Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar Mostarda

A mostarda é um condimento que antigamente era usado somente por celebridades do tempo antigo. Mas hoje em dia, brilha nas cozinhas mundiais, trazendo sabor picante para todos os tipos de alimentos. Hoje você vai conhecer mais sobre essa planta bem como plantar mostarda passo a passo.

Origem da mostarda

A mostarda é uma planta do gênero Sinapis ou Brassica que tem sementes que após moídas e misturadas com outras substâncias, se transforma no famoso condimento apreciado no mundo todo.

A mostarda tem algumas espécies, a sabera mostarda branca, castanha ou da Índia e espécie preta. Sua origem vem do norte da África, bem como médio oriente e da Europa mediterrânea.

Características

A palavra mostarda vem do latim mustum que significa mosto de vinho. É parente da couve e do brócolis. Primeiramente, a mostarda condimento, não tinha variações mas com tanta experiências culinárias, ela ganhou novas versões que são a mostarda em pó, com pimenta verde, granulada, com estragão e Dijon.

Ela é uma planta que tem flores amarelas com folhas pecioladas, produz grandes ramos entretanto, tem a menor das sementes que vão de 1 a 2 milímetros de diâmetro. A planta pode chegar até 1 metro de altura. Ela pode ser consumida crua ou cozida e seu sabor, dependendo do grão, pode ser agridoce e forte assim como picante e adocicado.

São usadas as folhas e sementes na versão fresca, em pó ou desidratada. Suas folhas tem sabor amargo e algumas após a frutificação são impróprias para consumo humano pois podem ser tóxicas.

Plantio da mostarda

A mostarda se dá bem em clima temperado como também em climas quentes com exposição direta ao sol.  O solo deve estar levemente ácido e o pH equilibrado entre 6 e 7. O terreno deve estar úmido para o plantio da mostarda e com uma boa quantidade de material orgânico.

Como plantar em vasos ou em horta

Primeiramente, pegue um vaso médio com furos no fundo para uma boa drenagem ou uma sementeira. Então, encha com terra preta ou comum, ricas em material orgânico.

Faça um pequeno buraco, semeie uma porção de sementes, cubra com a terra e umedeça a terra com água. Quando o broto estiver apresentando folhas, posteriormente pode ser transplantada para o terreno definitivo.

Na horta

O terreno deve estar úmido e com material orgânico. A princípio, faça as covas, lance as sementes e cubra com a terra. O espaçamento deve ser de 15 a 35 cm como também 30 a 40 cm entre linhas.

Quanto tempo demora para colher a mostarda?

A mostarda demora de 45 à 50 dias para ficar certamente no ponto de colheita após sua germinação.  É interessante colher apenas as folhas para deixar as sementes serem posteriormente colhidas dali 40 à 70 dias apos o plantio da verdura.

Benefícios da mostarda

A mostarda assim como tantas outras hortaliças, tem vários minerais como cálcio, potássio, magnésio e fósforo e além disso, tem uma grande quantidade de ácido fólico e vitaminas.

Prevenindo o câncer

A mostarda tem muitos fito nutrientes chamados glucosinolatos que agem no organismo a fim de proteger de qualquer tipo de câncer.

Psoríase

As sementes da verdura é eficaz no combate a doença inflamatória conhecida como psoríase. Esta enfermidade causa inflamações ou lesões na pele.

Dermatite de contato

A semente da mostarda é excelente para tratar dermatite de contato pois proporciona alívio terapêutico e além disso, também  cura os sintomas da doença.

Saúde para o coração

O condimento mostarda é excelente para pessoas que sofrem problemas cardíacos como por exemplo, um possível ataque agudo do miocárdio.

Bom para problemas respiratórios

As sementes dessa verdurinha amarga elimina problemas respiratórios como por exemplo sinusite, catarro nos pulmões pois age como expectorante e posteriormente limpa as vias aéreas.

Acaba com as micoses

A mostarda condimento em forma de pasta é muito eficaz para curar doenças de pele principalmente, a micose. Basta moer as sementes transformando em uma pasta e aplicar no local afetado que certamente ficará livre da micose.

Saúde para pele e cabelos

A planta também serve para a beleza. A henna misturada posteriormente com óleo feito da mostarda, estimulam o crescimento saudável do cabelo. Além disso, o óleo também é eficaz para tratar a acne.

Prevenção contra a diabetes

A folha da planta é excelente para os diabéticos pois pesquisas revelam que as atividades antioxidantes da mostarda neutralizam os efeitos das moléculas de oxigênio. Pois formam uma proteção contra os dados causados pelo estresse oxidativo.

Equilibra o colesterol

Esta planta crucífera é poderosa em baixar o colesterol ruim porque age no ácido biliar, principalmente no tubo digestivo. Pois vem  ligando os ácidos biliares facilitando uma melhora da excreção dessa substância no corpo. Este processo de ligação equilibra o colesterol.

Menopausa

A menopausa certamente é um dos piores períodos que as mulheres obrigatoriamente passam. São calorões insuportáveis que parecem não passar nunca! A mostarda temos minerais cálcio e magnésio que previne a perda óssea quando associada à menopausa. Portanto, entende-se que é importante começar a consumir a esta maravilhosa verdura antes que a menopausa chegue.

Desintoxica

A intoxicação é um problema sério que pode acontecer com qualquer alimento que consumimos. E assim sendo, precisamos cuidar  da nossa alimentação e identificar o que nos faz mal. Mas em caso de intoxicação, a mostarda tem antioxidantes capazes de eliminar as toxinas que estejam fazendo mal para o corpo.

Pragas que prejudicam a mostarda

Esta verdura tem certos consumidores que não fazem nem um pouco de cerimônia para devorar suas folhas e grãos. Confira algumas da pragas que desse modo, atacam a planta:

Oídio

O oídio é um fungo unicelular que causa manchas brancas nas folhas que em seguida tomam conta por inteiro. Para eliminar esses indesejáveis invasores, é preciso pulverizar a plantação com enxofre.

Pulgões

Os pulgões se alimentam sugando a seiva da planta e por consequência, suas folhas amarelam. Faça o uso do controle biológico que é colocar perto da planta, ovinhos de vespa vão matar os pulgões.

Quando não consumir mostarda

A mostarda é expressamente proibida para pessoas que tenham problemas de tireoide ou medicamentos que contenham tiroxina.

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares