Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar cebola

Confira agora nesse artigo o passo-a-passo de como plantar cebola

Indispensável na culinária mundial, a cebola tem seu reinado e coroa merecidos na cozinha nacional e internacional e agora, vamos fazer um rx do seu perfil: como plantar cebola, as técnicas de plantio, como ela é usada e muito mais.

De onde veio

Surgiu na Ásia, foi cultivada na China e na Índia. Depois foi levada para a Pérsia, tomou conta da Europa e depois, do mundo. Ela se caracteriza por ser uma planta com bulbos, tem o cheiro forte e bastante ácida; constituída de camadas. É a hortaliça mais consumida no mundo.

Solo

O solo para o plantio da cebola deve ser fértil e rico em matéria orgânica;  pouco ácido e para equilibrar essa acidez , é necessário fazer uma calagem – misturar cal com a terra.  Faça isso 30 dias antes de fazer a semeadura.

A terra deve ter sua textura equilibrada : não muito pesada para se transformar em barro e nem tão areenta para evitar encharcamento. Por causa de seus “bulbos” ela não gosta de água em demasia.

Adubação

Aplicar palhas, cascas, estercos, tortas de mamona; também esterco de curral bem curtido ou esterco de galinhas que devem ser aplicados de 8 a 10 dias antes do plantio

Plantando cebola

Sementes

A semeadura geralmente é feita em sementeiras e vai para o local definitivo entre 30 e 60 dias após. A geminação tem geralmente duração de 01 a 02 semanas.

Bulbos

Esses são retirados das sementeiras e transplantados no solo a uma profundidade de 2 ou 3 cm. Os bulbos são as mudas de cebola. O espaçamento é entre 10 a 15 cm entre plantas e de 25 a 45 cm entre linhas. O covamento deve ter profundidade aproximada de 2 a 3 cm. As folhas ocas da cebola quando jovens, podem substituir as cebolinhas (são tóxicas para cães e gatos).

E como plantar cebola em vaso ou horta segue o mesmo procedimento no plantio dos bulbos, você não vai ter dificuldades em escolher onde quer plantar.

 Irrigação

É necessário deixar o solo sempre úmido, principalmente na fase de crescimento da planta. A frequência de irrigação só deve ser diminuída quando os bulbos estiverem crescendo. Perto da colheita, pare com a irrigação.

Benefícios a nossa saúde

Fonte de antioxidante a cebola combate os radicais livre que causam envelhecimento precoce e previno contra alguns tipos de câncer. Ela contém sódio, fósforo, ferro, cálcio, vitamina C e B.

É comprovado seus benefícios em casos de gripe, resfriados. Protege as vias respiratórias e ajuda no controle de infecções, em tratamentos de estômago e para problemas de coágulo sanguíneo.

CEBOLA PARA TODOS OS GOSTOS

 

Cebola para a beleza

Acelera o crescimento do cabelo

Ferva as cebolas, deixe a água onde foi fervida esfriar e passe no cabelo durante o banho, antes de lava-los normalmente

A cebola hidrata o cabelo

Bata ela no liquidificador, coe e coloque o líquido em seu shampoo

Acaba com a caspa

Coloque a cebola em um saco plástico e a soque até se tornar uma pasta. Aplique no couro cabeludo e depois de ter certeza que foi absorvido, fique com uma touca por 30 minutos. Em seguida, lave normalmente.

Cebola para queda de cabelo

Simplesmente coma a cebola crua, ela vai evitar infecções no couro cabeludo, deixando os fios mais fortes, evitando assim a queda do cabelo.

A cebola também é rica em alfa-hidroxi-ácidos, que provoca um peeling e melhora a qualidade da pele.

Tipos de cebola

Cebola pera

É a que nós brasileiros mais usamos. De polpa e sabor mais intensos, é mais usada refogada, tem pessoas que usam crua mas não é muito recomendável.

Cebola perola

É usada para fazer conservas. Também chamada de cebola bebê. Tem o sabor suave e doce.

Chalota

É adocicada e com baixíssima acidez. São difíceis de encontrar aqui no Brasil e por isso seu valor é caro.

Cebola roxa

É excelente para saladas, pois pode ser consumida crua e quando caramelizada fica ainda mais doce.

Pragas que adoecem a cebola

Trípes

É o “piolho da cebola”, tem o corpo alongado e possui asas. Quando atacam eles deixam a planta esbranquiçada evoluindo para prateada. As folhas ficam amarelas e retorcidas e na sequência, aparece o apodrecimento.

Pulgões

Ele suga a seiva da planta, retardando seu desenvolvimento e causando engruvinhamento das folhas.

Lagarta-das-folhas

Danifica as folhas e o bulbo, parcialmente ou totalmente.

Lagarta-rosca

Causa o corte da planta na altura do colo o que ocasiona redução no crescimento da planta.

Mosca mineradora

Na fase larval criam galerias em zigue zangue na epiderme da folha causando lesão esbranquiçada, ocorre murcha e quebra das folhas e redução no desenvolvimento;ocorre também a murcha e tombamento da planta.

Larva-arame

As larvas que vivem no solo vão na parte subterrânea das plantas consumindo sementes, raízes e perfurando os bulbos.

Ácaro

Se alimentam perfurando a epiderme foliar e sugam seu conteúdo provocando o retorcimento e seca das folhas, tornando os bulbos deformados.

Mosca-da-cebola

A larva é branca e os adultos são cinza. Se alimentam das raízes e bulbo. As larvas aparecem nas raízes e bulbos que ficam moles. A planta consequentemente morre.

PLANTAÇÃO SAUDÁVEL DE CEBOLA

 

Algumas curiosidades sobre a cebola

Quando cortamos cebola, todo mundo chora sem querer. O que é que tem a ver chorar, cortando cebola?

O choro é produzido porque a cebola libera substâncias que ao se misturarem com o ácido sulfúrico, faz nossos olhos arderem e por consequência, chorarem. Para minimizar isso você pode colocar a cebola na geladeira por 30 minutos antes de cortá-la ou fazer isso com a torneira ligada.

Adoradas no Egito

No antigo Egito elas eram adoradas. Eram vistas como um símbolo da eternidade e era enterrada junto com os faraós! Prova disso é que existem desenho delas em tumbas.

Hindus não comem

os hindusnão a comem de jeito nenhum! Eles tem o costume de dividir o alimentos em 03 categorias: sattva, rajas e tamas que significam: bondade, paixão e ignorância. A cebola e o alho são rajas e tamas, o que significa, segundo o hinduísmo, o aumento da paixão e ignorânica. Por causa disso, os  hindus tradicionais não comem e as cebolas não podem ser oferecidas a Krischna e são considerados prejudiciais para a meditação.

 Viu só que interessante! Os legumes e seus mistérios… gostou do post? Comente.

Até breve!

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares