Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como Fazer Horta

Ninguém nasceu sabendo!

Antes de mais nada, saiba que a horta faz bem para nossa saúde… como cultivar, como cuidar, como semear, se torna na verdade, uma atividade prazerosa.

Aí você pára e pensa:”… capaz que eu com minhas lindas unhas, vou perder meu tempo precioso para aprender como preparar a terra para plantar ou como fazer mudas com folhas, galhos estacas ou estaquias, semente, água“!

Um dia eu também pensei assim. E com toda certeza me arrependo amargamente de não ter começado antes e aprender como replantar, transplantar, mudar de lugar as culturas que são produzidas! Você aprende a gostar de conhecer os tipos, espécies de vegetais, flores e ademais culturas.

Você pode até dar risada agora mas, é super emocionante, como também empolgante, quando faz uso da prática de jardinagem.

É uma “ansiedade saudável” esperar crescer o que plantamos e saber os cuidados de como plantar no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvore, terrário, casa, apartamento.

Benefícios em mexer na terra

A princípio, este desejo de mexer com a terra, nasce quando vemos o primeiro broto da sua futura “colheita” nascendo. Sem exageros, é até poético.

Isso porque está surgindo um jardineiro(a) dentro de você, com vontade de ver sua horta germinar, brotar. Olha só o que você está perdendo parado(a) aí:

  • Você vai exercitar sua mente e corpo
  • É uma faxina para os maus pensamentos
  • Alivia o estresse
  • Une mais a família e será pura diversão para as crianças
  • Menos gasto nos supermercados comprando frutas e verduras
  • E principalmente, a culinária da sua cozinha agradece por ter produtos fresquinhos direto da terra sempre!
  • É 100% livre de agrotóxicos

Vamos lá! Que tal tentar? A curiosidade, matou o gato mas aqui, ela vai trazer alegria e luz aos seus dias, mexendo com a terra!

Preparamos este artigo especialmente para você se convencer de que saber a época do ano que floresce tal flor ou a época do ano que dá frutos tal árvore , vai ser um prazer e não uma “chateação”.

Identificando o cultivador ou cultivadora

Vai parecer engraçado, mas antes de explicarmos como fazer horta, veja em qual personalidade de cultivador ou cultivadora você se encaixa:

Jardineiro “que a natureza faça seu papel”

São aqueles que plantam mas não preparam a terra, não querem se preocupar em como regar ou como podar as plantas, como fazer polinização das flores ou como fazer florir, cultiva e esquece da horta, que a natureza faça o seu papel de cuidar  porque se depender dele…

Jardineiro de primavera

Sabem que é um erro mas mesmo assim, espera pela chuva sem nem se preocupar em saber qual temperatura é ideal para sua planta viver. Se vier chuva para molhar a horta tudo bem, mas se não vier, tudo bem também!

Mas chegou a primavera, lá vem ela(e), na passarela, toda paramentada na roupa de jardinagem, pronta para arrumar sua horta. Com toda certeza esta personalidade de jardineiro(a), raramente vai cuidar do seu jardim em outra época do ano.

Jardineiro casual

Esses são aqueles que tem algumas plantinhas em vasos, de forma tímida, em alguns locais da casa ou apartamento. Até dão uma olhada às vezes em artigos para saber como plantar em apartamento ou casa mas o máximo que faz, é molhar seus arbustos ou flores, geralmente com um jarro de suco ou regador.

Jardineiro das “últimas novidades”

Este jardineiro aqui até peca com tanto cuidado, chega a ser comparado aos profissionais da área (com todo respeito!). Isso porque ele usa mangueira, um sprinkler ou aqueles sistemas de irrigação automática em seu jardim.

Quer saber onde comprar uma simples muda de cebolinha? Ele é a pessoa indicada, pois vai te explicar direitinho onde comprar sementes ou mudas de plantas pela internet ou loja física.

Jardineiro da sustentabilidade

O jardineiro da sustentabilidade aproveita tudo para reutilizar como por exemplo, usa a água da chuva tendo o cuidado de coletar a água da chuva, da máquina de lavar e ademais lugares que for possível para usar em sua horta. Eles tem por costume cultivar em seu jardim ou horta, flores nativas da região, bem como frutas e flores.

Jardineiro residente

Este modelo de jardineiro é como um universitário que está fazendo residência para se formar. Em sua casa ou apartamento, tem um jardinzinho pequeno na cidade grande. Mas, cuida com muito orgulho e esmero do seu pedacinho do céu em forma de jardim.

Ele pode falar por horas sobre plantação, falar sobre o que é tal vegetal, que tipos de praga existem e também como acabar com as pragas, enfim, é uma revista globo rural em pessoa.

Tem o costume de plantar suas próprias culturas que às vezes estão em vasos, potes e ademais recipientes. Aliás, o regador é o seu melhor amigo.

Mão à obra

Agora é hora de arregaçar as mangas e se informar de tudo que envolve o cuidado da sua horta!

Não tenho espaço próprio para cultivar

Pois bem…  isso seria uma desculpa, pois a arte de plantar evoluiu e hoje em dia, é possível conservar flores, frutas ou verduras plantadas nos recipientes e locais mais “inimagináveis” possíveis. Aliás, é possível você separar um cantinho somente para a prática do cultivo e onde seus cultivares podem ficar.

É simples, em primeiro lugar escolha o “cantinho do coração” para suas plantinhas em um local que recebe pelo menos, algumas horas de sol por dia.

Se acaso sua residência, apartamento ou casa, tem muita incidência ao sol durante o dia, é possível ter inúmeros cultivares como hortaliças que não dependem de grandes espaços para crescer e se desenvolver como por exemplo cebolinha, salsinha, algumas espécies de legumes e ademais culturas.

Já no caso do local ter pouco sol raiando nas janelas, o ideal será plantar algumas ervas, temperos e flores que se adaptam muito bem a varandas como também em sacadas e janelas. Uma dica importante é ter noção do espaço e a incidência de sol à disposição para você começar seu plantio.

Leve em conta, acima de tudo, o seu estilo, do que gostaria de plantar e principalmente o estilo da sua casa ou apartamento. Não ficaria muito bem cultivar cana de açúcar na janela da cozinha, não é?!

Formas de plantio

Existem inúmeras formas de plantio, isso te dá opção para escolher a que seja ideal para sua casa ou apartamento. Confira:

Diretamente na terra

É espaço de sobra para quem tem sua casa em um quintal que aliás, não precisa ser muito grande, dependendo da cultura que você cultivar. Você pode escolher plantar com sementes, mudas ou estaquias ao natural. Certamente vão crescer e se desenvolver bem mais que dentro de algum recinto.

Uma dica é escolher culturas de fácil adaptação para não se preocupar tanto se vai brotar ou não sua planta. É tão triste quando plantamos com todo amor e a cultura simplesmente como dizem “não vai pra frente”. E para você que é pura criatividade, use pneus para plantar suas mudinhas, vai dar um charme à mais em sua horta.

Vasos

Ah os vasinhos, são nossos queridinhos. É só molhar a plantinha e pronto. Também são muito versáteis pois dependendo da “personalidade da sua planta”, pode ser colocado dentro da casa ou em qualquer lugar.

Inclusive você pode usar sua criatividade e fixar um estrado de madeira, por exemplo, na parede e colocar vários vasinhos pendurados com a cultura que se adapte ao local.  Serve tanto para casas como em apartamentos.

Recipientes recicláveis

As garrafas pet, galões de água mineral, latas de refrigerante, de tinta como também de alimentos, servem muito bem como um recipiente para cultivar suas plantas. Outras boa opção pode ser copo de requeijão de vidro ou de plástico, caixa de leite e ademais opções.

Além de ser uma alternativa barata e principalmente rápida, vai ser uma criação sua, alto bem autêntico, com a cara da sua casa ou apartamento.

Floreiras

As floreiras já tem esse nome bem adequado a sua funcionalidade pois a floreira oferece espaço, ventilação e muito sol, o que a maioria das cultivares precisa para sobreviver. Em uma floreira por exemplo, você pode plantar tranquilamente seus temperinhos de cozinha.

Caixa de madeira

As caixas de madeira são ótimas para acomodar suas plantas para crescerem alegres e felizes. São bem espaçosas e principalmente baratas e além disso, você pode pintar ou fazer um artesanato bem legal na caia para servir de adorno no espaço onde ela vai ficar.

Horta na vertical

Esta forma de plantio é ideal para quem mora em apartamento, é a dica descrita anteriormente do estrado com vasinhos. É usar as paredes para anexar seu jardim. Você pode usar todo tipo de recipiente para fazer sua horta na vertical, inclusive sapateiras ou também potes de vidro usados para acondicionar conservas.

O que plantar

Confira agora quais são as culturas mais conhecidas e fáceis de plantar:

  • Entre os bulbos temos a cebola, alho-poró e o alho.
  • Já os legumes são jiló, berinjela, pepino, tomate cereja bem como o tomate normal
  • Em seguida, temos os vegetais brócolis, couve flor e capuchinha
  • Os folhosos são couve, agrião, alface e rúcula
  • As ervas não podem faltar em sua horta. São elas: tomilho, capim-limão, cebolinha, coentro, salsa, alecrim, hortelã, manjerona, manjericão

Saiba que para cada cultivar existe um sistema de plantio a ser seguido como terra ideal, tipo de irrigação, adubação, poda como também época da colheita. Para quem não tem experiência em plantar hortas, o ideal é começar pelas ervas além de serem fáceis de cultivar, dificilmente são exigentes para se desenvolverem.

Itens usados para plantar

Primeiramente, como já explicado anteriormente, você precisa ter informações sobre o cultivar que vai plantar e principalmente, o tipo de terra que deve ser usada para ela se desenvolver. Achou que era só plantar em qualquer terreno e sua plantinha vai crescer linda e robusta? Depende, mas em sua maioria, não!

Existem substratos uma mistura de vários tipos de ingredientes naturais que misturado a terra simples, funcionam como uma vitamina para a planta, salvo os adubos químicos. Podemos citar como exemplo:

  • Húmus de minhoca
  • Terra vegetal que seria esterco de curral ou seja de boi ou de galinha bem curtido, pois o fresco, queima a raiz das plantas
  • casca de ovo em pó
  • palha seca ou folhas secas de qualquer cultura
  • cascas de banana
  • sobras de vegetais cozidos somente cozidos na água sem sal

Também é importante ter sempre a mão pedra brita, pedriscos e vasos de vários tamanhos e todos com furo no fundo para que a planta possa drenar a água impedindo que a terra fique ruim para seu desenvolvimento.

Você também pode precisar de pazinhas pequenas para manusear a terra e tesouras próprias para jardinagem. Além disso, borrifadores para irrigar, regador, luvas e copos descartáveis para fazer a germinação de sementes, se precisar.

Dicas de plantio

  • A princípio, é bom você iniciar o plantio com sementes em uma sementeira ou copo descartável para os brotos ficarem fortes e posteriormente replantar no local definitivo. Dessa forma, você pega prática como também garante um bom cultivo.
  • Para essas mudas também tem seu tempo para transferir para o solo definitivo, ou seja, onde ela vai ficar o tempo todo depois, seja em vaso e ademais recipientes. Por isso, se informe sobre a forma de cultivar a planta que escolheu, ok?!

Cuidados básicos e diários

  • Antes de tudo, no caso de plantar em sua horta ou jardim, a limpeza no local como retirar restos de construção, galhos, ervas daninha e outros detritos é essencial para a terra ser trabalhada e dar um bom aspecto a sua plantação.
  • Revolver o terreno é outra dica importante pois a terra solta ou afofada obviamente vai facilitar o crescimento das raízes do seu cultivar
  • Para toda e qualquer plantação a rega deve ser feita com o objetivo de somente umedecer a terra. Nenhuma planta suporta solo encharcado. Isso porque elas ficam suscetíveis a várias doenças, principalmente a fungos que causam o seu apodrecimento quando a terra encharca.

Sempre tenha a mão um adubo orgânico como por exemplo:

  • Cascas de banana
  • Cascas de ovos em pó
  • Esterco curtido de curral ou galinha
  • Húmus de minhoca
  • Casca de legumes picada
  • Água de legumes apos o cozimento sem sal ou algum tempero
  • Borra de café

Existem culturas que crescem parecidos com plantas ou flores trepadeiras como por exemplo o tomate cereja e o feijão de vagem. E isso quer dizer que precisam de um apoio para não encostarem no chão.

A dica é colocar cabos de vassoura, biombo, cerca ou até mesmo o muro da casa no caso de plantações externas. Já para jardins suspensos com plantas pequenas, uma pequena madeirinha amarrada com um barbante já ajuda.

 

 

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares