Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar margarida

Aprenda a plantar margarida passo a passo bem explicado

Como é tão singela e conhecida a margarida! Sua beleza simples adorna jardins e campos tanto da cidade como no interior. Nesse artigo, você vai saber muita coisa sobre essa florzinha tão simpática; como plantar, cuidar e outras curiosidades.

Origem

É nativa do hemisfério norte, Europa e também do Brasil.

Características da margarida

A margarida (Chysantehemum leucanthemum) é herbacea e faz parte da família Asteraceae; a mesma do crisântemo, das dálias e do girassol (são tudo parente!). Suas pétalas são delgadas e largas que rodeiam o botão central da flor cuja coloração é amarela.

Suas folhas são ovais, os caules são também delgados e compridos chegando em até 1 metro de altura. A margarida também é chamada de bem-me-quer, mal-me-quer, bonina e olho de boi.

Plantação de margarida

Para o plantio da margarida o solo deve ser areno-argiloso, bem drenável e ser adubado com potássio e fósforo. Gosta de clima temperado, mais para o calor. O frio em excesso, prejudica o desenvolvimento da flor, por isso, plante em locais onde ela fique protegida do frio.

Essa florzinha tão simpática é dorminhoca, passa o inverno dormindo e volta a florescer quando o clima fica quente.

Como plantar margaridas

 Primeiro vamos germinar as sementes para começar seu cultivo de margarida:

  1. Pegue uma sementeira que geralmente vem com furos no fundo ou um copo plástico e fure no fundo, para ter uma boa drenagem
  2. Encha o recipiente com húmus de minhoca e plante as sementes
  3. Regue até deixar o substrato úmido
  4. Em 7 dias, sua muda já estará brotando.
  5. Espere mais alguns dias para a plântula se fortalecer e em seguida, transplante para o solo definitivo

Mudas de margarida

Para obter mudas de margarida basta seguir os passos do tópico acima, como plantar sementes ou comprar mudas prontas em lojas de jardinagem

Plantio da margarida

  • Prepare o solo com húmus de minhoca e compostos orgânicos
  • Faça uma cova com 0,5 cm.
  • Plante a semente ou acomode sua muda e cubra a margarida, pressionando levemente a terra para ela ficar firme
  • Em seguida, regue a terra até o ponto de ficar somente úmida
  • A germinação ocorre de 7 à 21 dias.
  • Uma dica bem importante: para suas margaridas se desenvolverem em plena saúde, deixe ela em local ensolarado mas tendo cuidado de colocar à sombra nos horários de pico do sol pois se deixar nesses períodos pode causar queimaduras nas folhas e flores.
MARGARIDA: FLOR SIMPLES, LINDA E PERFEITA

Poda

Devem ser retiradas as flores que estiverem secas e fazer cortes pequenos de aproximadamente 40 cm no caule para ajudar a margarida a florescer com mais vitalidade.

Após a margarida florescer, replante-a em outro local com húmus de minhoca e material orgânico. Pode ser em vasos dentro da sua casa ou em outra parte do jardim; além de decorar sua propriedade de forma diferente, traz um ânimo a margarida.

Quanto tempo demora para colher a margarida?

Cerca de 3 meses após a germinação das sementes.

Tipos de margarida

São muitas, mas vamos te apresentar somente algumas, ok?!

Girassol

Tem flores em capítulos e com receptáculo (botão) grande ao centro

Agerato

Sua forma é irregular e suas flores são em capítulos azuis ou branco-roseadas. São muito pequeninas e reunidas em forma de buquês na ponta dos ramos. Suas folhas são de borda denteada, cordada, com pelos e suas folhas tem coloração verde-claro.

Vedélia

Suas flores tem capítulos amarelos pequenos e suas folhas são de aspecto oval de cor avermelhada. A planta é herbácea, rasteira e muito ramificada.

Rainha-margarida

Também chamada de Áster da china, suas flores são de coloração rosa-escuro, violeta, rosa-claro e brancas; são capítulos simples dobrados e solitários.  As folhas são verde-escuro na parte de cima e branca embaixo com bordas recortadas e com pelos

Tarjete

Também é herbácea com flores em capítulos coloridos, geralmente bicolores em vermelho-escuro e amarelo vivo. Suas folhas são verde-escuro de com odor forte.

Laços espanhóis

Sua flores são simples, alternadas, pequenas, peludas e as pétalas são bicolores, vermelha com ponta amarela. Suas folhas são alternadas e peludas.

Margaridinhas brancas

Suas flores são achatadas em diversas flores, muitas são bicolores com manchas escuras no centro. Seu caule são ramificados flexível, as folhas com bordas denteadas e pecíolo longo.

Trepadeira hera do Cabo

Tem ramos finos e longos, bem ramificada com flores amarelas e suas folhas que variam entre creme e verde-escuras. É usada como ornamento e tem um crescimento lento.

Arquiléia mil-folhas

Suas flores são pequenas e sua influorescência era por capítulo, formando grandes conjuntos nas pontas dos ramos. Suas folhas eram pinadas.

Camomila

Suas flores brancas em pequenos capítulos solitários em longo pendúculo floral com folhas de cor verde-clara.

Calêndula

Suas flores tem capítulos grande de coloração laranja ou amarela com a parte central marrom-avermelhado. As folhas são peludas, em forma de rosetas, cor verde-clara e com forte odor.

MARGARIDA PRONTA PARA A SELFIE

Pragas na margarida

Nematóides

Parasita que causa lesões e engrossamento das raízes, alterando sua coloração, causando necrose e redução de tamanho. Causa dificuldade da planta absorver água e nutrientes.

Afídios

São piolhos que atacam botões e folhas de plântulas, provocando enrolamento e deformação.

Trípes

São fungos que provocam pequenos pontos pretos na planta. Causa deformação nos botões das flores e suas folhagens ficam com coloração prateada.

Ferrugem

É um fungo que lesiona as folhas da planta deixando amareladas, avermelhadas e brancas. Também afeta o caule, colmos e flores.

Phytium

Causa podridão nas sementes e raízes.

Benefícios da margarida

  1. Ajuda no tratamento de catarro
  2. Acaba com a febre
  3. Auxilia no tratamento de gota
  4. Combate dor nas articulações
  5. Melhora problemas de inchaço
  6. Combate furúnculo
  7. Problemas na pele como manchas rochas e arranhões
  8. Acaba com desarranjo intestinal
  9. Melhora o nervosismo
  10. Tem ação expectorante, diurética e  calmante
  11. Previne resfriados, gripes e outros problemas respiratórios
  12. Ajuda a perder peso

Efeitos colaterais e contra-indicações

Pode causar dermatite para pessoas alérgica e a margarida é contra-indicada durante a gravidez e pode provocar gastrite e úlceras em crianças. Ela tem uma substância chamada saponina que equilibra o colesterol e tem ação anti-inflamatória e antiviral.

Gostou do post?

Deixe seu comentário.

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares