Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar pitaya

Aprenda a plantar pitaya passo a passo bem explicado

Oi gente! Nesse artigo você vai conhecer a pitaya que significa “fruta escamosa”, parece uma fruta de outro planeta! Pegue um papel e caneta para anotar como funciona seu cultivo, vai que você se anima e faz sua própria horta de pitaya! #boraconhecerafruta!

Origem

É nativa da América Central e México. Também são cultivada na China, Brasil e Israel, Chile e Vietnã. Também é chamada de fruta-dragão. Aqui no Brasil elas são encontradas no Rio de Janeiro, restingas da Bahia e no Cerrado.

O que é flor da noite ?

É a flor da pitaya que só floresce à noite.

Características do fruto

Seu fruto vem de um espécie de cacto. Aqui no Brasil são comercializadas a pitaya amarela e as com polpa branca ou rosada. Ela é uma fruta muito versátil pois pode ser plantada tanto em campos abertos como em canteiros ou em vasos domésticos.

Plantação da pitaya

Se desenvolve bem em climas tropicais e subtropicais. Apesar do Brasil em sua maioria ter territórios com clima tropical e subtropical, a pitya não se adaptou aqui como era esperado. Em regiões mais frias, deve ser cultivada em estufas.

Precisa de exposição direta do sol, pois com não possui folhas verdadeiras, é seu caule que faz a fotossíntese, precisando de luminosidade nesta área. O kilo da pitaya no comércio está custando r$ 30,00; por isso, vale a pena ter a sua plantação em casa !

Plantio da pitaya

O solo para o plantio deve ser bem drenável, leve com mais areia, o pH deve estar entre 6 e 7. Apesar de ser uma planta rústica, o solo deve ser fértil para produzir uma planta forte com frutos saudáveis. Uso adubos orgânicos como casca de ovos.

 Como plantar pitaya

Aprenda aqui como geminar as sementes:

  • Retire a polpa que fica grudada nas sementes de pitaya, para facilitar, coloque em cima de um papel toalha ou lave em um recipiente com água.
  • Coloque para secar à sombra
  • Coloque em um copo descartável vermiculita ou areia e húmus de minhoca
  • Durante a geminação não é necessário expor ao sol
  • Coloque cerca de 3 sementinha no copo e cubra com a terra
  • Molhe com spray até ficar úmida
  • A geminação demora de 3 à 8 semanas
  • Mantendo sempre em local úmido se possível
  • Após alcançar de 15 à 20 cm, faça o desbaste e transplante para o local definitivo
TÃO EXÓTICA A PONTO DE SER CHAMADA “FRUTA DO DRAGÃO”

Como plantar em vasos ou horta

  • Pegue um vaso leve,  de 40 cm de profundidade com furos no fundo para uma boa drenagem
  • Encha com terra fértil e acomode suas mudas que já foram produzidas através do processo de geminação.
  • Regue mas não com muita frequência pois podem apodrecer com facilidade

O método mais utilizado e consequentemente, o mais rápido, seria o de estaquia, veja abaixo:

  • Pegue um vaso com 40 cm de profundidade com furos para melhor drenagem e acomode sua muda com terra fértil.
  • Quando já tiver brotado,  corte um broto lateral que tenha altura de 15 à 20 cm
  • Faça um sulco, corte longitudinal “de comprido” perto a extremidade inferior do broto; geralmente tem três hastes, você faz o corte em uma só
  • Deixa 30 minutos na solução inraizadora ( de lentilhas é melhor, é somente lentilha geminada e batida em liquidificador com água)
  • Plante na terra, afundando metade do broto
  •  Em até 2 meses, já estará brotando
  • É importante que você tenha pitayas de espécies diferentes para ocorrer a polinização para ter plantas produzindo frutos

Mudas de pitaya

Veja as dicas para plantar sua muda na horta:

  • A muda (ou broto) deve sempre ser plantado com os espinhos para o lado de cima
  • Já deixe “fincada” uma estaca de madeira firme e grossa para amarrar a muda
  • Como ela tem três lados, deixe o lado liso encostado na estaca pois a planta vai se utilizar dele para fixar suas raízes.
  • Corte um pedaço de cada uma das três hastes da muda e a enterre de forma que somente o talo fique enterrado. Acomode bem com a terra.
  • Irrigue na sequência de forma que o terreno fique somente úmido e amarre na estaca.

Quanto tempo demora para produzir pitaya?

Seus frutos estarão prontos para colheita 2 anos após o plantio.

Tipos de pitaya

Existem uma infinidade de espécies de pitaya devido aos cruzamentos genéticos feitos em laboratório. Mas veremos aqui as mais conhecidas:

 Pitaya vermelha da Costa Rica

Sua polpa é vermelha. Sua aparência é de um botão de rosa fechado. Sua característica é uma poeirinha branca que sua planta tem por cima dos galhos, parecida com uma cera branca.

 

PITAYA BRANCA PRONTA PARA SER CONSUMIDA

Pitaya Branca

Que é rosada por fora e sua polpa é branca. Muito suculenta e saborosa, é muito produtiva e uma das mais comercializada e seus frutos são maiores que da espécie Costa Rica

Pitaya Vênus

Por fora ela se parece com a Pitaya branca mas por dentro, sua polpa é vermelha. Seu fruto é de tamanho médio e muito produtiva, devido a demanda ser muito grande, é colhido com seus frutos estando médios, mas pode ficar grande se deixar amadurecer um pouco mais.

Pitaya Tailandesa

Por fora também parece ser uma pitaya branca mas sua polpa é vermelha. Não é tão produtiva como a Vênus e seus frutos sempre são de tamanho grande e também muito saborosos.

Pitaya Gold

É amarela e seu fruto não contem nenhum espinho, somente sua planta que pode conter alguns. É uma planta vigorosa que destaca entre as outras por crescer mais rápido. Sua polpa é branca e seu sabor lembra uma mistura de banana com kiwi, é mais doce que a pitaya vermelha.

Pitaya Grafite

É nativa de Israel. É chamada de grafite porque quanto alcança a maturação fica com nuances na coloração grafite e às vezes bronze escuro.

Pragas da pitaya

A pitaya é resistente a quase todas as doenças mas existe uma que a ataca em especial:

Antracnose

É causada por um fungo que deixa suas hastes manchadas. Se não for notada a infestação à tempo, por não ser tão evidente, causa o tombamento da planta sem reversão.

Benefícios da pitaya

Seus benefícios são muitos, mas aqui estão os mais importante:

  • Protege as células do organismo
  • Ajuda na digestão
  • Combate doenças cardiovasculares

 

Gostou do post? Deixe os comentários

E até o próximo!

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares