Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como Plantar Girassol

Se existe uma flor que ama tanto o sol que o segue, esta certamente é o girassol. Ele contempla o astro rei desde a hora que nasce até a hora em que se põe. Muito romântico, não é?! Pois bem, no artigo de hoje o girassol será a celebridade.

Primeiramente, vamos te ensinar como cultivar e como cuidar do girassol e além disso, vai aprender como fazer mudas de girassol com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente e muito mais!

Origem

O girassol tem o nome científico de Helianthus annus. O significado desse nome é “flor do sol” e sua origem vem da América do Norte e como descrito anteriormente, ela gira o caule para se posicionar na direção onde o sol está indo. Este processo é exclusivo desta flor heliotrópica.

Características do girassol

A maioria dos girassóis como descrito anteriormente, são nativas da América do Norte, salvo 3 espécies que são da América do Sul. São eles o Helianthus annuus,  o girassol e o tuberosus, o tupinambo. Esta espécies são cultivadas na Europa como ademais países ao redor do mundo.

O girassol cresce de 60 cm até 4 metros de altura, suas folhas tem pecíolos e são serrilhadas e com toda a certeza são pegajosas. as folhas inferiores tem aspecto ovalado ou cordiformes. Já as folhas superiores são alternadas porém mais estreitas. São flores anuais e consequentemente morrem logo após as flores murcharem.

Solo e clima para plantio girassol

O girassol é uma flor versátil, isso torna os cuidados de como preparar a terra para plantar bem mais fácil. A temperatura ideal para o girassol viver está entre 18ºC e 33ºC  mas surpreendentemente, ele sobrevive a uma geada. Antes de tudo, verifique bem qual variedade de semente da flor você irá plantar.

Isso porque existem a espécie anã , cuja a altura certamente não passa de 30 cm como também a espécie tradicional que crescem até mais que 4,5 metros. O girassol não exige cuidados com o solo mas para estimular seu crescimento, o solo pode ser rico em material orgânico, solto ou compacto e principalmente arenoso.  Além disso o pH deve estar entre 6 e 7,2.

O plantio do girassol é realizado somente com plantio de sementes para posteriormente, gerarem mudas. As estacas servem para apoiar a planta que pesa durante seu desenvolvimento.

Germinação

Antes de tudo, como plantar girassol no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, é preciso germinar a semente:

  • A princípio, coloque as sementes de girassol de molho por 12 horas em recipiente fechado (pode ser um pote com tampa)
  • Logo após o tempo esperado, escorra as sementes e deixe elas ali mesmo,descansando de um dia para o outro
  • Durante 5 dias repita este procedimento, lavar e deixar no escorredor até o dia seguinte
  • Conforme você vai lavando, o broto começa a nascer até o ponto para o plantio. Depois de brotar, tem como replantar, transplantar, mudar de lugar seu girassol

Plantando girassol

Esta flor é vigorosa e cheia de energia por isso, ela precisa do sol pelo menos 8 horas ao dia. Aprenda agora como cultivar o girassol, como regar e também como podar depois se necessário:

  • Salvo que a planta receba ventos fortes, mantenha a flor longe de muros, paredes ou outras estruturas que a impeçam de receber a luz do sol
  • Os girassóis não resistem terrenos alagados. Isso porque a planta tem longas raízes primárias que podem apodrecer nessas condições
  • Primeiramente, faça covas de 2,5 cm a 5 cm de profundidade com espaçamento de 15 cm entre elas
  • Cubra com a terra regue em seguida cuidando para nunca encharcar o solo
  • Enquanto os brotos estiverem crescendo, para irrigação, mantenha uma distância de 7,5 a 10 cm
  • O girassol tem muitos predadores que certamente vão querer comer a semente de girassol. Entre eles temos caracóis, passarinhos esquilos e ademais espécies. Por isso, se possível, cubra o solo com uma rede para dificultar a passagem deles até a planta. Além disso, coloque repelentes para carocóis ou iscas
  • Quando os caules estiverem bem firmes e estáveis diminua as regas para 1 x na semana. Posteriormente em tempos mais secos, faça a irrigação frequentemente
  • A melhor época para o plantio do girassol são entre dezembro e fevereiro

Poda

  • Quando o girassol estiver com 7,5 cm de altura, tire as plantas mais fracas, isso vai fortalecer a flor por não ter que disputar nutrientes com outra. Vá retirando até ademais plantas ficarem 30 cm afastado.

No vaso

Primeiramente, o girassol geralmente gera 1 flor por semente. É possível ter girassol florescendo o ano inteiro, sendo necessário replantar de 10 a 14 dias. Também existem variedades que não precisam ser replantadas e tem cores que fogem do tradicional como a cor ferrugem e bordô.

  • A princípio, a variedade indicada para o plantio dessa flor seria o girassol anão. O vaso deve de 20 a 40 cm
  • Já para os girassóis de porte grande, o vaso deve ter no mínimo 20 litros
  • Coloque um prato no fundo do vaso, que deve ser furado no fundo para uma boa drenagem. Coloque areia também para evitar o mosquito da dengue. Prevenção nunca é demais!
  • Faça um substrato orgânico que pode ser pó de ovos ou cascas picadas de legumes.
  • Plante cada semente com 2,5 cm de profundidade
  • Se for mais de uma flor, deixe espaço de 10 a 12,5 cm entre elas cuidando para certamente não aproximar das bordas do vaso
  • Sempre esteja verificando se o solo está seco e umedecendo pois esta flor precisa de mais aguá que ademais flores
  • De 7 a 10 dias o broto já estará se desenvolvendo

Girassol anão

Esta flor é uma variedade belíssima de girassol. Ideal para enfeitar jardins devido ao seu tamanho. Confira agora como plantas essas flores:

  • Antes de tudo, separe um vaso de 20 a 40 cm
  • Em seguida, coloque cascalhos, pedra brita e ademais pedras para drenagem
  • Coloque a terra simples misturada a algum substrato orgânico, deixando 3 cm de distância do topo do vaso
  • Logo após, coloque de 2 a 10 sementes
  • Regue na sequência, cuidando para não encharcar a terra

Adubação

Como descrito anteriormente, o girassol cresce bem em solos pobres. E se caso você não planta a flor em escala industrial, é melhor não adubar pois ela pode certamente sofrer se for fertilizada em excesso. Mas no caso de plantio em maior quantidade de plantas, dilua o fertilizante químico específico em água e despeje em uma espécie de “mini vala” ao redor da planta.

É importante que esteja longe da base da planta e os adubos mais indicados para o girassol são os ricos em nitrogênio. Deve ser feita somente 1 aplicação pois a liberação é de forma lenta no solo.

Por serem altos e pesados, muitos girassóis podem precisar de estacas para se apoiarem, salvo se estiverem plantados rente a cercas ou muros baixo. Coloque a estaca com cuidado e aliás, amarre um material macio ou pedaço de pano na ponta para não danificar as raízes.

Onde encontrar sementes ou mudas

Onde comprar sementes ou mudas de girassol pela internet ou loja física?

  • Certamente elas são facilmente encontradas em supermercados, lojas de jardinagem e até em lojas de conveniência mas o problema, é que são somente para consumo.
  • Mas é possível comprar sementes para o plantio na internet ou lojas físicas, aliás, você consegue até comprar sementes de espécies raras dessa flor
  • No caso de comprar em viveiro de plantas, é bom se informar com o atendente de qual é a espécie a qual você está comprando as sementes

Flores

O girassol como todas as flores, tem seu período de floração. Então, qual época do ano que floresce o girassol?

  • Esta flor adiante floresce de entre setembro e março. Levam de 80 a 120 dias para o amadurecimento das sementes. Eles duram de 30 a 45 dias quando a parte detrás da cabeça da flor apresenta cor marrom.

Polinização

A flor tem polinização cruzada que é realizada por abelhas sendo que a apis millifera L é a que certamente poliniza o girassol com sucesso.

Arranjo de girassol

O girassol alegra e traz vida para qualquer lugar. Por isso, vamos te mostrar como fazer um arranjo de girassol formidável:

Primeiramente, o girassol se harmoniza muito bem com outras flores em um lindo buquê ou em um arranjo para enfeitar sua casa e principalmente para dar mais vida ao escritório onde você trabalha. O arranjo pode ser feito com girassóis frescos como também secos.

Ele serve para adornar mesas em festa de casamento, debutantes com também em formaturas. Uma dica para festa de casamento, é combinar o girassol com rosas em tons pastéis e até arriscar uma delicada margarida. E porque não, a noiva adentrar linda na igreja com um buquê caprichado no girassol?

Benefícios do girassol

O fruto do girassol são suas sementes que fornecem proteínas, nutrientes como também vitaminas e fibras, importantes para o nosso organismo. Confira agora os benefícios do girassol que pode ser consumido em forma de chá das sementes ou consumi-las como aperitivo:

Controle da glicemia

Por conter gorduras insaturadas, proteínas, vitamina E, fibras, zinco, cobre, selênio e ademais minerais, o girassol equilibra os níveis de glicose no sangue, prevenindo a diabetes ou amenizando os sintomas de quem já tem a doença

Saúde para seu coração

As sementes de girassol tem uma grande quantidade de gorduras boas que ajudam a proteger o coração, pois equilibra os níveis de colesterol. E além disso, diminui os triglicerídios e regula a pressão arterial.

Combate a prisão de ventre

O girassol combate a prisão de ventre melhorando a composição do bolo fecal e consequentemente, melhora também o trânsito intestinal devido as fibras presentes nas sementes.

Ganho de massa muscular

Esta semente tem proteínas que ajudam no aumento de massa muscular

Ajuda a emagrecer

O girassol, ou melhor, suas sementes contém fibras que promovem sensação de saciedade, o que diminui sua fome, ajudando a emagrecer

Pragas que prejudicam o girassol

O girassol é como um buffet livre para muitos insetos. Confira agora quais os tipos de pragas que existem para dar dor de cabeça aos produtores como também vai saber como acabar com as pragas:

O super inseticida orgânico

Este inseticida seria a calda sulfocálcica que certamente elimina fungos, ácaros, cochonilhas, besouros e ademais insetos que sugam a seiva das planta. Com esse pesticida orgânico, você consegue acabar com os parasitas que querem matar seu girassol. Esta substância está à venda em viveiros de plantas ou lojas de jardinagem e em sua composição tem cálcio e enxofre.

Besouro do capítulo

Este parasita vive no solo e logo após as larvas saírem dos ovos, posteriormente se alimentam das raízes das plantas hospedeiras e consequentemente o girassol desacelera o seu crescimento normal.

Besouro Chrysomelidae

Este bichinho quando em estado larval devora as raízes e em fase adulta por conseguinte também ataca as folhas do girassol. Em alguns casos, o besouro pode atacar as sementes.

Vaquinha ou Patriota

A vaquinha é um besouro que ataca o caule, folhas como também o capítulo.

Percevejo castanho

Este parasita ataca o capítulo do girassol e seu extermínio é difícil podendo dizimar grandes plantações. A prevenção é a única saída:

  • Se o solo onde já houve episódios de ataque desse inseto, posteriormente faça aragem no solo
  • Trate as sementes antes do plantio
  • Sempre esteja limpando o solo, tirando ervas daninhas

Percevejo Verde

Este inseto ataca o caule do girassol, sugando sua seiva.

Percevejo pequeno

O percevejo pequeno ataca várias culturas e principalmente o girassol. Ele atua no capítulo da flor

Percevejo marrom

O parasita percevejo marrom se alimenta do capitulo do girassol

Lagarta do girassol

Esta praga é a que mais destaca dentre ademais que atacam a flor. Ela ataca vorazmente a flor, devorando caule e folhas, fazendo um grande estrago na plantação. Suas borboletas são laranjas com manchas pretas.

Lagarta da soja

A lagarta da soja tem ganhado força e espaço sendo uma preocupação para os agricultores pois em mostrado resistência a vários inseticidas. Ela consome as folhas e capítulo do girassol.

Lagarta rosca

Esta praga no estado larval, corta o caule e raízes do girassol, ataca principalmente as plantas novas.

Falsa medideira

A falsa medideira é um lagarta que desfolha todo o girassol, prejudicando seu desenvolvimento

Quando não consumir girassol

O óleo do girassol tem alto teor de ácidos gordos chamados de polinsaturados. Quanto entram em contato com o nosso organismo, podem danificar oxidando o sangue. O excesso desse tipo de ácido pode aumentar a pressão, causar problemas renais e ademais complicações em sua saúde.

Consumir óleo de girassol em excesso pode causar dores articulares, diabetes como também obesidade, câncer nos homens, câncer de mama e menopausa.

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares