Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como Plantar Babosa

A barbosa, ops… kkkk… a babosa, é uma planta muito conhecida em todos os jardins do mundo. Ela é usada para fins medicinais e além disso, para hidratar os cabelos.Confira neste artigo como cultivar, como cuidar da babosa.

Você vai se surpreender com os benefícios e posteriormente, com toda certeza, vai querer saber como plantar babosa passo a passo! Aprenda como plantar aloe vera no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de viro, garrafa pet, plantar em árvores, enfim, o céu é  limite!

Origem

A princípio, a babosa veio da África, certamente trazida pelos escravos africanos ao Brasil.

Características

A babosa ou aloe vera, guaraguatá como também erva babosa, é uma planta que tem o caule curto como também, dependendo da variedade, longo. Ela cresce até 600 cm a 2 metros de altura, multiplicando sua espécie através de broto.

Suas folhas são grossas e carnudas e sua cor é verde a cinza-esverdeado sendo que algumas espécies tem manchas brancas na superfície e parte inferior de suas folhas. Já a borda das folhas são serrilhadas, com pequenos dentes ou espinhos sendo que dentro delas existe, um líquido viscoso.

Suas flores saem no verão, com efeito, em uma espiga que pode chegar até 1 metro de altura. Cada flor que cresce na forma de pêndulo são de cor amarela em forma de tubo de 2 a 3 cm de comprimento.

A babosa primeiramente faz simbiose com um fungo chamada micorriza arbuscular que posteriormente permite que a planta tenha mais facilidade em acessar nutrientes do solo. As folhas da aloe vera possuem compostos químicos que são:

  • Acetilados mamanos
  • Poliarmanes
  • Antraquinona C
  • Glicosídeo
  • Antrona e ademais antraquinonas
  • Emodin
  • Lactinas

Solo para cultivo da babosa

Antes de tudo, é preciso saber que o solo para o cultivo da babosa com toda a certeza deve ser fofo e bem drenado. E também é essencial saber como preparar a terra para plantar.

Prepare o solo com 50% de areia média e 50% com terra simples misturada com casca de ovos em pó e cascas trituradas de legumes. Ela prefere ambientes secos e bem quentes pois certamente, não precisa de água regularmente.

Como plantar a babosa

As pessoas buscam com fazer mudas de babosa com folhas, galhos, estacas ou estaquias, sementes… mas as únicas formas possíveis de fazer essas mudas é:

  • A princípio, você pode fazer através de uma matriz de babosa, a planta-mãe
  • Com o broto
  • Com a folha que irá brotar

Plantio da muda

Veja agora os cuidados para plantar sua babosa através do broto, isso porque a aloe vera não precisa do uso para germinar, pois a planta-mãe se encarrega de gerar seu próprio “filhote”. Ah… você pode ver onde comprar sementes ou mudas de aloe vera na internet ou loja física mas provavelmente vai achar somente mudas para venda:

  • Aqui a babosa nasce dos clones, que são brotos criados a partir da planta-mãe, tanto que você os encontra ao lado dela.
  • Primeiramente, você deve deixar a planta jovem crescer um pouco para depois ter como replantar, transplantar ou mudar de lugar
  • Pode acontecer dos clones saírem pelos furos de drenagem do vaso e além disso, nas raízes da planta-mãe.
  • Para retirar o clone ou muda ele precisar estar entre 7 e 12 cm de altura
  • Esterilize uma faca ou estilete e retire a muda ou clone
  • Veja se o broto ainda está ligado à planta-mãe, se estiver, corte para separar, tendo cuidado de posteriormente não danificar as raízes do clone, se houver.
  • Em seguida, antes de replantar a muda, deixe o corte cicatrizar ao ar livre. Isso porque se for plantada diretamente no solo, estará mais suscetível a doenças e infecções
  • Plante cada planta jovem individualmente em vasos separados sem enterrar as folhas. Estes vasos devem ter furos no fundo e serem preenchidos com terra simples, esterco curtido, como também húmus de minhoca e areia.
  • Então para terminar, coloque uma camada de seixos ou pedrinhas brancas para ajudar a diminuir a evaporação rápida da água.

Continuando o processo…

  • É possível que estejam sem sustentação, por isso, coloque seixos ou outro objeto ao redor para sustentar as folhas
  • Espere até 15 dias para regar pela primeira vez sua babosa
  • Em relação a esta planta não tem como fazer dar frutos pois são suas folhas que usamos e ela não gera fruto
  • Tenha o cuidado de não molhar muito a babosa, pois se ainda não brotaram suas raízes, a água pode empoçar e ela apodrecer. Semelhantemente quando tiver as raízes, faça somente uma rega para umedecer e deixe a babosa 15 dias dessa maneira na sombra em meia luminosidade

Plantando aloe vera a partir de uma folha

  • Pegue uma folha da planta-mãe com pelo menos 8 cm de comprimento
  • Aqui é preciso cortar a folha e como podar? Corte ela em pedaços pequenos
  • Em seguida, com o vaso já cheio de terra simples misturada com areia, enterre os pedaços de babosa sem cobrir com a terra
  • Enfim, aperte a terra em volta dos pedaços pequenos para firmar bem

Irrigação

Aqui você vai saber como regar corretamente a sua linda babosa:

  • Em tempos de primavera e verão com temperaturas quentes, a planta cresce rápido com regas regulares. Mas pode fazer com que posteriormente, você molhe tanto a ponto de apodrecer a raiz da babosa. Por isso, regue-a somente quando o solo estiver seco em profundidade de 7,5 cm .

Floração

A babosa não tem uma época do ano que dá frutos, pelo contrário, apesar de florescer entre outubro e dezembro, somente suas folhas crescem, sem frutos para nascer. Já a colheita da babosa só poderá ser feita 4 anos após o transplante do broto.

 Benefícios da babosa

A aloe vera tem ação anto-inflamatória, antibacteriana e além disso, ação anti-viral e fúngica. Confira logo abaixo ademais benefícios dessa planta:

  • A babosa ajuda a manter o nível alcalino saudável em nosso organismo
  • Seu efeito anti-inflamatório combate os sintomas e previne a diabetes, atrite como também a síndrome do intestino irritável
  • Ela também contribui para o bom trânsito intestinal
  • O suco de babosa tem muitas fibras o que posteriormente traz a sensação de saciedade, ajudando a perder peso
  • Protege o sistema digestivo impedindo a entrada de microrganismos no estômago, elimina inflamações e facilita a digestão
  • A aloe vera também é eficaz contra a acne e ameniza dores de erupções cutâneas
  • A planta também previne e elimina a doença chamada fibrose submucosa oral
  • A babosa é um excelente hidratante para os cabelos como também um fortificante para os fios crescerem brilhantes e saudáveis.

Quando não utilizar a babosa

O uso de babosa na culinária ou para consumo terapêutico pode causar dor estomacal como também cólicas. Seu uso prolongado pode baixar os níveis normais de potássio no organismo, problemas nos rins, diarreia, perda de peso além do normal e aliás, também fraqueza muscular e posteriormente, problemas cardíacos.

Existem pessoas que são muito sensíveis a babosa e consequentemente podem ter problemas no fígado se consumirem a planta. Gestante como também crianças, não devem consumir a aloe vera. Pessoas com a doença de Crohn, obstrução intestinal ou colite ulcerativa devem evitar a babosa. Todos estes problemas certamente está associado ao uso exagerado da planta.

Pragas que prejudicam a babosa

Como acabar com as pragas que atacam a resistente e brava babosa? Pois é, ela é muito dura na queda mas existem parasitas que se aproveitam de um momento da sua fragilidade. Conheça agora os tipos de pragas que perturbam essa planta e a forma de eliminar:

Ferrugem

Este fungo deixa as folhas com pontinhos esbranquiçados e bem salientes. Consequentemente, esses pontinhos se transformam em manchas amarelas e cloróticas. A eliminação consiste em retirar as plantas doentes e retirada de plantas voluntárias que seriam as hospedeiras do fungo que estão ao redor das plantas.

Mofo

O fungo deixa as folhas com um mofo cinzento em várias partes da planta como as folhas, brotos como também as flores. Posteriormente, deixam uma espécie de queimadura na ponta das folhas indo até a base dela.

Nos brotos, as lesões são escuras que evoluem para um tamanho cada vez maior e dependendo do caso, pode levar a muda à morte. Para eliminar este parasita, evitar o acúmulo de muitas folhas da babosa, realizando poda quando necessário e evitando ervas daninhas e plantas hospedeiras ao seu redor.

Podridão da coroa

Este fungo causa o apodrecimento negro na base das folhas, começando pela parte machucada onde o parasita oportunista aproveitou para entrar na babosa. A eliminação seria somente aplicando fungicida.

Cochonilha

A cochonilha é um parasita que suga o tecido da babosa com um longo e filamentoso aparelho bucal, ou seja, a boca do bichinho. Consequentemente, as folhas ficam amareladas e os brotos muito pequenos morrem. Para eliminar esse inseto pode ser usada armadilha de feromônio para monitorar o vôo do macho ou utilizar pulverização do malathion.

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares