Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar pinhão

Aprenda a plantar pinhão passo a passo bem explicado

Pessoal! Não tem coisa melhor que um pinhãozinho assado na chapa de um fogão à lenha… eita coisa boa. Nunca comeu? Tá perdendo tempo. À seguir, vamos te mostrar tudo sobre o pinhão: de onde veio, como plantar pinhão e outras informações muito importantes. #boralá!

Origem do pinhão

O plantio do pinhão é soberano na região sul do Brasil mas quase entrou em extinção pelo desmatamento e o uso desordenado da madeira que vem da araucária( Araucária angustifolia), que produz o pinhão.

Hoje infelizmente a araucária, uma espécie de pinheiro gigantesco, tem em bem menos quantidade que há seculos atrás. Sua produtividade era tanta nos anos 60, que foi batizada de “ciclo do pinheiro”. Nos dias de hoje ainda existe a “Festa do pinhão” na região de Santa Catarina.

Mas como a plantação de pinhão  não tem impacto expressivo na economia do país, fora a venda em supermercados e feiras de frutas e legumes ele também é vendido de forma clandestina. Sem nota fiscal e não é vendido em caráter industrial.

Tanto que tem pessoas que escalam a araucária, retiram seus frutos, usando de uma bolsa especial para colher os frutos que serão usados para consumo próprio e possível venda.

Características da Araucária

Dizem os pesquisadores que a araucária, que produz o pinhão, existe desde a era glacial – um milhão e quinhentos mil anos atrás! Pesquisadores e achados na arqueologia comprovam que os indíginas Kaingang e Xokleng se alimentavam de pinhão.

Já chegou a ocupar 200 mil km de terras nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e algumas regiões de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

É muito resistente tolerando até incêndios rasos devido sua casca grossa em volta do caule que funciona como isolante térmico e se desenvolve melhor em campo aberto. Ele tem flores dióicas: masculina e feminina.

O pinhão desde sempre foi um dos principais alimentos em Santa Catarina, tanto para pessoas como para animais. Tanto que no passado, pessoas usavam um cômodo inteirinho da casa para a estocagem de pinhão.

A Araucária chega em até 40 metros e pode viver até 500 anos. Dependendo do local, se derrubar uma araucária, é multado severamente pela polícia florestal.

PINHÃO ASSADO: TUDO DE BOM!

Clima e solo para o plantio

Quando novas, as araucárias não gostam de iluminação direta do sol. Se desenvolvem em clima temperado, mais para o frio. Se desenvolvem melhor em campo aberto.

Plantio

Como plantar com sementes

  • Compre o fruto do pinhão e os melhores que encontrar é que serão usados como sementes; devem ser novos.
  • Para quebrar a dormência e estimular a geminação, coloque os pinhões imersos em água por 24 hs.
  • Devem ser enterrados deitados em um saco ou recipiente (pote) com terra preta com muito húmus de forma que esteja sempre úmida
  • Quando as mudas de pinhão atingirem aproximadamente 20 cm, podem ser transplantadas para solo definitivo.

Como plantar em vasos ou horta

Tem como plantar em vasos ou horta?

Na horta sim, mas em vasos não, pois devido a espécie e o tamanho que ficará no futuro, fica inviável.

Plantando com mudas em horta

Após a geminação da semente faça um espaçamento de 3,0 cm x 1,0 cm e plante as mudas.

O que é pinha? As pinhas servem como local para o desenvolvimento da semente, (o pinhão que na verdade, não é fruto e sim a semente da araucária) que está exposta e não escondida no fruto.O pinhão se forma dentro da pinha fechada, que com o tempo vai abrindo até soltar o pinhão.

Aqui no Brasil, não existem outros tipos de pinhão; somente o que vem da  Araucária augustifolia, também conhecida como pinheiro-do-paraná ou pinheiro brasileiro.

Quando tempo demora para produzir frutos?

A produção do pinhão na araucária inicia-se entre 10 e 15 anos de vida do pinheiro.

Vamos ver quais são os benefícios do pinhão?

  • Auxilia na perda de peso – por conter ácido pinoleico que é um inibidor de apetite
  • Dá saúde ao sistema cardiovascular – contribuem para uma boa circulação do sangue e previne de ataques cardíacos.
  • Ajuda nosso corpo a absorver mais ferro
  • Retarda o envelhecimento
  • Previne doenças oculares como por exemplo catarata e degeneração macular
  • Serve para repor as energias – quando cansado e desgastado, o pinhão repoe as energias porque tem proteína e magnésio.
  • Melhora sintomas de fadiga
  • Relaxa em casos de tensão muscular
  • Ameniza cólicas menstruais
  • Contribui para a saúde do sistema imunológico
  • É afrodisíaco

Pinhão na culinária

É indispensável em festas festas juninas do sul. Ele é servido cozido ou assado. É usado em bolos, paçocas, doces, com carnes e até em sopas de pinhão. É também servido com cordeiro, frango ensopado e outros pratos típicos.[

Pragas do pinhão

Percevejo

Ele suga absorvendo todo o pinhão enquanto a pinha ainda está se formando

Ácaro-branco

Ele ataca as folhas em reboleiras, e as folhas tornam-se brilhantes, com bordos voltados para baixo. Em estágios avançados da praga, partem as folhas, provando rasgaduras.

Ácaro-vermelho

Causa avermelhamento na face superior das folhas, no final do desenvolvimento da colônia de ácaros, tomam conta da folha toda. A folha fica com coloração parda, rugosa e com aspecto deformado ocorrendo assim atraso no desenvolvimento da planta.

 Cigarrinha verde

Provocam vermelhidão e amarelamento das margens das folhas, isso no início do ataque. Em manifestações severas, destroem as folhas completamente, com desfolhamento precoce.

IMPONENTES ARAUCÁRIAS: PRODUTORAS DO PINHÃO

 

Curiosidade do pinhão

  • O pinhão-manso é uma fonte de óleo que é usado para produção de biodiesel no Brasil.
  • Para saber quais sementes são mais saudáveis para geminação, coloque todas em um pote com água, as que afundarem, são as melhores.
  • A tradição diz que a gralha-azul é o principal responsável pela distribuição da semente de araucária na natureza; mas outros animais que se alimentam do pinhão, também contribuem, são eles: esquilos, cutias e macacos bugios. Muitos deles enterram as sementes para pegar depois e quando vão buscar, já geminaram (é a natureza em ação!)
  • Particularmente não sei como os chineses descobriram o pinhão, mas como isto não está em discussão, dizem os chineses
  •  Acredita-se que quando cai os galhos da araucária à noite, é um prenúncio de seca.
  • E quando os galhos rangem com o impulso dos ventos é sinal de má notícia. Acreditam que alguém está para morrer e o pinheiro se oferecendo como madeira para o caixão (credo!!!)

Já comeu pinhão? Gostou? Deixe nos comentários e até o próximo post!

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares