Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar Cacto

Enganou-se quem pensa que aqui no Brasil, cacto só aparece no desenho do Pica-pau. Ele faz sucesso como ornamento para jardins.

E além disso, também é o bibelô para enfeitar o interior das casas. Confira nesse artigo como plantar cacto passo a passo e mais curiosidades sobre esta exótica planta.

Origem

O cacto veio da Américas mas há rumores de que algumas espécies vieram dos confins da África. Hoje ele está na Patagônia, Brasil, principalmente na região nordeste, Canadá como também no Caribe. Aqui em nosso país existem duas espécies bem conhecidas, a saber, o cacto mandacaru e o flor-de-maio que são os mais usados para ornamentos.

Características

Primeiramente, o cacto é uma planta que pertence a família cactaceaes e existem registradas 2.273 espécies. Algumas tem os ramos longos e suculentos.

E além disso, possuem folhas fotossintéticas, suas folhas são singulares com espinhos que crescem à partir de estruturas chamadas aureolas. No cacto não existe estípula, uma estrutura específica em algumas plantas, e seu fruto é no formato de baga.

Certamente é conhecida a valentia do cacto que vive muito bem em terrenos extremamente áridos e secos. Sua principal garantia de sobrevivência é armazenar bastante água. Mas existem mini cactos ornamentais que são adaptáveis a terrenos  úmidos e que vivem tranquilamente na horta ou em vasos dentro de casa.

Eles podem ser achatados, em forma de globos, angulosos como também em formas angulares e de vários tamanhos. O maior já registrado tinha 19,20 metros enquanto que o melhor de todos tinha 1 cm apenas.

Suas flores são isoladas,  geralmente muito grandes e hermafroditas. Existe exemplares que floresce somente após 80 anos de idade ou quando atingem aproximadamente 2 metros de altura.

Plantio do cacto

Os mini cactos para ornamento, ao contrário do que se pensa, são plantas fáceis de cultivar e cuidar:

  • Você pode comprar as sementes em uma loja de jardinagem ou retirar de uma vagem de mini cacto
  • Primeiramente, você deve  tirar a vagem de um cacto já maduro, cortar e retirar as sementes
  • Antes de tudo, é preciso separar um recipiente raso para o plantio do cacto com um solo altamente drenado
  • Em seguida, umedeça a terra, que não precisa ser fértil, a ponto de não encharcar
  • Lance as sementes na superfície da terra sem enterrá-las
  • Espalhe por cima uma camada fina de areia misturada com terra
  • É importante frisar que os cactos, mesmo os ornamentais, não prosperam em solo úmido pois podem adoecer
  • Depois cubra o recipiente, de preferência com uma tampa transparente e leve ao sol por algumas horas do dia
  • Sempre procure mantê-lo onde a temperatura do ambiente estiver de quente à morno
  • Quando os espinhos começarem a aparecer, a planta começa a brotar à partir de um mês, retire a tampa durante o dia
  • A medida que for crescendo, você pode ir tirando a tampa gradativamente
  • Monitore sempre o recipiente quando retirar definitivamente a tampa. Isso porque vai ser preciso regar constantemente pois a água no solo, vai evaporar rápido.
  • Depois de 6 meses à 1 ano transplante-o para um vaso grande para ele se desenvolver melhor

Na horta

Para seu plantio de cacto na horta dar certo, a dica é após 1 mês, quando ele estiver mais fortes, transplantar a muda para o solo definitivo, cuidando sempre com a rega equilibrada e constante.

Cuidados extras com seu cacto

A princípio, é provável que sua planta precise ser transplantado posteriormente, várias vezes em recipientes diferentes. Isso às vezes, é estressante não apenas para você mas principalmente para o cacto. Por isso é imprescindível dar um “descanso” desse estresse para a planta toda vez que ela for mudada de recipiente.

  • Experimente deixá-lo em uma área com sombra parcial até que suas raízes fiquem firmes
  • Em seguida, coloque a planta no sol aos poucos por 1 mês.
  • Neste caso, evite regas constantes, permita que o solo seque bem para daí molhar

Quando devo plantar o cacto?

O cacto deve ser plantado na primavera pois ele precisa estar estabelecido para que resiste ao clima mais ameno e principalmente chuvoso, se houver.

Como adubar o cacto?

Apesar de crescerem lentamente esta planta pode receber suplementos para seu crescimento na primavera e verão. Pode ser usado levemente um fertilizante ou matéria orgânica vegetal. É possível usar uma solução líquida 1 vez por mês já que a planta exige menos fertilizante que ademais.

Cuidados com seu cacto

Apodrecimento

O problema mais comum que atinge os mini cacto ou outros cactos de ornamento é a podridão por rega excessiva. Além de facilitar a proliferação de fungos, também incha a planta deixando ela com aspecto feio, amarronzado.

Se caso isso acontecer, a possível solução é cortar as partes afetadas da planta e replantar em outro recipiente. O descarte seria a ação mais acertada pois esta planta pode espalhar fungos para outras.

Evitando o estiolamento

O estiolamento é uma condição em que a planta apresenta palidez no crescimento devido a deficiência de exposição ao sol. Sendo assim, você deve colocar a planta no sol mas em doses homeopáticas, pois um exposição imediata pode acabar de matar a planta.

Não o exponha após o uso de inseticidas

Quando você aplica inseticidas ou pesticidas em seu cacto, esta substância age por um tempo, como se fosse um “bronzeador”. Por isso, não exponha ao sol logo em seguida à aplicação do veneno. Com toda certeza isso vai deixar seu cacto acinzentado e principalmente ressecado. Deixe ele a sombra até o efeito do inseticida ter passado.

Pragas que prejudicam o cacto e como eliminá-las

O cacto com sua reserva de água e superfície macia em sua estrutura, é uma presa fácil para algumas pragas:

  • Pulgões – esta praga ataca o cacto se alimentando da seiva e deformando sua estrutura. Para acabar com os pulgões, será necessário borrifar inseticida.
  • Fungos – conforme descrito acima no tópico “apodrecimento” é o fungo que causa além disso, amarelamento no cacto. E conforme orientado, será preciso se desfazer da planta para evitar contaminação nas outras.
  • Formigas – se você ver uma “carreira de formigas” indo até seu cacto, pode saber que pulgões ou fungos deixaram o melaço doce que excretaram enquanto devoravam sua planta.  É trágico, mas é isso mesmo! As formigas são atraídas por essa substância e cortam o cacto sem dó, nem piedade. Nesse caso, se ainda der tempo, pode ser usado um formicida.

 

 

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares