Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar Chicória

Hoje você vai conhecer a chicória, uma saladinha amarga deliciosa que possui vitaminas, minerais e além disso, tem inúmeros nutrientes. Confira neste artigo como plantar chicória no passo a passo e muitas outras curiosidades.

Origem da chicória

A chicória veio da região mediterrânea da Europa e já foi muito consumida por egípcios, romanos  e gregos. Primeiramente, suas raízes eram utilizadas para substituir o café, sendo torradas antes do consumo, como também eram consumidas suas folhas.  A verdura também tem o nome de escarola, endívia e radiquo.

Características

A chicória vem da família Asteraceae, tem folhas crespas ou lisas, enroladas e estreitas. São  unidas em forma de roseta e às vezes, formando um repolho. Seu sabor é levemente amargo e suas folhas chegam a 30 cm de comprimento e 6 cm de largura. Suas flores são da cor azulada, mas reunidas em fluorescências em forma de capítulos.  Geralmente é consumida como salada crua mas também pode ser cozida, o que posteriormente, ameniza a amargura da folhas.

Plantio da chicória

Em primeiro lugar, para um bom desenvolvimento a endívia precisa de um solo bem drenado, areno-argiloso e rico em matéria orgânica e com pH de 6 a 8. Gosta de clima temperado de 14º a 18º graus, mas caso o clima fica mais quente que isso, as folhas ficam mais amargas.  Temperatura acima de 25º graus com toda a certeza vai deixar as folhas da hortaliça menores e grossas.

Como plantar chicória em vasos ou horta

Na sementeira ou em um vaso pequeno, misture um pouco de terra comum com terra enriquecida com matéria orgânica.  Faça um buraquinho. Então adicione aproximadamente 4 gramas de sementes. Cubra com a terra e logo depois, umedeça com água. Quando as mudas tiverem de 4 à 6 folhas, já está na hora de transplantá-las para o solo definitivo.

Na horta

A chicória escarola certamente vai prosperar através das mudas preparadas anteriormente e não com sementes diretamente no solo.  Faça covas folgadas para acomodar as mudas, desse modo vai evitar a quebra das raízes da verdura que são muito frágeis. O espaçamento deve ser de 30 cm de uma planta à outra.

Quanto tempo demora para colher chicória?

A chicória salada já pode ser colhida de 40 à 60 dias após a germinação da planta.

Benefícios da chicória

A chicória tem inúmeros benefícios a nos oferecer. Veja alguns deles:

Emagrece

A chicória tem poucas calorias mas muitos nutrientes que dão a sensação de saciedade.

Previne doenças no sistema cardiovascular

A chicória tem antioxidantes que equilibram os níveis de colesterol, além disso, fortalece o coração e previne a aterosclerose.

Calmante

A endívia tem efeito sedativo como também alivia o estresse e a ansiedade.

Melhora da digestão e sem prisão de ventre

Por ser rica em fibras, a chicória favorece o trânsito intestinal e previne a má digestão.

Imunidade alta

Esta verdura consegue fortalecer nosso sistema imunológico, agindo consequentemente como um escudo, evitando várias doenças.

Limpeza

A escarola faz uma boa limpeza no fígado e nas vias urinárias, certamente retira todo o tipo de toxina.

Melhora o apetite

A chicória tem substâncias que estimulam o apetite.

Pressão arterial

A escarola é excelente para equilibrar a pressão alta.

Substância antioxidante

A planta radiquo tem antioxidantes combatem os radicais livres protegendo as células do nosso organismo. Além disso, previne o envelhecimento precoce da pele assim como vários tipos de câncer.

Força para os ossos

Rica em ferro e cálcio, a endívia ajuda na manutenção dos ossos, prevenindo por exemplo, a osteoporose.

Vitamina B9

A endívia tem vitamina B9 que age como um excelente antioxidante com a finalidade de evitar infecções e doenças oculares.

Potássio

Esta verdura amarga mas saborosa, tem uma boa quantidade de potássio que é responsável para regular o pH do sangue. O potássio previne as contrações musculares após exercícios físicos intensos ou auxilia na reparação muscular.

Previne dores

Esta escarola previne dores nas articulações bem como doenças inflamatórias como a artrite.

Saúde na gravidez

As grávidas só tem a ganhar consumindo regularmente a escarola pois ela possui ácido fólico, conhecido também como folato. A deficiência nos níveis desta substância em gestantes pode provocar problemas ou deficiência no tubo neural.

Vitamina K

Como pode uma verdura tão simples, ter tantos benefícios! A endívia tem 289% de vitamina K que precisamos ter em nosso organismo. Esta vitamina age na coagulação sanguínea, aliás, é ela que ajuda a cicatrizar cortes e ferimentos.

Manganês

A escarola tem o manganês que metaboliza carboidratos, forma os ossos, tecidos e hormônios sexuais, sendo inegavelmente, um mineral essencial para a nossa saúde.

Pragas que prejudicam a chicória

Os alimentos folhosos e todos os tipos de chicória sobretudo,a chicória crespa e lisa, sofrem com lavras e insetos.  Confira agora, algumas dessas pragas e como eliminá-las:

Pulgões

Os pulgões são insetos que sugam a seiva da chicória e como resultado as folhas amarelam e dependendo da infestação, por consequência, a planta morre. O uso do controle biológico que nada mais é que ovinhos de vespa vão com efeito matar os pulgões.

Lesmas

Estes bichinhos asquerosos raspam com sua rádula as folhas, brotos e caules novos da chicória, em infestações severas, pode causar morte da planta. Para matar as lesmas que estão devorando sua escarola, use o conhecido sal, uma mistura em spray com sal e vinagre ou a cerveja!

Isso mesmo! Você não leu errado, a cerveja consegue atrair um grande número de lesmas. Coloque bastante cerveja ao redor da verdura a fim de matá-las afogadas.

Caracóis

Os caracóis agem semelhantemente como as lesmas. Raspam a estrutura da chicória podendo causar a morte da hortaliça. Para exterminar estes indesejáveis invasores use uma mistura de cal e cinza de 20 cm de largura em volta da verdura. A cerveja ou o leite também servem para atrair e matar esses moluscos.

Quando não consumir chicória

Por ser amarga a chicória saladas deve ser evitada por pessoas que tenham úlcera péptica, asia ou pedra nos rins. Pessoas que sofrem com insônia ou que sofram de cálculos biliares também deve evitar consumir a verdura. Também não é indicada para indivíduos que estejam tendo diarreia ou febre.

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares