Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar Linhaça

A linhaça é uma semente  que está em alta no cardápio da geração saúde. Nesse artigo, você saber para que serve a linhaça, como plantar a linhaça passo a passo, seus benefícios… enfim, vamos mergulhar na história dessa célebre planta.

Origem

Antes de tudo, você precisa saber que esta herbácea é literalmente faraônica! Desenhos dela foram encontradas em tumbas no Egito que datam de 5.000 mil anos atrás!

Sua origem é da Ásia e este importante produto da natureza é usado na fabricação de linho, na indústria madeireira, na alimentação e além disso, é usada como remédio natural. Atualmente, sua produção acontece na Bélgica de onde vem o melhor linho do mundo. Em seguida está a Europa e os países baixos.

Características

Esta herbácea é da família Linaceae, esta planta pode atingir até 1 metro de altura e dela utiliza-se as sementes. É fibrosa são retiradas posteriormente as fibras longas para a fabricação do linho. Esta planta tem o rico óleo de linhaça usado para cosméticos, em medicamentos, para pintura a óleo e bem como na fabricação de tintas.

Primeiramente na estrutura da planta, estão os feixes de filaça entre a casca e o lenho. Tem talos de 50 a 100 cm, sua flor é azul clara e suas sementes são chatas, muito oleosa e arredondada. Existem sementes marrons e douradas.

Aliás, o óleo de linhaça para madeira é algo que sempre foi algo muito útil na indústria madeireira. As cápsulas “guardam” de 5 a 10 sementes cada uma que devem ser debulhadas para o uso das mesmas.

Existem 3 tipos de linho:

  • De fibras que se debulha para usar em tecidos
  • Da semente de onde é extraído o óleo de linhaça
  • Do cruzamento, onde é feito uma mistura da semente de linhaça triturada para extração do óleo, com as fibras da planta.

Plantio da linhaça

Certamente o melhor solo para o plantio dessa herbácea é em terreno bem drenado e com muita matéria orgânica. Solos arenosos, secos, com pedregulhos e pesados em argila e calcário não são indicados para seu plantio. A planta gosta de exposição total ao sol e o solo úmido, nunca encharcado e seu pH deve estar aproximadamente em 7.

O clima para o seu plantio deve ser temperado. Para uma boa lavoura de linhaça, o clima deve ser sem dúvida, parecido com o da região sul do país. Aliás, a plantação de linhaça no Brasil tem crescido cada vez mais, principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

Como plantar em vasos ou horta

Em primeiro lugar, vamos mostrar como plantar linhaça no algodão.  Você descobrir como germinar a linhaça! Pegue um copo descartável ou outro potinho qualquer com tampa e um pedaço de papel toalha ou filtro de café.  Forre o fundo do pote com a sementes e em seguida, coloque o papel umedecido em cima.

Tampe bem e depois de dois dias as sementes começam a brotar. Encha um vaso tamanho médio com terra vegetal e com uma madeirinha, fure as covas para colocar os brotos. Cubra com a terra e regue umedecendo a terra. Dentro de alguns dias você já poderá transplantar para o solo definitivo.

Na horta

Espaçamento de 25 a 30 cm. Seria 30 cm em fileira e 10 cm entre plantas e as covas com profundidade de 1 a 2 cm. Para terrenos muito ácidos, antes de fazer o plantio, acrescente cálcio e carbonato. Pois dessa maneira você estará fazendo a neutralização para poder começar o plantio.

Quanto tempo demora para colher a linhaça?

Seu plantio é anual e  colheita da herbácea acontece posteriormente dentro de 6 meses após a sua germinação. Geralmente é plantada dessa maneira para que seja colhida em outono. A planta é resistente a seca, frio e geada.

Benefícios da linhaça

A linhaça está entre as queridinhas da turma que alimentos que certamente fazem bem a saúde. Confira agora alguns de seus benefícios:

Ajuda a emagrecer

Assim que este cereal, a semente, entra em contato com o nosso estômago, ele forma um gel que nos dá a sensação de saciedade. As sementes de linhaça triturada tem um efeito poderoso sobre os triglicerídeos, equilibrando a gordura corporal.

Combate a diabetes

Visto que uma vez saciados, comemos menos, isso equilibra o nível de açúcar, evitando a diabetes.

Intestino saudável

O consumo das fibras dessa herbácea traz saúde para o intestino que vai funcionar melhor, facilitando o trânsito do bolo fecal.

Vitaminas do bem

As vitaminas presentes na linhaça tem a tiamina que dão saúde para o sistema nervoso como também a piridoxina que evitam o o organismo de reter líquidos.

O óleo de linhaça

As sementes de linhaça são prensadas para extrair o óleo que certamente tem alto teor de ômega 3. Este maravilhoso alimento previne com efeito doenças cardíacas, reumáticas e neurológicas. Suas vitaminas e minerais ajudam na hidratação como também no crescimento capilar.

Prevenindo o câncer

Segundo estudos realizados recentemente, esta semente tem como já descrito anteriormente, que tem uma grande quantidade de ômega 3. Alem disso, tem ácidos graxos e esta dupla combate com eficácia o câncer de próstata, de intestino e de mama.

Sem TPM

Este óleo também contém a substância isoflavona que certamente equilibra os hormônios femininos, reduzindo assim os sintomas da temida TPM – tensão pré menstrual.

Pele saudável

O óleo dessa herbácea traz saúde para a pele hidratando de forma equilibrada.

Como consumir a linhaça

Esta semente está disponível para nosso consumido em óleo, cápsulas e também à granel para utilizar em saladas e etc.

Pragas que prejudicam a linhaça

Felizmente até o momento não foram encontrados registros de pragas que tenham atingido as plantações tanto industrial como doméstica. É provável que cresça em volta da plantação ervas daninhas que podem ser retiradas, resolvendo o problema

Quando não consumir a linhaça

Apesar de ser um alimento benéfico a saúde, este cereal não deve ser consumido por crianças com menos de 6 meses. Gestantes devem primeiramente consultar o médico antes de se alimentar da linhaça pois o consumo sem monitoramento, pode prejudicar o bebê.

Em contraste com o bem que a semente faz bem para os diabéticos, ela deve ser evitada por pessoas que apresentam hipoglicemia já que o cereal diminui as taxas de glicose no sangue.  Pessoas que tem problemas de coagulação sanguínea devem evitar a herbácea pois o sangue terá maior fluidez com seu consumo.

Pessoas com obstrução intestinal não podem consumir as sementes como também podem causar reações alérgicas ou o aumento de gases.

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares