Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar orquídeas-plantio-Rega e muito mais

Descubra o passo-a-passo de como plantar as maravilhosas orquídeas

Ai ai, é de suspirar né!? Como pode ser tão linda e perfeita! Nesse artigo vamos ter o prazer de conhecer mais sobre essa flor que tem até fã clube. Aqui, você vai ficar quase um expert em como plantar orquídeas.

Onde surgiu a orquídea?

Especula-se que a orquídea foi uma das primeiras flores a surgir na terra à cerca de 120 milhões de anos! Existem cerca de 35.000 espécies dela . A orquídea mais top do mundo é a baunilha(panifolia) e a coca-cola conhece muito bem essa flor. E o que é que a coca-cola tem à ver? A coca-cola utiliza suas sementes como aromatizante.  A ilha de Madagascar é o maior produtor do mundo da orquídea baunilha.

Os escritos em relação as orquídeas datam de 700 a.c. pelos chineses e japoneses.  Somente os ricos podiam fazer o cultivo.

A forma de reprodução da orquídea acontece de três formas:

  1. Dependem de insetos voadores
  2. Rastreamento de insetos
  3. Vento para polinização

A principal dúvida que não quer calar: como plantar orquídea no vaso ou horta?

No vaso(sem terra) até vai, mas na horta sem chances porque as orquídeas nascem nos topos das árvores e o curioso é que elas não gostam de terra porque é encharcada, junta fungos e pode matá-la. Por isso não perca seu tempo e sua muda tentando plantá-la na horta!! Apesar de aparentar delicadeza, as orquídeas são bem rústicas.

Plantio

Mudas

O método de plantio de orquídeas é feito dessa forma visto que dificilmente se encontra  semente de orquídea.

Os vasos para o plantio seria o de barro cozido com furos nas laterais ou os de plástico também com furos nas laterais. Se puder, separe em várias mudas. Lave as raízes com cuidado para não quebrar. Coloque no fundo do vaso uma camada de de drenagem.

Uma sugestão pode ser argila, brita ou isopor e na sequência, acrescente como substrato cascas de árvores, carvão e vermiculita (pó que contém umidade) que são ideais para elas. Algumas pessoas usam a fibra de coco, mas como ela fica úmida por muito tempo, não vai dar muito certo visto que ela gosta de pouca água. 

Os vasos para o plantio de orquídeas seria o de barro cozido com furos nas laterais ou os de plástico também com furos nas laterais. Se puder, separe em várias mudas. Lave as raízes com cuidado para não quebrar. 

Coloque o substrato e acomode a planta em um dos cantos do vaso (se é que vaso redondo tem canto, rsrsrs brincadeirinha!) Coloque ao lado um pouco de adubo ou mistura orgânica.

Irrigação

A rega da orquídea deve ser somente uma vez por semana, se molhar mais que isso, corre o risco de proliferação de fungos. Deixe-a próxima a claridade, elas gostam de luz mas não diretamente ao sol para não correr o risco de queimá-las.

As orquídeas podem ficar em pequenos espaços, como em apartamentos e varandas. Muitas delas são plantas híbridas (mistura de espécies feitas em laboratório). As híbridas são mais resistente e fáceis de serem cultivadas.

OBRA DE ARTE DA NATUREZA

Variedades

Cattleya Violacea

É bem popular em todo o mundo. É roxa e costuma nascer em troncos e galhos de árvores. Sua floração  vida é de 10 à 30 dias. Ela prospera em ambientes úmidos, com boa ventilação e com luz indireta. Elas tem um “termômetro natural”; se estão recebendo pouca luz, sua coloração fica escura (o que pode comprometer sua floração), e se estiverem muito claras, é excesso de claridade.

Phalaenopsis

É comum na Ásia, Indonésia, China, Filipinas e Taiwan. Sua cor é roxa. Geralmente nasce suspensa em troncos de árvores. Gosta de boa luminosidade e alta umidade no ar. Ela prospera bem em climas quentes apesar de não ser tão exigente quanto ao clima mas mesmo assim, suas folhas são sensíveis em relação ao sol.

Dendrobium

É mais comum na Austrália, Nova Guiné e Índia  e sua expécie exige cuidados. Tem flores com tonalidades diferentes e com duração de aproximadamente 30 dias.

Orquídea Cattleya Haw Yuan Angel

Seu cultivo pode ser feito em vaso pequeno, pode dar até 04 flores por haste e tem duração de 25 dias sua floração.

Orquídea Catlleya Mossiae

Gosta de climas mais amenos. Sua floração dura em toda a primavera e início do verão. Seu aroma é similar ao cheiro de alho.

Orquídea Brassocattleya Pasttoral Innocence:

É uma espécie híbrida (criada em laboratório) nos meados de 1.961. Muito popular e usada em buquê de noivas.

Agora vamos conhecer as mais raras que existem:

Fredclarleara After Dark

Sua coloração é preta resultado de desenvolvimento híbrido.

Dendrophylax lindenii

Também conhecida como orquídea fantasma pelo fato de ter somente flor e raízes.

Cattleya walkeriana

Esse tipo de orquídea é toda Brasil. Com cores e formas exuberantes. É conhecida como feiticeira. Ela nunca mais foi encontrada na natureza, é tão rara que um exemplar seu custa centenas de reais.

Paphiopedilum rothschildianum

É considerada a mais rara e mais cara da família Paphiopedilum. Aqui no Brasil, ela é conhecida como “sapatinho”devido ao formato da flor.

 

 

 

USADA COMO BUQUÊ EM MUITOS CASAMENTOS

Temos também as orquídeas Brasileiras:

Orquídea Cattleya Julio Conceição

Batizada com o nome do seu criador, ela é uma espécie híbrida. Sua cor é branca e sua principal característica é o facil cultivo e a quantidade de floração.

Orquídea Cattleya Labiata

Ela é a rainha do nordeste; sua coloração e perfume são marcantes o que faz dela a mais desejada e procurada.

Orquídea Cattleya Intermédia

Tem variedade de cores sendo elas rosa, roxa, azuladas ou lilás. Por desidratar rapidamente, o cuidado deve ser redobrado.

Pragas que atacam as orquídeas

Cochonillas

Sugam a seiva da planta e podem levá-la a morte por inanição (falta de alimento)

Lagartas

Chegam a devorar a planta inteira

Lesmas e caracóis

Comem as raízes da planta e como tem hábitos noturnos, dificilmente você os verá; saberá que estiveram ali pelo ” rastro nojento” que deixam por onde passam.

Gostou do post? Você  tem orquídeas em casa ou no trabalho?

Deixe nos comentários e até o próximo artigo!

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares