglesa também chamada de batatinha, papa, escorva como também pataca. A planta já adulta tem entre 60 e 100 cm. Em primeiro lugar, a planta é dividida em 2 subespécies:

  • Andigena, facilmente adaptada a viver em dias curtos e seu cultivo acontece somente nos Andes
  • Tuberosum, está variedade certamente é a consumida em todo o mundo. Estudos indicam que esta batata pode ter sido a subespécie da andigena cultivada na Europa que se adaptou aos dias longos.

Raízes

Em segundo lugar, o sistema radicular da planta é fibroso, em pequenos ramos e é estendida superficialmente alcançando até 80 cm de profundidade no solo.

Caule

O caule é formado por talos e rizomas. Estes rizomas nascem alternadamente na base dos talos. Apresentam geralmente um crescimento horizontal, um pouco abaixo da superfície do solo onde está plantada. Sendo assim, cada rizoma acaba engrossando na extremidade, originando um tubérculo.

Já os talos da planta são provenientes da gema presente no tubérculo semente, são suculentos, com possibilidade de chegar a 1 metro de altura. Seu talo tem caule na cor verde e muito raramente, cor púrpura.

Logo após o plantio, os talos podem nascer acima do solo entre 20 e 35 dias, isso dependendo das condições do clima e solo. Em cada rizoma pode ter de 4 a 8 rizomas. Já no fim do desenvolvimento da planta o talo geralmente torna-se lenhoso.

Fruto, folhas e flores

Em primeiro lugar, quando o talo cresce, as folhas nascem como também crescem rapidamente. Elas são compostas e alternadas, salvo as mais baixas que são mais simples. Pode ter de 5 a nove folíolos que são classificados como primário e secundário, dependendo do seu tamanho. Também existem os terciários que aparecem em pares sobre o pecíolo das folhas.

Suas flores são brancas, púrpuras como também rosadas. Seu tamanho é médio com 2 cm de diâmetro e possuem 5 pétalas. As flores são autógamas, ou seja, tem o sexo feminino e masculino em um mesmo espaço, estilo e estigma simples e 5 estames. Apresenta de 5 a 15 flores. Existem espécies que não florescem enquanto outras produzem flores estéreis.

O fruto da planta, a batata propriamente dita, é uma baga que apresenta geralmente forma redonda ou alargada como também ovalada. Mede de 1 a 3 cm de diâmetro e sua coloração pode variar para verde, amarelo, castanho avermelhado mas também violeta.

As bagas tem de 200 a 400 sementes. Essas bagas estão agrupadas nos ramos terminais que posteriormente se inclinam enquanto os frutos vão crescendo e se desenvolvendo. As sementes que são pequeninas podem ter coloração, castanho amarelada, amarela ou branca.

Tubérculo

Os tubérculos são os talos que ficam embaixo da terra e são do engrossamento nas extremidades do rizoma da planta. Eles começam a se formar 5 semanas depois que surge o caule acima da superfície do solo.

A pele do tubérculo é feita de 2 camadas de célula: Uma camada exterior de células chamadas epiderme e a outra chama-se periderme. As células periderme pode ter uma substância capaz de colorir as batatas.

Plantio da batata

Confira aqui como plantar batata no chão do quintal, no vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores e etc:

A princípio, a batata inglesa se desenvolve melhor em clima mais temperado, mais ameno. A temperatura ideal para a batata inglesa viver é entre 15º C e 25º C, se caso a temperatura aumentar para 28º C, o desenvolvimento dos tubérculos para. Ela precisa de sol pelo menos 8 horas por dia. Em locais com sol muito forte, solo em sombra parcial seria ideal.

O solo para os cuidados da batata como replantar, transplantar, mudar de lugar como também plantar, deve ser bem drenável. Posteriormente, deve ser limpo sem detritos como pedras ou restos de construção. Em seguida, o terreno deve ser rico em matéria orgânica e nitrogênio. o pH tem que estar entre 5 e 6,

E agora como regar a terra? Para o solo germinar e brotar é preciso saber que o solo não pode ser encharcado. A irrigação deve ser somente para umedecer o terreno. Suspenda o uso de irrigação quando faltar 2 semanas para a colheita.

Plantando com semente

A batata plantada por sementes é pouco utilizada, salvo os casos quando é para gerar novas variedades. Ela demora de 2 a 10 anos para dar frutos mas vamos te mostrar outras formas de cultivo. Acompanhe:

Como germinar as batatas-semente

Aqui você pode pegar batatas compradas no supermercado ou estabelecimento de feira livre de frutas e verduras:

  • Pegue um recipiente com tampa e forre com plástico pode ser inclusive saco de lixo
  • Em seguida, pegue as batatas inglesas inteiras e coloque em cima do plástico coloque de tal forma que uma não encoste na outra
  • Logo depois tampe, não fechando totalmente e coloque em um local onde não bata sol ou seja muito quente
  • Deixe descansando de 30 a 45 dias
  • Faça a germinação da batata-semente 2 meses antes da época de plantio conforme descrito anteriormente

Plantando com batata semente

Primeiramente, a batata é curiosamente cultivada à partir da batata-semente, ou seja, são batatas que não apresentam doenças e ficam em local bem iluminado para que o broto ou rebento cresça. É possível encontrar batatas-semente certificadas em viveiros de plantas que foram germinadas em ambiente controlado. Em cada olho do tubérculo, cresce um rebento ou olho.

As batatas certamente estarão prontas para o plantio quando os brotos atingirem 2 cm de comprimento. Em segundo lugar, podem ser utilizadas para cultivo batatas grandes cortadas como também inteiras.

Também é possível plantar batatas inglesas à partir de sementes mas o desenvolvimento do fruto é muito lento e os frutos não crescem uniformes.

Plantando batata-semente no vaso

  • Separe um vaso furos no fundo para drenagem, que tenha 30 cm de profundidade e encha deixando uns 10 cm de folga até a borda do mesmo
  • A terra precisa ser bem aerada e fértil, de preferência terra preta misturada a húmus de minhoca, pó de casca de ovos, esterco de curral bem curtido e enfim, farinha de ossos
  • Com a batata já germinada conforme ensinamos anteriormente, corte-a ao meio e enterre com 1 cm de profundidade e regue somente para umedecer a terra. É possível plantar duas batatas-semente por vaso.
  • A germinação acontecerá após 15 dias

Tem como fazer mudas de batata inglesa com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente e outras técnicas. Isso desde que os recipientes tenham pelo menos 30 cm de altura e profundidade.

Quanto tempo demora para colher a batata inglesa?

A batata inglesa dá seus frutos, a batata de 100 a 150 dias após a brotação. Sabe-se que a melhor época do ano que dá frutos, é começar o cultivo entre agosto e setembro e contar de 100 a 150 dias para colher.

E como fazer dar frutos o ano inteiro? Confira logo abaixo:

  • A principio, deixe sua batata-semente 7 dias descansando em local iluminado e aquecido
  • Os brotos começaram a emergir e quando estiverem com meio centímetro, eles estarão prontos para o plantio
  • Em seguida, corte as batatas em pedaços de aproximadamente 2 cm de largura e cada um deve ter pelo menos 2 brotos
  • Logo após isso, deixe os pedaços de batata inglesa descansando por 3 dias. Isso porque se a parte cortada não secar antes do plantio, pode apodrecer
  • Pegue um saco plástico de 100 litros, pode ser de lixo azul e principalmente os pretos que são mais resistentes. Faça pequenos buracos no saco com uma tesoura ou faca ou estilete

Segunda parte…

  • Logo depois, preencha o saco com um terço de terra simples e deixe em exposição ao sol
  • Passe os pedaços de batatas em enxofre em pó. O enxofre vai proteger sua batata inglesa de vários tipos de pragas.
  • Agora enterre esses pedaços em 2 cm de profundidade e posteriormente, deixando os brotos apontados para cima
  • Enfim, cubra com a terra e regue somente para umedecer o solo, dessa maneira não haverá encharcamento que pode prejudicar o cultivo
  • Quando as mudas estiveram entre 15 e 25 cm de altura, cubra com mais terra tendo o cuidado de deixar 5 cm de planta saindo para a superfície do solo. Isso porque é necessário deixar algumas folhas livres para a herbácea respirar
  • Continue o processo de ir desenrolando o saco e adicionando mais terra e irrigando corretamente
  • Quando as folhas começarem a ficar amareladas e as ramas secarem, já é hora de colher

Plantando com estacas ou estaquias

  • Em primeiro lugar, pegue uma estaca, ou seja, galho que pode ser de roseira, mangueira como também goiabeira
  • Em seguida, pegue uma batata inglesa, faça um furo com utensílio cortante
  • Logo depois, espete a estaca nesse buraco feito na batata
  • Faça uma cova de forma que a batata fique acomodada e firme
  • Cubra com a terra e irrigue sem deixar o solo encharcar

Benefícios da batata inglesa

Agora chegou a hora de ver quais os benefícios que a batata inglesa tem para sua saúde. Esta delícia tem minerais como magnésio, cálcio ferro, potássio como também o selênio. Tem as vitamina B6, vitamina C, E, K e betacaroneto. Além disso, também possui fibras e proteínas

  • As vitaminas presentes na batata melhoram a pele hidratando e prevenindo erupções cutâneas
  • Auxilia na diminuição de inflamações
  • Traz saúde para o coração. Isso porque as fibras impedem que reduzem a absorção de açúcar pelo sangue
  • Essas mesmas fibras auxiliam no trânsito do intestino e também na formação do bolo fecal
  • Tem antocianina que previne vários tipos de câncer
  • Melhora o funcionamento neurológico e cerebral
  • Ameniza o estresse

Pragas que prejudicam a batata inglesa

A deliciosa batata com sua carne macia e suculenta é um “prato cheio” para algumas pragas. Por isso, escolhemos alguns parasitas que atacam a batata e como acabar com as pragas:

Traça

Este inseto ataca os tubérculos e folhas da batata inglesa, fazendo abertura de galerias. Além disso, consegue permanecer presentes no tubérculo logo após a colheita. Primeiramente atacam as folhas e posteriormente abrem galerias no fruto. Para eliminar esta praga, somente com pulverização de inseticida específico.

Lagarta-rosca

Esta praga saia a noite, cortando as plantas bem rente ao solo. Posteriormente abre galerias, provocando muitas vezes o perfilamento das mesmas, formando uma touceira. Nesse caso, recomenda-se sementes para plantio já tratadas quimicamente com inseticidas para prevenir o ataque dos parasitas. Em plantio doméstico iscas preparadas com melaço, inseticida inodoro e farelo, podem resolver o problema

Mosca mineradora

As larvas dessa mosca abrem minas nas folhas e se alimentam dos tecidos foliares, destruindo parcialmente ou totalmente a folha. A aplicação de inseticida é a única saída para eliminar a praga

Larva arame

Esta larva se alimenta das raízes e a base do caule da batata inglesa. A planta precisa ser tratada com inseticida fosforado para ficar livre da praga.

Corós

Este inseto faz furos de até 8 mm nos tubérculos, deixando o fruto imprestável para venda comercial.

Vaquinha da batatinha

Inseto que devora as folhas da planta e sua eliminação deve ser feita com inseticidas principalmente os fosfaradados e clorofosfarados

 

 

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares