Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar pitanga

Aprenda a plantar pitanga no passo a passo bem explicado

Hoje, não vamos chorar as pitangas! Pelo contrário, vamos falar e muito bem delas. Frutinha cheia de vitamina C e toda jeitosinha em seu formato, parecendo uma mini abóbora. Confira aqui como plantar pitanga e como cuidar até a colheita dos frutos.

Origem

O nome científico da pitanga é Eugênia uniflora, é da família Myrtaceae e seus nomes populares é uma extensa lista, veja:

  • Pitangueira
  • Cerejeira-brasileira
  • Pitanga-branca
  • Pitanga-do-mato
  • Pitanga-rósea
  • Pitanga-roxa
  • Pitangueira-miúda
  • Pitangueira-vermelha

Ela é nativa da mata atlântica, é um arbusto ou árvore ornamental e conhecida por seus frutos doces e perfumados. O nome pitanga vem da língua tupi que significa “vermelho-rubro”.  Em porte arbustivo pode ter de 02  04 metros e em porte arbóreo, de 06 a 12 metros.

A plantação de pitanga não floresce sempre na mesma época, pode ocorrer 02 ou mais vezes ao ano, dependendo do clima da região. Suas flores são brancas, perfumadas e melíferas, atraindo abelhas. Dependendo da variedade quando maduras, elas ficam até negras.

Seu fruto tem polpa macia, suculenta e vermelha, sua costa é fina e delicada. Tem poucos produtores deste fruto e um dos motivos é por ser frágil e de curta durabilidade. Sua produção geralmente é a nível industrial como polpas, sucos e picolés a base de pitanga.

Solo

Para o plantio de pitanga o terreno deve ser fértil e profundo, rico em matéria orgânica e com muito sol. É adaptável em solos pesados e até em restinga e praias. Não prospera onde exista salinidade ou estiagem prolongada. É resistente a temperaturas abaixo de zero! não faça o plantio em local com ventos fortes pois pode prejudicar a floração. 

Como plantar

Com sementes

  • Primeiro de tudo, coloque de 02 à 03 sementes em  recipiente e deixe em um local úmido com sombra até geminar; o que leva geralmente 01 mês para sair os primeiros brotos.
  • Coloque as mudas de pitanga aos poucos no sol até ela se aclimatar; quando estiver com 30 cm, é só transplantar para o solo definitivo.

Em vasos ou horta

Veja como plantar em vaso ou horta:

  • Utilize um vaso à partir de 50 litros para o transplante; quanto maior o vaso, maior será sua pitangueira.
  • Coloque no fundo do vaso uma camada de argila expandida.
  • Prepare a terra com composto orgânico, substrato, húmus de minhoca. O que é colocado como adubo a cada 03 meses? Recomendável colocar farinha de osso, encontrado em lojas de jardinagem.
  • Após ter posto a terra no vaso, transplante a muda.

Em horta seria o mesmo procedimento começando com as sementes até o crescimento das mudas para transplante no solo.

Para a plantação da pitanga a cova deve ser de aproximadamente 30 cm x 30 cm e o  espaçamento ideal é de 5 m  X 5 m entre as mudas. A adubação do solo deve ser feito 60 dias antes do plantio; com esterco de curral, cloreto de potássio, uréia, superfosfato simples e complementos minerais indicados para a cultura. Faça  o transplante sempre em dias úmidos ou chuvosos.

PITANGUEIRA LINDA! SEUS FRUTOS ATÉ PARECEM BRINCOS!

Mudas por galho ou enxerto

Pegue um galho novo, fino; retire as folhas laterais deixando apenas a ponta superior do galho em média 5 folhas pequenas. Lasque a parte do galho que vai enterrar em diagonal e coloque na água com enraizador caseiro ou industrial por meia hora.

Uma boa dica é passar mel com canela para proteção de doenças. Depois coloque direto no solo com compostagem ou esterco curtido por cima das futuras mudas.

Como fazer enraizador caseiro

O que é enraizador caseiro? Segue abaixo:

Pode ser feito com lentilhas ou feijões que estejam brotando. Coloque uma parte de lentilha ou feijão para 3 partes de água, espere geminar e bata no liquidificador. Guarde na geladeira em potes com tampa por até 15 dias. Ele favorece o enraizamento do galho.

Variedades de pitanga

Pitanga nude

É nativa do Brasil mas muito rara na natureza. Seu fruto é doce e quando maduro, sua cor é amarelo

Pitanga preta

Também saborosa e doce, quando madura adquire coloração negra; é consumida in natura e também, em sucos, tortas, geléias e sorvetes.

Pitanga vermelha gigante

É rara na natureza, seu tamanho é maior que da pitanga comum vermelha e seu sabor é doce-acidulado.

Pitanga anã

Tem o crescimento rápido e dá certinho para quem não tem muito espaço para acomodá-la em casa e quer ter um mini-pomar. Deixe em um vaso e na luminosidade do sol, sempre cuidando com a rega controlada para não encharcar o vaso e tornar sua pitangueira suscetível a doenças.

E em quanto tempo demora para colher os frutos na pitangueira ? Frutifica logo no 3º ano após o plantio.

Pragas da pitangueira

Mosca da fruta

A fêmea deposita os ovos na fruta verde. A larva se alimenta da polpa e torna o fruto imprestável para consumo.

Broca do caule e ramas

Quando adulto é uma espécie de mariposa. As larvas faz pequenos orifícios, destruindo a casca da planta, é identificada sua ação deixando teias e excrementos ao redor de onde atacam. Brocam os ramos e os troncos formando galerias.

Os pássaros e animais silvestres adoram comer pitangas e isso contribui para a propagação das sementes.

PITANGAS MIL, MUITA VARIEDADE, VINDAS DO NOSSO BRASIL

Benefícios da pitanga

  • Previne doenças cardiovasculares
  • Combate doenças inflamatórias como a artrite
  • Combate o câncer
  • Ajuda no tratamento de asma e bronquite
  • Eficiente no controle de acne e rugas
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Ajuda na perda de peso
  • Auxilia no tratamento da febre e doenças estomacais
  • É antioxidante, anti inflamatório e diurético
  • Fortalece os ossos
  • Usada para tratar diarreias
  • Previne infecções de garganta
  • Tem vitamina A e C que possui inúmeros benefícios para nosso corpo

Bônus sobre a pitanga

 A pitanga literária

Grandes autores da nossa literatura se inspiraram na pitanga para produzir grandes obras. Reza a lenda que o livreo “Casa-Grande e Senzala”de Gilberto Freyre, foi escrito durante uma safra de pitanga. Ele gostava tanto da fruta que criou o conhaque de pitanga.  Quem utilizou a fruta também foi Machado de Assis (Quincas Borba), Guimarães Rsa (Sagarana) e José Alencar(Iracema).

Fruta chique é outro papo não é pessoal? Curtiu o artigo?

Deixe nos comentários e até o próximo post!

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares