Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar cúrcuma

A cúrcuma longa ou açafrão da terra como também é conhecida, é tão preciosa em seus benefícios que é chamada de “ouro vermelho”. É muita honra para uma planta só! Afinal de contas, é da sua raiz que se retira um dos condimentos mais usados na Ásia. Confira agora como plantar cúrcuma passo a passo e mais curiosidades sobre esta ilustre herbácea.

Origem

A cultura do açafrão ou cúrcuma, originou-se na Índia e também na Indonésia. É uma planta da família do gengibre (zingiberaceae).  Somente a raiz da herbácea é utilizada para consumo.

O rizoma da cúrcuma posteriormente é usado para complementar um condimento amarelo, a saber, pó de caril ou curry. Apesar de ser difundido mais no exterior, aqui no Brasil ela também é cultivada, principalmente em Goiás, São Paulo e Minas Gerais. É utilizada na culinária para potencializar o sabor de arroz, caldos, sopas, carne vermelha e branca, enfim, sere para quase tudo.

Este tempero não só colore os alimentos com seu amarelo intenso como também acentua os sabores. A princípio, o nome cúrcuma ou açafrão da terra é somente dois dos quais esta planta é chamada. Ela também tem outros nomes:

  • Turmérico
  • Raiz do sol
  • Açafrão da índia
  • Açafroa
  • Gengibre amarelo
  • Mangarataia

Características

Primeiramente esta planta é perene com suas ramificações sendo laterais e principalmente compridas. A parte utilizada é o rizoma, a saber, caule parcialmente ou totalmente subterrânea. Possui flores brancas que parecem bromélias.

Seu rizoma é externamente tem cor acinzentada ou esbranquiçada e internamente amarelada e além disso, dele saem as folhas e hastes florais. Esta planta não é a mesma que chamam somente por açafrão de onde posteriormente é tirado uma especiaria da flor crocus sativus.

Plantio da cúrcuma longa

A cúrcuma gosta de clima temperado mais para o quente, costuma se desenvolver bem em solo drenável e com bastante matéria orgânica. O pH do solo deve estar entre 5,5 e 7,5.  A planta precisa de muito sol, surpreendentemente,  11 horas de exposição ao sol são ideais.

Como plantar em vasos ou horta

Como plantar açafrão verdadeiro no Brasil ? É mais um nome da cúrcuma!  É só conferir as explicações logo abaixo de como plantar em vasos, super fácil e simples. Primeiramente, você precisa de um pedaço de rizoma com aproximadamente 5 cm. Mas onde eu compro açafrão da terra para plantar? Você encontra em floriculturas ou em lojas de produtos de jardinagem!

  • Este rizoma precisa ter a ponteira intacta e ter principalmente uma ou mais gemas
  • No caso de você precisar cortar o rizoma, assim que cortar, espere de 2 à 3 dias para ressecar o local do corte. Dessa maneira, a cúrcuma vai brotar livre de possíveis pragas.
  • Se o rizoma for aqueles comprados em feiras e estiverem murchos, assim que puder, coloque ele um recipiente com água para se reidratar.
  • Primeiramente, você pode plantar o rizoma em um recipiente pequeno que pode ser até um copo de plástico.
  • Além disso, pode também plantar em um vaso bem pequeno.
  • Encha o recipiente com pó de coco e enterre o rizoma.
  • Quando os brotos começarem a sair, já podem ser transplantados para um recipiente maior. Mas neste novo vaso, agora é preciso colocar terra com adubo orgânico e ele precisa ter furos no fundo para uma boa drenagem.
  • Faça uma cova a fim de acomodar bem a muda. Cubra com terra e acrescente uma cobertura morta com casca de pinus como também de bambu ou outra que estiver a sua disposição.
  • Certamente após 89 dias, os brotos estarão saindo.

Na horta

Com a terra já preparada com adubo orgânico e com a terra úmida, basta fazer a cova. Em seguida, acomode a muda e cobra com a terra. Então, irrigue regularmente mas não a ponto de encharcar o solo.

Como adubar a cúrcuma

Cinzas de madeira

Curiosamente, as cinzas da madeira do último churrasco servem como um poderoso adubo natural. Elas são ricas em potássio e fósforo e além disso, contribuem para melhorar o aroma e sabor do gengibre amarelo. É um excelente inseticida natural pois afasta as pragas que possam vir atacar a planta:

  • Basta adicionar 3 colheres de cinza de madeira em 1 litro de água
  • Em seguida, regue a terra com a solução
  • Faça isso uma vez por semana

Quanto tempo demora para colher a cúrcuma longa?

A cúrcuma vai estar pronta para colheita entre 7 à 9 meses depois do brotamento do rizoma.

Quando devo plantar a cúrcuma?

Para a cúrcuma ter um cultivo de sucesso, deve ser plantada entre o inverno e primavera. Isso porque deve coincidir com o final do período de colheita.

Propriedades da cúrcuma

Este maravilhosa rizoma é usada na medicina terapêutica Ayuverda a pelo menos 6.000 anos! Primeiramente ela tem ação antioxidante e em seguida, age como anti-inflamatória, antibacteriana, antidiarreica, antiescorbútica, antiparasitária, antifúngica, antiespasmódica, antitumoral e antiviral.

Por conseguinte, tem ação diurética, neuroprotetora, hepatoprotetora, sedativa e também equilibra os níveis de colesterol.

Benefícios da cúrcuma

A cúrcuma certamente é um ótimo medicamento natural com muitas vitaminas e minerais essenciais para nosso organismo. Confira agora, os benefícios do chamado gengibre amarelo:

Antioxidantes poderosos

A cúrcuma longa tem antioxidantes que combatem os radicais livres e por fim, impedem muitas doenças.  Entre elas estão o câncer e a chamada síndrome metabólica.

Protege o cérebro

O turmérico tem a capacidade de trabalhar no cérebro de modo que os níveis de hormônios BDNF melhore suas funções. Como resultado, previne o Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e a depressão por exemplo

Saúde para o coração

A cúrcuma contribui para o equilíbrio da pressão arterial e o no processo de coagulação sanguínea.

Ameniza a artrite

A cúrcuma combate com sucesso a inflamação provocada pela artrite. O rizoma por conseguinte, alivia a rigidez e inchaço que a doença provoca.

Previne a diabetes

A célebre cúrcuma tem substâncias que agem no sangue, equilibrando a taxa de glicose do organismo.

Ajuda a emagrecer

Apesar de parecer uma “mandioca que engorda”, a cúrcuma tem inúmeros nutrientes e poucas calorias. É uma ótima ferramenta para ajudar a perder peso.

Intestino saudável

O rizoma ameniza o sintomas de colo irritável. Além disso, auxilia no tratamento da doença de Crohn como também a colite. Certamente elimina problemas digestivos fortalecendo as bactérias boas que contribuem para a saúde do estômago.

Livre de certos vírus

Pesquisas feitas recentemente descobriram que a cúrcuma é um suplemento para combater infecções virais. Por consequência do consumo do rizoma é possível eliminar a herpes, gripes ou resfriados.

Combate o envelhecimento

A cúrcuma tem antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce.

Forma de utilizar a cúrcuma

Primeiramente,  cúrcuma pode ser utilizada em forma de decocção, isto é, fervura do rizoma. Também pode ser usada  em infusão, em tintura onde é feito uma mistura de uma planta especifica, o rizoma e álcool. Está disponível em pó como também em extrato seco, padronizado e fluído.

Pragas que prejudicam a cúrcuma

O açafrão da Índia tem como único inimigo as ervas daninhas que devem ser retiradas periodicamente. O rizoma é utilizado como “inseticida natural” para diversas pragas.

Quando não consumir cúrcuma

O consumo exagerado da cúrcuma pode causar dores de estômago e enjôos. Gestantes e crianças devem evitar seu consumo e certamente é proibido para pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes, que tenham cálculos renais ou biliares. Além disso, é contra indicado também para quem tem pedras na vesícula.

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares