Como plantar bromélia

Aprenda a plantar bromélias passo a passo bem explicado

Bromélias linda e multicores. Hoje você vai conhecer a linda e exótica bromélia: sua origem, como plantar bromélia e muito mais…

Origem

Veio do continente americano. A plantação de bromélia é cultivada no sul dos Estados unidos até o norte da Argentina.

Clima e solo

Para o plantio da bromélia, elas não podem ficar muito exposta ao sol e a irrigação deve ser frequente mas em pouca quantidade para não encharcar o substrato e haver proliferação de fungos. Precisam de lugares com boa ventilação, principalmente em viveiros ou locais fechados. Durante o inverno precisam de mais cuidados, já que gosta de climas quentes e úmidos.

Características da bromélia

Sua floração acontece no verão e suas cores são: vermelha, roxa, vinho, laranja, rosa, verde, amarela e branca. Elas florescem uma vez só. Elas florescem, soltam brotação e depois morrem. Geralmente ela é usada para ornamentos mas também há algumas espécies dela que tem uso farmacêutico como xaropes gripais.

Aqui no Brasil ela é conhecida como Caraguatá do campo. Ela é encontrada geralmente em cerrados brasileiros.Tem folhas tanto largas como estreitas, lisas e serrilhadas, às vezes com espinhos, além de verde tem coloração vermelho, vinho, com manchas listras e pintas.

Plantio

Com sementes (breve explicação):

As bromélias tem dois tipos de fruto: baga e cápsula. O que é baga? É tipo uma bolsinha (mucilagem) onde ficam as sementes lisas. Você consegue as sementes de bromélia, espremendo essas bagas em uma peneira fina. Já as cápsulas abrem-se quando ficam maduras e quando isso acontece, já devem ser colhidas as sementes que são plumosas e facilmente transportada pelo vento.

Segue como plantar com sementes:

  • Após pegar as sementes, lave e deixe secar sobre folhas de papel absorvente à sombra
  • Pegue uma sementeira ou um recipiente com furos
  • Coloque nele restos de palha, cascas, troncos bem triturados e se tiver partes de um xaxim.
  • Coloque as sementes sobre o substrato já umedecido. A distância entre sementes deve ser de 2 à 3 cm.
  • Quando as mudas de bromélia estiverem com 1 ou 2 cm, pulverize adubo foliar
  • Quando estiverem com 4 ou 5 cm, transplante para um pequeno vaso ou copos descartáveis
  • Deixe ali até brotarem suas raízes
  • Quando estiverem mais desenvolvidas, já pode ser transplantada para o solo definitivo

Segue abaixo como plantar bromélia em vasos ou horta:

  • Prepare um vaso drenável (com furos no fundo)  e coloque o seguinte substrato:  terra, areia, húmus de minhoca, fibras ou casca de coco. Para facilitar a drenagem, coloque no fundo do vaso cacos de vasos quebrados, brita ou isopor. Dica: os de cerâmica são os melhores.
  • Pegue a muda de bromélia e transplante para o vaso
  • Nos primeiros 15 dias coloque adubo foliar universal

Em hortas, seria os mesmos procedimento acima, a diferença será o local definitivo de plantio, ok?!

CENTRO DA ROSETA CENTRAL DE UMA BROMÉLIA

Qualidade de bromélias

Esses são os tipos de bromélias cultivados:

Aichemea (significa ponta de lança)fasciata

Todas tem a roseta central: um tipo de reservatório onde se acumulam água e bichinhos que por ventura caiam lá. Tem ótimos sistemas de raízes que não “ancoram” nos hospedeiros. Buscam alimentos a partir de detritos que acumulam na casca das árvores onde vivem.

Suas hastes são vigorosas. Suas flores variam entre brancas, amarelas, rosa-choque, vermelhas ou púrpuras. São resistentes e seu cultivo é facil. Aceita baixa umidade do ar, indicando que podem ficar em lugares fechados, mas precisa ser iluminado de forma que o sol não atinja diretamente ela

Alcatarea Imperialis

Tem folhas longas e largas, superfície cerosa com rosetas em forma de cálice. Pode chegar em até 2 metros de diâmetro sendo adulta. Por suas raízes serem fortes e fibrosas, fixam-se se desenvolvendo também em paredões verticais. Leva até 10 anos para florescer. Tem variadades de folhas como vermelha, arroxeada e verde.

Alcatarea Imperialis

Vive em meio à rochas e em conjunto com outras bromélias numa boa. Também pode ser cultivadas em vasos grandes.

E temos também a Alcatarea Odorata que tem os mesmos aspectos das bromélias acima.

 

Pragas da bromélia

Cochonilhas

Sugam a seiva da planta e quando escretam o que consomem, fica uma substância  na planta que forma bolinhas esbranquiçada parecendo algodão

Pulgões

Sugam a seiva da planta transmitindo vírus e intoxicando-a.

Aranha vermelha

Esse “ácaro” se instala na planta, construindo teias para se proteger de possíveis predadores. Essas teias atrapalham as folhas no processo natural da fotossíntese, tornando a flor mais fraca e fragilizada.

Lesmas

Elas ficam em lugares úmidos e sombreados. Danificam as planta à noite. Raspam as folhas, caules e brotos novos; em infestações severas, matam as plantas.

Lagartas

Se alimenta das folhas da bromélia. Seu ataque é geralmente à noite.

GENTE! QUE BROMÉLIA ESPETACULAR!

Curiosidades da bromélia

Você acha que o abacaxi é um simples fruto? de jeito nenhum! Ele é uma espécie de bromélia que trazida pelo descobridor Cristóvao Colombo chegou à mesa dos Europeus em sua expedição para descobrimento da América.

As rosetas centrais que existem nas bromélias são mini ecosistemas. Lá os pequenos insetos se alimentam da água e abelhas fazem polinização.

O sistema de saúde aqui do Brasil começou a retirar as bromélias da natureza alegando que tinham se tornado viveiros do mosquito Aedes Egypti, que transporta o vírus da dengue. Dessa forma a quantidade de bromélias tem diminuído e muito.

A Bromélia antiacantha é usada para medicamentos medicinais no tratamento de tosse e bronquite. A coleta de Bromélias na mata tem levado expécies à beira da extinção, como por exemplo a Vriesia hieroglyphica. Ela tem porte majestoso e suas folhas parecem hieróglifos.

Em defesa das bromélias

Chamam as bromélias de parasitas. Isso é puro preconceito visto os benefícios que elas são para animais que se abrigam em suas estruturas. Se for assim, as orquídeas também o são pois sua forma de sobrevivência é a mesma, presa em troncos de árvores, certo?!

Temos as bromélias rupestres que são fixas em pedras e troncos e as terrestres, fixadas no solo. Algumas rupestres vivem além de tronco de árvores até e fios da rede elétricas! Tem algumas que vivem tanto pendurada como no chão.

As pessoas também alegam que as bromélias de jardim atraem cobras, sapos e pernilongos. Vamos com calma. ok?! Pois isso só ocorrerá em matas na natureza ou em locais abandonados.

E daí? Acho linda a bromélia? Deixe aqui nos comentários.

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *