Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar rabanete

Aprenda a plantar rabanete passo a passo bem explicado

É conhecidíssimo em toda salada que pede um toque à mais.  É imbatível aquele ardidinho dele! Nesse post você vai ficar super informado sobre o rabanete e quem gosta dessa raiz, vai virar fã pois ele não deixa à desejar.

Origem

É nativa do mediterrâneo, seu nome científico é Raphanus sativus e pertence a família Brassicaceae. Suas raízes são tuberosas e foi muito apreciado nas civilizações antigas como os romanos e gregos que consumiam o rabanete com mel e vinagre. É mencionado em anotações de livros chineses com data de 2.700 a.C.

Solo e Clima

Se desenvolve em clima frio. O terreno para o plantio do rabanete deve ser em local bem ensolarado e às vezes, com sombra parcial. O solo deve ser bem solto e drenável. O pH deve estar entre 5,8 e ,8 com bastante matéria orgânica.

Se ele tomar muito sol, sua parte inferior da raiz ficam pequenos e muito grandes em cima, ou seja, com aparência um pouco deformada. E quanto mais quente o sol, mais picante fica o sabor do rabanete, por isso deve ser evitado o plantio em pleno verão.

Características do rabanete

A raiz do rabanete é tuberosa com variações no tamanho e forma, pode ser alongada, redonda ou oval. A casca pode ter coloração vermelha e branca ou somente vermelha, a polpa independente da cor da casca, é sempre branca e seu sabor é picante e sua textura crocante. As raízes que é o “legume” que consumimos é vendido em maços. As folhas são verde brilhante, lisas e firmes.

Plantio do rabanete

O rabanete tem diversas espécies divididas entre híbridas (cruzamento de duas espécies) e as de polinização.  É raiz da planta que consumimos.

Como plantar rabanete

Primeiro, veja aqui como geminar as sementes para iniciar sua plantação:

  • Pegue um recipiente e coloque nele um algodão, encharque de água com ajuda de um spray
  • Coloque cerca de 5 sementes separadas entre si
  • Cubra com uma camada de plástico transparente, feche bem.
  • A geminação ocorre em 7 dias
  • Espere a muda se fortalecer um pouco mais
  • Quando estiverem com aproximadamente 5 cm, já pode transplantar para o solo definitivo

Mudas de rabanete

  • Pegue a muda que você aprendeu a geminar no tópico acima e plante com espaço para a raíz não ser danificada.
  • Deixe um espaçamento de 5 cm entre mudas
  • Cubra com terra e irrigue.

Como plantar em vasos ou horta

  • Você pode fazer de uma garrafa pet seu vaso perfeito: É só cortar a parte de cima e fazer furos no fundo para ter drenagem ou se preferir, compre um vaso leve com altura suficiente para acomodar bem as raízes da planta.
  • Somente misture terra normal com húmus de minhoca
  • Plante seus sementes ou muda e cubra com terra
  • Irrigue até ficar úmido
  • E sempre que a terra secar, regue também deixando somente úmido.
RABANETE EM EVIDÊNCIA: NA FEIRA SÓ DÁ ELE!

Plantação de rabanete

  • Com sementes você deve fazer uma covinha na terra de 2,5 cm x 1,25 com espaçamento de 30 cm entre plantas
  • Se os rabanetes forem da espécie grande, o covamento deve ser de 2,5 cm x 3,
  • Cubra com terra e irrigue deixando o terreno somente úmido
  • Sempre deixe o solo úmido, pois se não tiver esse cuidados, seus rabanetes vão crescer rachados.

Quanto tempo demora para o rabanete produzir frutos?

A colheita acontece máximo, de 30 á 45 dias depois da geminação da semente. Para saber se realmente já pode colher, afaste a terra um pouquinho e veja se o bulbo cresceu, se sim, já pode tirar; inclusive ele não pode ficar no solo mais tempo que o normal pois a tendência é dos frutos ficarem pequenos e duros.

Dicas rabaníticas

A maturação do rabanete costuma ser muito rápida por isso ,fique atento pois seu apodrecimento também é rápido.

O rabanete fica em perfeitas condições de consumo se for conservado de 5 à 7 dias na geladeira com as folhas, ou até 3 semanas sem as folhas.

Tipos de rabanetes

 

Rabanete Flamboyant

Seu fruto tem forma alongada e a casca é vermelha com pontas brancas, a polpa clara, quase branca. Seu sabor é suave, muito usado em saladas.

Rabanete daikon ou Nabo-japonês

Tem tanto a casca como a polpa branca. O sabor é picante, usado em saladas e pickles e faz parte da cozinha chinesa, coreana e japonesa. Aqui no Brasil é mais conhecido como nabo-japonês.

Rabanete negro

Tem uma coloração que vai do marrom ao preto e sua polpa é branca, seu sabor é mais seco que as outras espécies e também é picante. Seu consumo é mais comum na França e Inglaterra.

Pragas que atacam o rabanete

 

Pérola-da-terra

É uma cochonilha que fica na terra e ataca as raízes. Suga a seiva da planta que tem definhamento progressivo, ocasionando redução da produção e morte da planta

Filoxera

É um inseto que suga a seiva da planta, ataca preferencialmente as partes aéreas do rabanete.

Cochonilhas

Suga a seiva da planta causando o definhamento, perda da produção e morte da planta. As que atacam o rabanete são: Cochonilha-parda ou do ramo-novo, Cochonilha-algodão, Cochonilha-do-tronco.

MAR DE RABANETE: É SÓ MERGULHAR!

 

Benefícios do rabanete

 

Combate o câncer

O rabanete tem uma substância chamada isotiocianato que é eficiente para o combate de vários tipos de câncer. Pesquisadores da Universidade Tecnológica na Índia fizeram experimentos e testaram partes do rabanete em células cancerígenas de pessoas.  A conclusão foi que tanto a raiz como o bulbo afetam as células, contribuindo para destruí-las.

Ajuda a perder peso

O rabanete é pobre em calorias e fornece nutrientes importantes para o organismo. Também tem fibras que dão uma sensação de saciedade.

O rabanete tem inúmeros benefícios mas anotamos alguns mais importantes.

O que é Icterícia ?

A doença chamada Icterícia é o acúmulo da substância de bilirrubina no corpo, que é amarelada formada quando os vermelhos vermelhos do sangue morrem que a bile produz. O rabanete age desintoxicando, eliminando toxina e resíduos desnecessários, purificando o sangue.

 

Tá afim de comer esse buquê de pura saúde?  Deixe seus comentários.

Tchau e até o próximo post!

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares