Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar alcaçuz

O alcaçuz é uma planta medicinal que tem inúmeros benefícios para nossa saúde e além disso, é parte de um dos componentes de alguns tipos de cerveja! Quer saber mais sobre essa plantinha? Confira agora nesse artigo como plantar alcaçuz e ademais benefícios da Regaliz.

Origem

O alcaçuz ou regaliz é originária do mediterrâneo e seu nome científico, de origem árabe, Glycyrrhiza glabra significa “raiz doce de folhas lisas”. Mas ha quem diga que inscrições e referências ao alcaçuz foram encontrados nas gravuras das pirâmides!

Características

O alcaçuz, também conhecida como regaliz,  é uma planta com flores pinadas de 7 a 15 cm de comprimento que podem ter de 9 a 17 folíolos e pode chegar até 1 metro de altura. Suas flores são de cores púrpura e às vezes, azul pálido, crescendo em uma inflorescência.

O seu fruto é um legume de 2 a 3 cm de comprimento contendo as sementes. A regaliz também é conhecida na Europa, Rússia e China.

Plantio do alcaçuz

A princípio,o alcaçuz se desenvolve bem em climas temperados mas, prefere baixas altitudes e exposição pena ao sol, pelo menos algumas horas do dia. O solo para seu plantio deve ser areno-argiloso, rico em matéria orgânica, bem drenado, profundo e além disso, solto e bem arejado. A irrigação deve ser moderada, evitando o encharcamento do terreno.

Como plantar alcaçuz em vasos ou horta

Antes de tudo, e preciso fazer o processo de germinação das sementes. Confira:

  • Primeiramente, lixe as sementes com muito cuidado e depois deixe de molho em água quente por 24 horas
  • Logo depois, pegue um vaso pequeno, sementeiras ou outro recipiente com furos no fundo para boa drenagem
  • Em seguida, encha o recipiente de terra com matéria orgânica
  • Enterre as sementes com 1 cm de profundidade
  • Cubra com terra e borrife água somente para umedecer, não a ponto de encharcar

Plantar com raízes ou sementes na hora

  • É possível plantar alcaçuz através de raízes de plantas com 2 ou 3 anos de idade
  • Conte pelo menos 3 nós de raiz para cada planta
  • Faça uma cova para o rizoma ou para a muda anteriormente já cultivada
  • Para o plantio por sementes basta enterrar com 2 cm de profundidade
  • Cubra e umedeça com água não a ponto d encharcar
  • O espaçamento entre plantas deve ser de 30 a 60 cm entre linhas e de 50 a 100 cm entre plantas

Atenção: elas demoram 2 anos para apresentar um bom crescimento desde o momento em que germinam.

Como adubar o alcaçuz?

Por se tratar de uma planta medicinal, é aconselhável adubar com material orgânico como por exemplo água de legumes cozidos, pó de ovos ou cascas de legumes ou ademais restos vegetais.

Quanto tempo demora para colher alcaçuz?

O alcaçuz pode ser colhido 3 anos após seu plantio

Benefícios do alcaçuz

O alcaçuz tem ação antiespasmódica, expectorante, mucolítica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante, antisséptica como também emoliente. E além disso, tem efeito laxante e tônico. A planta equilibra as funções glandulares do organismo.

Bom para o estômago

O alcaçuz é um excelente remédio natural para tratar úlcera péptica  e ademais problemas do sistema digestivo como a azia. Além disso, a planta também beneficia o trato intestinal pois tem ação laxante, facilitando o transito do bolo fecal no intestino.

Bom para os rins

A regaliz cuida e muito dos nossos rins. Isso porque previne e trata problemas de hepatite.

Elimina problemas respiratórios

Esta planta medicinal é muito eficaz no tratamento de bronquites, sendo importante para desinflamar os brônquios com sua ação anti-inflamatória e antibiótica.

A regaliz é muito conhecida também por eliminar gripes, resfriados e catarros, aliás, alguns xaropes para tosse são feitos de alcaçuz. Além desses benefícios, a planta também age com sucesso tratando problemas como por exemplo, faringite, laringite e rouquidão.

 Ótimo para tratar depressão

A alcaçuz é um potente aliado contra a ansiedade, estresse e depressão pois trabalha estimulando a glândula que ajuda no equilíbrio do cortisol, hormônio responsável pela fadiga do nosso corpo e ademais problemas de ansiedade. Além disso, o alcaçuz contém aminoácidos que equilibra as funções do sistema nervoso.

Menopausa

As substâncias presentes no alcaçuz amenizam os sintomas provenientes da menopausa, principalmente o conhecido “calorão” que nunca passa nessa fase da vida da mulher.

Previne e ameniza a artrite

Por sua ação anti-inflamatória e antibiótica, essa planta combate com eficácia a artrite amenizando a dor como também, os sintomas da doença.

Fortalece a imunidade

O alcaçuz contém antioxidantes que combatem os radicais livres que causam diversas doenças. Por conseguinte, seu sistema imunológico é fortalecido pronto para proteger o organismo de qualquer doença.

Dores de cabeça

A herbácea é muito bom para eliminar dores de cabeça sem motivo aparente e além disso abaixa febre.

Ajuda a emagrecer

Esta planta medicinal tem poucas calorias, muitos nutrientes que fornecem energia e além do mais, tem vitaminas e minerais que suprem a necessidade do nosso organismo, ou seja, ajuda no processo de emagrecimento.

Anti alérgico

O alcaçuz substâncias anti alérgicas excelentes para combater a rinite, febre dos fenos e além disso, ajuda no tratamento da conjuntivite.

Contra o câncer

A regaliz tem substâncias que protegem contra o câncer de cólon, porém, o uso da planta para essa finalidade, deve ter orientação médica por ter efeitos secundários graves para a saúde.

Curando de abcessos

Com seu efeito antibiótico, antibactericida como também antifúngico, o alcaçuz é muito eficiente na eliminação de abcessos como por exemplo furúnculos ou abcessos por causa indefinida.

Alivia sintomas da gota

O alcaçuz age com sucesso no tratamento para alívio da doença chamada gota. Isso porque a planta tem substâncias que combatem a inflamação crônica, aliviando a dor e inchaço causados pela doença.

Quando não consumir alcaçuz

O uso exagerado da planta pode ter consequência graves para quem tem problemas de pressão alta ou doenças cardíacas. Apesar do sabor do alcaçuz ser doce e agradável, seu consumo sem moderação pode ser tóxico.

Por isso, seu consumo prolongado com toda a certeza não é aconselhável. Gestantes não podem consumir a planta em hipótese alguma sem uma orientação médica. O uso da planta pode causar retenção de líquidos, dor abdominal, dificuldade de respirar, aumento da pressão arterial como também diminuição de absorção de potássio pelo organismo.

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares