Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como Plantar Gerbera

A gerbera é uma flor que parece ter sido feita a mão. É perfeita em seus traços vegetais nas pétalas da flor, com enfeites em seu miolo e uma cor certamente hipnotizante e vívida.

Neste artigo, você vai conhecer tudo e mais um pouco sobre essa obra de arte da natureza. Vamos falar sobre o que é a gerbera e também como preparar a terra para plantar gerbera.

Além disso você vai aprender como plantar gerbera no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento.

Origem

Primeiramente, a gerbera veio do Japão que iniciaram seu cultivo no ano de 1980, desenvolvendo tipos, espécies da flor em vasos para o avanço e disseminação da flor em vários países.

Certamente hoje em dia, existem ao redor do mundo, advindas das variedades híbridas Gerbera jamesonii e viridifolia, produzidas anteriormente na África do Sul.

Atualmente ela é cultivada na América do Sul, África, Ilha de madagascar como também na Ásia tropical. Seu nome é em homenagem ao naturalista Traug Gerber que a descobriu em Transval, na África do sul.

Características

A flor gerbera, ou margarida da África, como é conhecida, é da família Asteraceae que seria a mesma da margarida como também do girassol. A planta tem uma haste longa e reta, dando sustentação ao capitulo solitário, região onde é formada a inflorescência de pequenas flores então protegidas pelas brácteas.

Sua coloração varia entre laranja, rosa, amarelo, vermelho, branca e laranja. Ela tem entre 40 e 50 cm de altura.A gerbera tem 30 variedades sendo plantas perenes como também herbáceas. Suas folhas são basais e seu fruto é um aquênio de formato acicular.

O capítulo, que visualmente parece ser uma flor é composto por inúmeras flores individuais; isso vai variar de acordo com a posição do conjunto. Surpreendentemente, é uma das flores mais vendidas no comércio desse nicho e às vezes, supera a rosa, tupila, crisântemo como também o cravo.

Plantio da gerbera

A princípio, a temperatura ideal para a gerbera viver é entre 15º C e 25º C. gosta de clima seco. Assim sendo, a flor floresce em abundância em climas quentes e diminui sua floração em climas frios.

O solo  para cultivo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica, bem solto, arenosa e o pH deve ser levemente ácido entre 5,5 e 6,2. Ela precisa de muito sol para florescer bastante, pelo menos 4 a 6 horas de exposição.

Cultivo da gerbera

Vamos começar a por a mão na terra? Você vai saber como fazer mudas de gerbera com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água. Na verdade, a gerbera propaga-se por sementes como também através de mudas que são os “filhotinhos” que crescem ao redor da planta mãe.

Plantio em vasos de plástico, vasos de cimento, com sementes ou mudas

  • Primeiramente, prepare o substrato composto de terra simples, casca de ovos e carvão vegetal picado
  • Em seguida, pegue um vaso pequeno com furos no fundo e adicione uma camada de pedra brita, argila expandida ou pedriscos
  • Logo depois, coloque um pedaço de manta de bedim ou outro outro tecido geotêxtil
  • Agora adicione o substrato até a borda do vaso
  • Lance as sementes e em seguida, cobra com uma camada de substrato
  • Se acaso o plantio é com mudas, faça uma cova e acomode a planta, em seguida pressione um pouco com os dedos para ficar firme
  • Irrigue a ponto de somente umedecer o substrato
  • Para adubar sua planta e florescer muito, utilize adubo orgânico ou NPK 4-14-8

Em garrafa pet, terrário, em apartamento

Esta flor é muito fácil de se cultivar e dá certo em quase todos os ambiente, porém, não muito frios. Tem como plantar em apartamento, potes de sorvete e garrafas pet.  Em garrafa pet basta cortar a embalagem ao meio, fazer os furos no fundo e acompanhar as dicas acima para o cultivo.

No terrário, ficam esplêndidas pois como gostam de muito sol, deixe seu terrário na soleira da janela e em apartamento, você pode deixar na janela da cozinha, da sala e também em sua varanda.

Plantio na horta ou jardim

Antes de tudo, saiba que tem onde comprar sementes ou muda de gerbera pela internet ou loja física. É uma das flores mais vendidas no Brasil e você pode encontrar em lojas de produtos agropecuários, floriculturas, viveiro de plantas e até em hiper e supermercados. Cada sementinha produz com uma touceira:

  • Lembre-se que o solo deve ter boa drenagem, ou seja, livre de encharcamentos
  • Antes de qualquer coisa, antes de plantar, prepare o solo com adubo orgânico ou NPK 4-10-8
  • Lance as semente ao solo e cubra com uma camada de terra
  • Irrigue em seguida a ponto de somente umedecer o solo
  • Se acaso o plantio for com mudas compradas já prontas ou retiradas da planta mãe, faça uma cova, adicione fibra de coco, acomode o torrão e complete com a terra retirada da cova
  • Também irrigue a ponto de umedecer a terra
  • Esta planta tem a fama de ser invasora, por isso, escolha um local onde não fique tão perto de ademais flores

Replantio

Confira agora como cultivar, como cuidar, como semear a linda gerbera:

  • Separe um vaso pequeno ou médio com furos no fundo para uma boa drenagem
  • Em seguida, prepare um substrato contendo 1 porção de areia, 4 porções de terra simples e 1 poção de esterco de galinha
  • Logo depois coloque no fundo do vaso uma camada de argila expandida, pedriscos ou pedra brita para drenagem e adicione o substrato até alcançar 1 dedo de diferença da borda
  • Depois, retire o torrão de onde a gerbera estava plantada anteriormente
  • Faça uma cova no centro do vaso onde vai ser plantada de modo que caiba o torrão inteiro
  • Logo em seguida, cubra com o substrato
  • Irrigue em seguida somente umedecendo o substrato

Irrigação

A irrigação da gerbera, apesar de ser uma flor rústica e não muito exigente em relação ao solo. Mas como regar? Esta flor precisa de rega 2 x por semana de preferência bem cedinho ou no finalzinho da tarde. É preciso regar com mais frequência nos períodos mais secos.

Floração

A época do ano que dá frutos, ou melhor dizendo, a época do ano que floresce a gerbera seria o ano todo sendo que a fase mais intensa da floração acontece na primavera, verão e começa sua produção logo após 2 anos da sua semente germinar e brotar.

Poda

Veja agora como podar sua gerbera:

A gerbera como descrito anteriormente, é uma planta muito resistente, isto quer dizer que podar a flor somente para retirar folhas e flores mortas ou com algum machucado provenientes de chuvas fortes ou períodos de muito frio.

Lua para plantio

A lua além de enfeitar o céu, também contribui para o bom desenvolvimento das flores e ademais vegetais. E a melhor lua para plantar a gerbera é a lua crescente.

Arranjo

Confira aqui como fazer um arranjo com a belíssima gerbera:

  • Primeiramente, escolha um vaso, de preferência de cerâmica ou de plástico que imite cerâmica na cor da sua preferência
  • Compre e adicione no interior do vaso uma espuma própria para artesanato
  • Escolha gerberas, se possível, de diversas cores, faça furos na espuma e espete as flores nestes orifícios
  • Complete com galhos artificiais e galhos de trigo para deixar o enfeite mais diversificado

Pragas na gerbera

Tudo que a terra produz, infelizmente tem tipos de pragas para devorar, ou seja, se alimentarem de todo tipo de vegetação que nascem do solo.
E a linda e simpática gerbera também não escapa dos parasitas que provocam diversas doenças. Sendo assim, apresentaremos agora quais pragas e principalmente como acabar com as pragas que atacam a gerbera:

Alternaria

Esta doença é uma infecção disseminada por um fungo. Se propaga entre restos vegetais e também pode ser transportado por insetos, começando a contaminação já nas sementes. Os sintomas são manchas de coloração marrom avermelhada clara e seca nas folhas. Conforme o tempo passa, o centro dessas manchas ficam pálidas e por consequências, as folhas ficam inteiramente amareladas.

Para prevenir como também eliminar essa praga é preciso:

  • Revisar a forma de rega e nutrição da planta. Saiba que o ambiente propício para este fungo seria úmido e as plantas estando enfraquecidas.
  • Faça aplicação de fungicida específico

Podridão cinzenta

Esta praga também é causada por fungos e semelhantemente como o exemplo citado anteriormente, também de desenvolve em ambiente mais úmido que o normal. Se acaso a planta não for tratada logo, as flores vai desaparecer logo. Para exterminar essa praga será necessário:

  • Equilibrar a rega de tal forma que desfaça o clima favorável ao desenvolvimento do fungo
  • Replante sua gerbera em outro solo pois os fungos ficam no terreno, substrato ou solo onde a planta foi infectada
  • Aplique fungicida específico

Pepino mosaico

É uma doença provocada por um vírus que deixa as folhas com coloração amarelo esverdeada e consequentemente, deforma as mesmas. Pode também aparecer entre as veias das folhas. Aqui é preciso tratar com pesticida específico.

Praga esclerótica e praga tardia

A esclerotinia ou praga esclerótica igualmente é causada por fungos e os sintomas da sua presença na gerbera são pontos nas folhas e as flores vão ficando com cor pálida.

A praga tardia vem de fungos ficam escondidos no solo, somente esperando a próxima vítima. Ele causa a seca das folhas começando pelo centro e terminando em suas bordas e consequentemente contamina também as flores que ficam semelhantemente secas. Por consequência, as raízes apodrecem causando a inevitável morte da planta. E para exterminar essa doença:

  • É preciso parar de irrigar a planta
  • Substituir o solo onde a gerbera está plantada
  • Utilizar fungicidas próprios para essas doenças.

Orvalho Mealy

É mais uma praga causada por fungos que se aproveita da alta umidade e fertilizante em excesso no solo. A prova de que a flor está infectada pelo orvalho mealy são as manchas oxidadas sobre o pecíolo das folhas da planta. Para tratar essa doença será necessário:

  • Ventilar o local onde a gerbera esta como também deixar o ambiente mais iluminado
  • Aplicar fungicida específico

Afídio

Os afídios são insetos alongados que sugam a seiva das plantas. O primeiro sinal da presença do afídio é a murcha da flor e pequenas perfurações nas folhas, região exata onde o parasita se alimenta dos nutrientes da planta. No início da infestação, é possível adicionar sabão nas artes afetadas e em seguida, enxaguar com água. Se acaso os parasitas conseguiram formar colônia, será necessário utilizar inseticidas.

Mosca branca

São mariposas que depositam suas larvas na parte inferior das folhas da planta. As larvas devoram as folhas deixando uma substância brilhante e pegajosa. Para acabar com essa praga, utilize inseticida específico.

Ácaro aranha

estes ácaros em forma de aranha também se alimentam da seiva da planta, fazendo com que consequentemente a planta não consiga se alimentar corretamente.

Suas folhas ficam amarelas e ressecadas como também pode ocorrer a proliferação de carrapatos nas mesmas. Para eliminar a praga será preciso cortar as partes afetadas da planta e lavar com água abundante para retirar ovos e larvas. Em seguida, aplique inseticida específico.

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares