Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como Plantar Cravo da Índia

Aprenda a plantar cravo-da-índia passo a passo bem explicado

Esta especiaria é uma das mais aromática de todos os tempos! Sem exageros, o cravo da índia, tem um cheiro que hipnotiza e seu sabor é único e principalmente marcante. Sabia que tem como plantar cravo da índia no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento?

Brilhou seus olhos de pura curiosidade? Então vem conferir o artigo de hoje que vai te ensinar como fazer mudas de cravo da índia com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água. E além disso, vai aprender como preparar a terra para plantar cravo da índia!

Origem

O cravo da Índia, Syzygium aromaticum, conhecido aqui também é conhecido como cravinho ou girofleiro.  Surgiu nas ilhas Molucas na Indonésia. Atualmente é em Granada e nas ilhas de Madagascar.

Além disso, saiba que no século 16, essa especiaria era muito valiosa? Isso porque 1 quilo de cravo da Índia valia 7 gramas de ouro! É amplamente usado na culinária mundial e aqui no Brasil, seu cultivo comercial é feito principalmente na Bahia.

Características

As flores secas do cravo da Índia, ou seja, seus botões, são usado amplamente na culinária bem como em medicamentos. Aliás, seu óleo, o chamado eugenol, tem ação antisséptica, muito usado para tratamento odontológico. O uso da planta é através do óleo extraído dos botões secos das flores bem como do caule e folhas.

Em princípio, é uma planta arbórea, perene e que atinge facilmente 15 metros de altura e vive, surpreendentemente, até 100 anos! Sua copa é verdíssima com formato piramidal. Suas folhas são parecidas com louro, e formato oval e de um vermelho brilhante. Tem inúmeras glândulas oleoginosas, bem visíveis na luz.

Suas flores são pequeninas em cores branco-amareladas e agrupadas em cachos, ou seja, em formato de buque. Seu fruto é uma baga alongada e suculento, de coloração vermelha e comestíveis. Porem, o uso do cravo da índia para consumo alimentar e feito com seus botões florais ainda não desabrochados.

Plantio do cravo da Índia

Antes de tudo, saiba que o cravo da Índia pertence a família Myrtaceae e o solo perfeito para seu cultivo deve ser profundo, argilos como também fértil, leve, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 8. A temperatura ideal para o cravo da Índia viver é de 25º C.

Gosta de clima seco e principalmente exposição direta ao sol. Não suporta geadas ou períodos muito frios. O melhor período para plantio seria de abril a julho, em períodos chuvosos.

Cultivo do cravo da Índia

Germinação

Confira o passo a passo de como germinar suas sementes de cravo da Índia, cujo o nome é cravão:

  • Primeiramente, as sementes devem ficar mergulhadas por 24 horas em água para sua polpa ser eliminada. As sementes se mantém saudáveis para plantio até dois meses após a colheita da planta.

Mudas de cravo da Índia

  • Logo depois da germinação das sementes, separe saquinhos, copos descartáveis ou outro recipiente de plástico. Tenha cuidados como por exemplo, fazer furos para boa drenagem da futura mudinha
  • Em seguida, misture terra simples com esterco de boi bem curtido
  • Enterre as sementes a cerca de 2 cm e cubra bem com a terra.
  • Dentro de 10 dias, a muda já vai começar a brotar
  • Deixe em meia sombra porém, em local bem iluminado e seco

Em vasos por sementes

Tem como cultivar seu cravo da índia em vasos sim! Veja agora o passo a passo:

  • Primeiramente, separa um recipiente para o plantio do cravo da índia que pode ser copos descartáveis, potes de sorvetes como também os vasos. Faça furos no fundo do recipiente para boa drenagem
  • Adicione substrato de terra simples com esterco bem curtido
  • Cubra o cravão, ou seja a semente ou a muda com a terra
  • Irrigue se necessário até umedecer
  • Em 15 dias, sua muda já terá folhinhas.

Em apartamento

Venha ver como plantar cravo da índia em apartamento:

  • A forma de plantar cravos da Índia em apartamento seria o mesmo do tópico em vasos descrito anteriormente, a diferença é que o interessante seria começar o plantio através de mudas que seria mais rápido. O importante nesse tipo de cultivo é deixar sua muda sempre em exposição ao sol e cuidar para a terra nunca ficar muito seca.

Garrafa pet

  • Primeiramente, pegue um garrafa pet e corte ao meio
  • Em seguida, faça furos no fundo para boa drenagem
  • Logo depois, adicione substrato com terra simples e esterco bem curtido
  • Enterre sua semente a 2 cm da terra ou acomode sua muda
  • Cubra com o substrato e molhe se for necessário

Em jardim, horta, terrários

  • Para passar sua mudinha em terreno definitivo, espere ela chegar a 30 cm de altura
  • Adicione adubo NPK 10-30-17 misturado com a terra 30 dias antes de acomodar sua muda ou sementes
  • Nos 2 anos “de nascimento” da plantinha, deixe as mudas em meia sombra pois não resistem, pelo menos agora, em exposição direta ao sol
  • Faça covas de 40 cm x 40 cm x 40 cm
  • O espaçamento deve ser de 8 metros entre plantas e 10 metros entre linhas.

Replantio

Confira agora como replantar, transplantar, mudar de lugar o seu cravo da Índia:

  • A mudança de lugar do seu pé de cravo da índia pode ser à partir de 8 meses após o broto ter nascido.
  • No caso de mudar uma planta adulta, tire o torrão por inteiro no caso dos vasos, utilizando utensílios para afrouxar as laterais do torrão dentro do recipiente.
  • Já em jardins ou hortas ou terrários, utilize pás próprias para jardinagem e também enxadas, cuidando para tirar o torrão quase que por inteiro.

Floração

A princípio, a época do ano que floresce o cravo da Índia, logo após a primeira florada que pode demorar até 4 anos, é praticamente o ano todo. Sabe como fazer polinização ou como fazer florir é algo que diz respeito a abelhas e outros insetos já que as substâncias existentes nos botões do da Índia, atrai muitos insetos.

Poda

Sabemos que para toda planta ou árvore crescer cada vez mais saudável, é preciso realizar podas. Veja agora, como podar seu pé de cravo da índia de maneira correta:

  • Como o craveiro é uma árvore forte, sua poda seja necessária somente se houver galhos quebrados ou alguns tipos de praga que atacam o pé de cravo e prejudicam folhas e galhos.
  • Do contrário, sua poda não é necessária salvo se estiver plantado e seu jardim e esteja crescendo de forma exagerada.

Colheita

A época do cravo da Índia dar frutos e estar pronto para a colheita das flores, seria de 7 anos após a germinação das sementes. Seria entre os meses de novembro a janeiro.

Para colher os cravinhos pode ser de maneira manual, subindo no craveiro com estacas amarradas na planta. O período ideal para o cravo da índia ser colhido é antes dos botões de flores abrirem.

Mas a colheita mas rápida é feita com ethrel, que é um maturador fisiológico que acelera o amadurecimento dos cravos. É aplicado em mais de 30 árvores/dia aproximadamente. Com o ethrel, que não é prejudicial a nossa saúde, os botões podem ser colhidos dali 3 dias.

Arranjo

É possível sim! Tem como fazer arranjo de cravos da Índia em uma cesta de frutas com um buque de cravos como também um arranjo com os cravos naquele maravilhoso arroz doce ou canjica para saborear num café da tarde!

Lua para plantar

A lua exerce um importante papel para o cultivo de várias frutas, verduras e ademais vegetais. E a melhor lua para plantar cravo da Índia é a minguante ideal para plantas perenes que precisam de raízes fortalecidas.

Quero comprar

Sabe onde comprar sementes ou mudas de cravo da Índia pela internet ou loja física? A resposta já está na pergunta! É só acessar a internet onde existem muitos lojas tanto físicas como virtuais oferecendo mudas e sementes.

Benefícios do cravo da Índia

O cravo da índia além de seu sabor e aroma fortes também tem ação anti-inflamatória, analgésica, anti-fúngica como também é afrodisíaco. Confira na sequência seus inúmeros benefícios:

Nutritivo

O cravo tem nutrientes como vitaminas, minerais como também fibras importantes para nosso organismo funcionar bem.  A fibra presente no cravo da Índia bem como as vitamina C e K, previne constipações, fortalecem o sistema imunológico e potencializam o processo de coagulação sanguínea.

Antioxidante

Os antioxidantes são substâncias que combatem e reduzem o estresse oxidativo isso faz que o risco de adquirir doenças crônicas seja drasticamente diminuído. O eugenol, presente no cravo da Índia, impede este dano que é causado pelos radicais livres de forma mais efetiva que a vitamina E até 5 x mais.

A inclusão do cravo da Índia em sua dieta alimentar, associado a outros alimentos vai neutralizar os radicais livres que podem ficar acumulados e consequentemente causar o estresse oxidativo tão prejudicial.

Combate o câncer

Estudos comprovaram que o extrato de cravo da Índia impediu o crescimento de tumores causando a morte de células cancerígenas como por exemplo no câncer do esôfago.

O eugenol agiu com eficácia matando células do câncer cervical. Porém, o eugenol é tóxico, isso se consumido de forma exagerada. Isso porque pode causar problemas no fígado.

Anti-bacteriano

Esta planta ou melhor os cravos da Índia combatem e evitam o crescimento de micro organismos em nosso organismo como por exemplo, as bactérias. O óleo essencial do cravo consegue eliminar 3 tipos de bactérias entre elas a E. coli que causa cãibras, fadiga, diarreia e em casos extremos, a morte.

Além disso, o cravo da Índia também traz saúde bucal pois previne a proliferação de bactérias que provocam diversas doenças como por exemplo, a gengivite. O uso de enxague bucal com óleo de cravo reduz a placa bacteriana na boca.

Fígado saudável

O cravo da Índia reduz a inflamação existente no fígado e além disse diminui o estresse oxidativo, melhorando seu funcionamento. Estudos comprovaram que o consumo de suplementos com eugenol durante 7 dias diminuíram consideravelmente os níveis de GST no organismo, que seria uma enzima presente no processo de desintoxicação.

Reduz açúcar no sangue

As substâncias encontradas no cravo da Índia, podem equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Ossos fortes

A osteoporose é um problema mundial que fragiliza a densidade óssea. Essa doença enfraquece os ossos, facilitando fraturas, geralmente durante a terceira idade.

O extrato de cravo da Índia que contém alto teor de eugenol, tem a capacidade de aumentar significativamente a densidade óssea. Juntamente com o mineral manganês também presente em sua composição, os ossos mantém sua densidade firme e forte.

Saúde para o estômago

As úlceras pépticas são feridas muito dolorosas que se formam na mucosa do estômago como também no esôfago e duodeno. É proveniente de estresse, histórico genéticos e ademais causar.  Foi comprovado através de estudos que o óleo de cravo a Índia aumenta a produção de ácido clorídrico ou suco gástrico no estômago.

Dessa forma, o muco gástrico que protege o estômago desse tipo de “erosão” ameniza as dores provocadas por este problema.

Aumenta a libido

O óleo essencial extraído do cravo da Índia tem a capacidade de estimular a atividade sexual, aumentando a libido. Isso porque o óleo contém as substâncias esteróidicas bem como fenólicas que potencializam essa ação do nosso organismo.

Anti-inflamatório

A substância eugenol, encontrada no cravo da Índia, é um poderoso anestésico. Além disso, combate e alivia inflamações pois tem ação parecida com a benzocaína, um excelente anestésico.

Antiviral

Pesquisas demonstraram que o extrato etanólico existente no cravo da Índia inibiu cerca de 90% da hepatite C como também do herpes simplex, isso em camundongos. A experiência também mostrou que o óleo foi capaz de inibir bactérias como por exemplo staphylococcus aureus, a Escherichia coli como descrito anteriormente, a Campylobacter jejuni e ademais bactérias.

Anti-fúngico

O cravo da Índia combate e elimina fungos isolados de onimicoses como por esemplo a cândida albicanis, trichopyton mentagrophytes, o saccharomyces cerevisiae bem como o aspergillusnivers.

O óleo de cravo pode também ser usado para tratar otite externa ou aspergilose em vaporizadores e inaladores. Porém, o óleo não pode ser colocado diretamente na pele, antes deve ser diluído.

Elimina protozoários

O óleo essencial do cravo da Índia combate o causador da doença de Chagas o protozoário trypanossoma cruzi, como também elimina e evita o causador a leishmaniose, o protozoário leishmania amazonensis.

Inseticida natural

O óleo essencial de cravo surpreendentemente funciona como um excelente remédio para eliminar piolhos e repelir o mosquito da dengue. Além disso, é usado para combater a escabiose ou sarna humana que é provocada por um ácaro que penetra a pele causando lesões e provocando uma coceira intensa.

O eugenol presente no cravo da Índia apresentou resistência aos ácaros. Entretanto, se o óleo for aplicado diretamente na pele, pode provocar reações alérgica.

O cravo da Índia é um eficiente repelente natural. Além do mosquito da dengue ele também repele pernilongos e parasitas que atacam plantações como por exemplo plantação de milho, bananeiras e feijões. O cravo além de espantar os piolhos em humanos e ácaros, também repele ácaros que atacam ademais mamíferos.

Confira agora algumas dicas de como usar o cravo da índia para acabar com esses insetos indesejáveis:

Primeira dica

  • Primeiramente, pegue 40 gramas de cravo e coloque para ferver em 2 litros de água por 15 minutos
  • Após esfriar, coe a mistura e coloque em uma garrafa pet
  • Em seguida, adicione uma porção de sabão em pedra ralada a solução, misturando para dissolver bem
  • Para utilizar coloque meio litro da substância no recipiente borrifador e meio litro de água, misture bem
  • Agora é só borrifar o produto orgânico em sua horta

Segunda dica

  • Pegue 20 gramas de cravo-da-índia e coloque em uma garrafa com 500 ml de álcool etílico
  • Logo em seguida misture bem e deixe repousando por 4 dias
  • Pode usar borrifando nas plantas ou passar com um pano onde formigas e mosquitos costumam ficar.

Quarta dica

Esta dica é para um repelente para pele super natural e ecológico:

  • A princípio, corte talos e folhas de citronela
  • Coloque dentro de uma garrafa com 800 ml de álcool etílico
  • Feche a garrafa e agite essa mistura durante 3 dias consecutivos
  • Passado esse prazo, em outra garrafinha de 200 ml, coloque uma porção de cravos da índia e uma porção de óleo corporal
  • Em seguida, mistura a solução feita com citronela e álcool etílico com ajuda de um coador
  • Agite para misturar bem a solução e agora é só utilizar

Cravo da Índia para higiene e beleza

O óleo feito do cravo da índia é excelente para tratamento das unhas, principalmente para combater micoses. Já o chá pode ser um ótimo higienizador e antisséptico para as mãos pois além de proporcionar proteção, limpa e deixa um cheiro delicioso em sua pele.

Benefícios do chá de cravo da Índia

Lavar o rosto com chá de cravo da índia e perfeito para prevenir e eliminar espinhas como também para tratar micoses e infecções cutâneas. Outro benefício do óleo do cravo a índia é para prisão de ventre fazendo massagens no ventre com seu uso.  A ingestão do chá de cravo da índia é excelente para alívio de dores abdominais.

Isso porque tem propriedades analgésicas que evita e combate dores provenientes de gases como também dores no estômago. O cravo estimula o fluxo sanguíneo, a produção de saliva e suco gástrico, melhorando o processo de digestão. Além disso, o cravo da índia ameniza e elimina náuseas e também mata parasitas intestinais que prejudicam nossa saúde, principalmente fungos como o da candidíase oral.

O chá também é usado em banhos de acento para combater e prevenir problemas ginecológico em mulheres como desconforto, dores, secura e infecções nas áreas íntimas além de prevenir algumas doenças sexualmente transmissíveis.

Benefícios da tintura de cravo da Índia

A tintura feita de cravo da Índia certamente é indicada para alívio de dores de dente, processos inflamatórios na garganta, infecções cutâneas como por exemplo micoses. Também é utilizada para combater prisão de ventre. Neste caso deve-se fazer uma massagem no ventre com a tintura.

Para o uso interno, primeiramente misture 1 ou 2 gotas da tintura em 1 colher de sopa de água e beba e 2 a 3 vezes ao dia. Para fazer a tintura utilize 50 gramas de cravo da Índia, 1 litro de álcool etílico e um pouco de cachaça ou aguardente. Deixe repousando por 7 dias. Logo após esse período, já pode ser utilizado.

Formas para utilizar o cravo da Índia

  • A princípio, o cravo da Índia pode ser utilizado em forma de pó com mel sendo bom para náuseas e distensão de abdômen
  • Em infusão, sendo fervido de dois a três cravos consequentemente para uma xícara de chá. Deixe 10 minutos descansando e em seguida tome para aliviar dores causadas por gases
  • Primeiramente prepare uma pasta com sal, água e cravo. Isto é para massagear as têmporas e testa para aliviar dores provenientes de enxaqueca
  • Para dores de dente o ideal é aplicar diretamente na área dolorida, metade de 1 colher de sopa de azeite de oliva com uma gota de óleo de cravo da Índia
  • Se acaso for dores nas gengivas, embeba uma gota de óleo de cravo da índia em algodão e esfregue nas mesmas. Também é possível colocar uma porção de cravo da índia em pó nos dedos e esfregar nas gengivas
  • O óleo de cravo da Índia é ótimo para tratar dor de ouvido. Basta aplicar algumas gotas dentro do ouvido
  • O chá de cravo da Índia também é excelente no tratamento da doença chamada cólera

Pragas no cravo da Índia

Apesar do cravo da índia ser um poderoso repelente natural, ele tem alguns parasitas que gostam de se alimentar de suas flores bem como de seus frutos. Conheça quais são e como acabar com as pragas do cravo da Índia:

Broca do caule

A larva dessa praga faz furos nas folhas, raízes e caule do cravo da índia. Logo depois depositam seus ovos que fazem galerias e comem semelhantemente as folhas, como também caule e raízes interrompendo o fluxo de nutrientes na planta, reduzindo seu desenvolvimento saudável. Para eliminar esta praga somente com pulverização de inseticida específico.

Formiga

As formigas são admiradas por sua determinação em grupo para coletar o seu alimento para estocagem. Mas não se engane! Elas também são pragas implacáveis. Elas comem as folhas, botões florais bem como os frutos do cravo da índia. Para acabar com estas devoradoras, as providências a serem tomadas são as seguintes:

  • Faça arações de maneira profunda perto do craveiro retirando gramíneas nativas porque são nelas que as formigas criam o fungo para sustentar sua colônia
  • Aplique inseticida específica com o fim de eliminar a rainha
  • É possível usar formicidas líquidos, iscas granuladas, em pó ou fazer uso de termo nebulização

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares