O tomatillo é um tomatinho simpático que parece feito de papel, além de servir como decoração para sua cozinha, com toda certeza pode ser usado em molhos e ademais pratos saborosos. Confira neste artigo como plantar tomatillo e ademais curiosidades sobre este ” mini tomate”.
Origem
O tomatillo veio do México e começou o seu cultivo na era pré-colombiana. É atualmente cultivado nas Américas, porém não existe no extremo norte. Logo depois, passou a ser exportada para Jamaica, Flórida, Porto Rico, Bahamas, Índia, África do Sul e Quênia.
Características
O tomatillo também é chamado de tomate da casca ou tomate mexicano. Ele pode ultrapassar 1 metro de altura e seu fruto se parece com o tradicional tomate e por fim, são envolvidos por uma capsula semelhante a papiro ou papel.
Como descrito anteriormente, eles são usados em molhos e conservas mas além disso, podem ser consumidos cozidos ou fritos. Curiosamente, seus frutos maduros são verdes mas também existem espécies em que são roxos ou amarelos. Apesar de ter aparência de tomate, o tomatillo não possui licopeno.
Plantio do tomatillo
O tomatillo gosta de clima quente e sua temperatura ideal certamente é de 16º C. A planta precisa de exposição direta ao sol apesar de crescer bem em local com sombra parcial porém com bastante luminosidade.
O solo deve ser bem drenado como também fértil e com muita matéria orgânica. Além disso, o pH ideal está entre 6,5 e 7. A irrigação deve ser moderada, somente para umedecer o terreno, certamente sem encharcar.
Como plantar tomatillo em vasos ou horta
- Pegue um vaso pequeno, sementeira ou outro recipiente com furos no fundo para uma boa drenagem
- Logo depois, encha com terra rica em matéria orgânica e enterre as sementes com 1 cm de profundidade
- Em seguida, cubra com terra e borrife água não a ponto de encharcar
- Quando as mudas estiverem com 10 cm de altura, já podem ser transplantadas para solo definitivo ou podem permanecer no recipiente até precisar de um maior.
Na horta
- Pegue as sementes ou mudas, faça uma cova e acomode as mudas ou sementes
- Cubra com terra e umedeça com água, sem encharcar
- O espaçamento entre linhas deve ser de 90 cm e entre plantas de 45 a 90 cm
- A colocação de estacas para apoio da planta são essenciais, evitando o contado do fruto com o solo que posteriormente pode transmitir doenças.
Como adubar o tomatillo?
Antes de tudo, se você plantou seu tomatillo em solo rico em matéria orgânica, com toda certeza ele vai crescer sadio, mas em todo caso, é possível fazer adubação com material orgânico como por exemplo, casca de ovos em pó.
Primeiramente você lava as cascas de ovos, deixa secar e logo depois, triture no liquidificador ou processador. Em seguida, é só lançar na plantação.
Quanto tempo demora para colher o tomatillo?
A colheita do tomatillo pode ser feita assim que seu envoltório começar a se romper e semelhantemente acontece com os tomates da cor verde.
Benefícios do tomatillo
Segundo pesquisas recente, o tomatillo tem substâncias que previnem câncer e seus componentes não causam efeitos colaterais e não apresentam nenhuma toxidade. Além disso, é rico em vitaminas A, C, K e também niacina, potássio, magnésio e manganês.
Bem estar para o estômago
O tomatillo tem muitas fibras que auxiliam no trânsito intestinal e além disso previne a constipação, cólicas e excesso de gases.
Previne a diabetes
As fibras do tomatillo também equilibra os níveis de glicose no sangue, prevenindo a diabetes ou controlando a taxa de quem já tem a doença.
Ação antibacteriana
O tomate mexicano tem ação antibacteriana, combatendo com eficácia a inflamação de garganta causada pela bactéria streptococcus. O fruto da planta também previne a caxumba pois também tem ação analgésica e anti inflamatória.
Trata gripe e resfriado
O tomate de casca tem antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico eliminando com eficácia gripe e resfriados.
Previne o câncer
As substâncias presentes no tomatillo , combatem os radicais livres que atacam as células para transformá-las em câncer.
Sem micoses
As micoses são fungos que se instalam na pele ou unha provocando posteriormente, a temida micose. O tomatillo com toda certeza elimina este incômodo.
Saúde para a visão
O tomate mexicano tem vitamina A e a substância derivada dela chamada betacaroteno que previne doenças oculares como por exemplo glaucoma como também a degeneração macular.
Ameniza a asma
O tomatillo tem propriedades medicinais que aliviam as crises de asma que podem desencadear por diversos motivos.
Energia para perder peso
Este mini tomate tem muitos nutrientes, vitaminas e minerais e além disso tem poucas calorias. É ideal para ajudar a perder peso com saúde. Isso porque contém a niacina, substância que gera energia para nosso organismo.
Melhora a pressão e saúde do coração
O tomatillo tem o potássio, um vaso dilatador que relaxa os vasos sanguíneos, melhorando a fluidez do sangue e prevenindo doenças do coração. Ele previne o acúmulo de placas de gordura nas artérias prevenindo ataque cardíacos como também derrames.
Cuidados importantes
Para a compra de tomatillos, evite os frutos muito roxos ou amarelos pois isto quer dizer que eles estão em estado avançado de maturação. O sabor dele é ácido, ou seja, comê-lo puro talvez não seja muito agradável. Por isso, ele é servido em molhos salgados como também em molhos doces e para uma salada mais picante, ele é utilizado em pouca quantidade.
Também é preparado frito ou cozido enquanto que os da variedade roxa ou vermelha que consequentemente são mais doces, são usados para fazer compotas.
Pragas que prejudicam o tomatillo
O tomatillo apesar de ser uma planta fácil de cuidar, também apresenta pragas que se aproveitam de qualquer situação para devorá-lo. Confira as pragas que o prejudicam e como eliminar:
Percevejo do tomateiro
Este inseto pica o fruto, fazendo com que ele murche e por consequência apodreça.
Quando não consumir o tomatillo
O tomatillo deve ser consumido com cuidado por pessoas alérgica pois as substâncias da fruta contém toxinas. Os sintomas decorrentes de intoxicação pelo fruto são irritação respiratória, irritação da pele como também nos olhos e lábios. Também pode provocar dor, tontura, diarreia e além disso, vômito.