Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar mandioca

Aprenda a plantar mandioca passo a passo bem explicado

Ela é chamada de macaxeira, mandioca, aipim… nome são muitos, mas todos conhecem e concordam: é boa demais! Veja nesse artigo como plantar mandioca, as formas de plantio que existem e muito mais.

Origem

Alguns dizem que ela surgiu  na América Central e América do Sul, outras dizem que veio do cerrado e foi para Amazônia; depois os índios tupis a conheceram e passaram a chamar de mani oca, segundo pesquisadores.  Mas o que importa é que faz parte da cultura do Brasil e da alimentação de milhões de pessoas.

Clima e solo

Para a plantação de mandioca o clima deve ser tropical, quente e úmido. Não gosta de temperaturas abaixo de 18ºC. Deve ter muito sol. Ela se desenvolve também em solo pouco fértil; não gosta de solos compactados e argilosos o que prejudica o crescimento das raízes. O ph de acidez ideal é entre 6 e 5.

Características

A mandioca tem a casca bem fina e sua cor é marrom, a parte interna branca que chega a doer os olhos. Ela é ramificada, com folhas e hastes longas, sua flor é amarela.

Como plantar mandioca

Com sementes

Para o plantio de mandioca com sementes é muito difícil encontrá-las por aí, um dos métodos realizados e plantio é com manivas ou manivas-sementes,manaíbas,toletes ou rebolos.

O que é maniva semente?  São pedaços das hastes ou ramas da planta(também conhecidas como estacas) com aproximadamente 20 cm de comprimento que contém gemas de 5 a 7 botões.

Faça covas de 5 à 10 cm de profundidade e coloque as manivas na posição vertical, o que produz raízes maiores ou na horizontal, produz raízes mais superficiais.  O espaçamento entre elas deve ser de 50 cm x 60 cm e entre fileira, 1 metro .

Com mudas

O plantio com mudas de mandioca é o mesmo procedimento acima, com manivas-sementes que seriam as estacas.

Com estacas

Pegue um ramo de mandioca saudável, forte  e com gemas com aproximadamente 25 cm de comprimento e 2,5 de diâmetro. devem ser colocadas em covas com até 10 cm de profundidade.

Como plantar em vasos ou horta

Veja abaixo como plantar em vasos ou horta:

Em vasos não seria viável pois a mandioca precisa de muito espaço para espalhar suas raízes sob a terra.

Em hortas

É o mesmo método do tópico acima como plantar sementes.

Colheita

03 anos após o plantio.

MANDIOCA RECÉM COLHIDA

Variedades de mandioca

Abaixo os  tipos de mandioca que existem:

A de mesa ou mansa

Que seria o aipim e a macaxeira

Mandioca brava

Por ser amarga, é usado somente industrialmente

Vassourinha

É pequena e fina com miolo e bem branco

Amarela ou gema

Tem casca carnosa e miolo amarelado que escurece quando cozida

Cuvelinha

É uma das mais consumidas e apreciadas

Manteiga

É pequena e bastante tenra.

Benefícios da mandioca

  • Tem ação antioxidante que previne o envelhecimento precoce
  • Diminui dores causadas pela artrite
  • Combate a doença da osteoporose
  • Cuida do coração
  • Fortalece o organismo
  • Mantém tecidos e ossos fortes
  • Possui fonte de carboidratos boa, inclusive para os diabéticos
  • Fornece energia ao nosso organismo
  • Tem ação anti inflamatória e analgésico
  • Reduz a incidência de câncer
  • Ajuda a perder peso, se consumir com moderação
  • Ajuda proteger e manter o coração saudável
MANDIOCA DE EXCELENTE QUALIDADE

Por estragar muito fácil, é aconselhável consumir logo após a compra, não se deve guardá-la as raízes inteiras por mais de 02 dias. Descascada e partida, dura um pouco mais.

Alerta! a mandioca não pode ser de maneira nenhuma consumida em excesso, tem cianeto, uma substância tóxica que é eliminada após cozimento.

Pragas que atacam a mandioca

 

Mandarová da mandioca

Causa o desfolhamento da planta, principalmente quando estão novas. Se não impedido, causa a morte da mandioca.

Percevejo de renda

Suga a seiva da planta deixando pontuações amareladas que depois se tornam marrom-avermelhadas. Na parte inferior da folha aparece muitos pontos pretos que significa o excremento do inseto. Além de causar diminuição da fotossíntese, quando fica severa a infestação, causa o desfolhamento da planta.

Ácaro verde

Suga a seiva das folhas que estão em brotação, picando folhas que estão iniciando o desenvolvimento. O maior dano é no broto, gemas e folhas jovens. Ficam pontos amarelos nas folhas que perdem sua coloração natural e crescem deformadas.

Ácaro rajado

Se alimenta das folhas onde ficam pontos amarelos, quando em estágio avançado de manifestação, a folha toda é afetada; adquirem uma coloração parecida com ferrugem e posterior desfolhamento da planta.

Mosca branca

Transmitem vírus à planta e ficam na face inferior das folhas, sugam a seiva; quando em muitas, reduz o rendimento das raízes. As folhas ficam encrespadas e amarela; deixam seu excremento na folha que reduz a fotossíntese.

Mosca do broto ou mosca da mandioca

Suas larvas perfuram o tecido do broto e matam o ponto onde cresce a planta. Onde foi afetado é encontrado larvas esbranquiçadas. Na parte da mandioca onde foi afetada, fica amarelo ou marrom. A morte do broto retarda o crescimento e em ataque repetidos, causam o nanismo na planta.

Broca das hastes

São larvas que se alimentam da planta abrindo galerias na planta e deixando excrementos e serragem para trás. As folhas da mandioca secam e acontece o desfolhamento. Em manifestações severas, chega a matar a planta.

Cupins

Nas plantas novas, abrem galerias entre o córtex e medula da planta, impedindo o transporte de nutrientes e secando a mandioca de maneira a causar a sua morte. Atacam também as raízes.

Formigas

Cortam a folhas de forma semicircular e em grandes manifestações, desfolham a planta muito rápido e atingem as gemas.

Lenda indígena

Um casal de índios esperava muito por conceber uma filha. Quando nasceu, por ter a pele muito branca, deram-lhe o nome de Mandi. Certa vez, ela pegou uma doença desconhecida e morreu, apesar de todos os esforços para salvar a menina. Os pais a enterraram no centro da oca para que sempre estivessem perto dela.

Derramaram tantas lágrimas no local onde ela foi enterrada que ali nasceu uma planta. A raiz era branca igual a pele de Mandi. Deram-lhe o nome de Mandi-oca.

Gostou do post? Deixe nos comentários.

Até o próximo!

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares