Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar Jenipapo

Qual é a fruta que parece um figo mas não é?! É o jenipapo! Além de muito docinha, esta fruta é uma fonte rica em nutrientes e com mil e uma utilidades. Confira agora neste artigo como plantar jenipapo aí em seu quintal e curiosidades sobre a fruta do jenipapeiro.

Origem

O jenipapeiro veio da América, das regiões tropicais, da parte ocidental da Índia e aqui no Brasil se reproduz com força no norte e nordeste. Atualmente é plantada da amazônia até o norte do Paraná.

Características

O jenipapinho vem da família Rubiaceae e sua altura pode chegar até 14 metros. É encontrada em campos abertos e também em algumas áreas urbanas. Seu fruto tem formato ovaloide tem cor escura, com polpa marrom clara e sua casca rugosa e murcha com sementes achatadas. Na língua Tupi, seu nome significa “fruta que serve para pintar”.

Embora seja muito ácido, é consumido in natura e usado na produção de licores, xaropes, vinhos, tintura para tecidos variados, tatuagens ou artefatos em cerâmica. Sua fruta é suculento e muito perfumado. Algumas qualidades de jenipapo, Costumam deixar manchas na pele mas que desaparecem em minutos.

Plantio do jenipapo

O jenipapeiro cresce bem em ambientes com clima tropical com solo bem drenável, rico em nutrientes e precisa de bastante espaço para se desenvolver. O melhor período para seu plantio é em dia nublado ou chuvoso e também nas horas frescas do dia.

Como plantar jenipapo em vasos ou horta

O jenipapo deve  ser plantado tanto em vaso para depois ser transplantado como diretamente na horta. Para o plantio em vaso, com furos no fundo para melhor drenagem,o recipiente deve ser grande.  As sementes do jenipapeiro demoram de 30 à 60 dias para germinar.  Após 4 meses você já pode replanta-la no local definitivo.

Horta

Para ter uma plantação de jenipapinho forte e bonito adube o solo 1 mês antes de transferir sua mudinhas. Misture 20 litros de esterco de curral com terra vermelha. Na hora do plantio, adicione 200 gr de sulfato de amônia, 250 gr de superfosfato simples e 100 gr de cloreto de potássio. Misture bem, faça as covas de 2 cm, lance as sementes e cubra com a terra.

Plante 360 sementes a cada metro. O espaçamento do terreno deve ser de 1 a 1,20 m de largura e 20 à 30 cm do nível do solo. É bom aplicar adubo anualmente. A rega deve ser feita de 15 em 15 dias cuidando para não encharcar a terra.

Quanto tempo demora para colher jenipapo?

O jenipapeiro demora de 5 à 8 anos para dar seu fruto desde a hora exata do seu plantio.

Benefícios do jenipapo

O jenipapo tem um sabor forte e inconfundível com também traz inúmeros benefícios para nossa saúde.

Fonte de vitaminas e minerais

O jenipapeiro como também sua baga (o fruto), contém as vitaminas B1, B2, B3, B5 e vitamina C e muitos minerais como cálcio, fósforo e ferro. Além disso, também tem muitas fibras que auxiliam a eliminar a prisão de ventre.

Sistema respiratório em ordem

O jenipapo é muito indicado para tratar asma e bronquite e assim sendo, o xarope do seu fruto é muito usado para essa finalidade.

Melhora o tratamento de quimioterapia

O suco de jenipapo ajuda a controlar as plaquetas no sangue em pessoas que estão passando pelo doloroso processo de quimioterapia. Nesta fase, a medula óssea não consegue executar esse trabalho da maneira correta. Uma vez que o problema é corrigido, o sangue coagula melhor, evitando hemorragias.

Bom para as gestantes

Esta deliciosa frutinha do jenipapeiro é muito indicado para as grávidas porque age no aparelho digestivo evitando enjoos e posteriormente vômitos.

Evita a anemia

Com tanta vitaminas e minerais, o jenipapo com toda certeza previne a anemia e combate se ela já está instalada no indivíduo, potencializando a aborção de nutrientes pelo sangue.

Muita fome

O jenipapo é indicado tanto para crianças como adultos para falta de apetite pois é um ótimo estimulante natural.

Inflamações no intestino

A enterite é uma doença intestinal que ataca a mucosa do intestino delgado provocando falta de apetite, vômitos, diarreia,às vezes febre, muco e sangue nas fezes. O jenipapo é excelente para tratar esse tipo de problema.

Amenizando o reumatismo

O jenipapo alivia as dores causadas pelo reumatismo pois realiza a manutenção das vias sanguíneas, melhorando sua circulação e amenizando o inchaço que a doença provoca.

 

Anti-inflamatório

Por sua ação anti-inflamatória, o fruto do jenipapeiro combate com eficácia a inflamação na faringe, conhecida como faringite. Ele também trata com sucesso a doença chamada elefantíase caracterizada pela inflamação dos vasos linfáticos, doença essa causada por insetos.

Afrodisíaco

O jenipapo também é conhecido como afrodisíaco porque possui substâncias que estimulam a libido e melhorando o desempenho sexual tanto de mulheres como também dos homens.

Catarata

O jenipapo combate com eficiência este problema que atinge muitas pessoas principalmente os idososÉ da raiz do jenipapeiro que é extraído o líquido branco para tratar a catarata.

Demais benefícios

O jenipapo funciona como um potente antibiótico e além disso, é um ótimo vermífugo. Combate doenças nos rins, fígado e baço. O chá da raiz do jenipapeiro também funciona como um excelente purgante.

Pragas que atacam o jenipapeiro

Existem pragas que devoram o pé de jenipapo, diminuindo sua produção, adoecendo, dependendo do caso, toda a plantação. Conheça algumas dessas terríveis pragas e veja como eliminá-las:

Saúva

A saúva é uma formiga que ataca o jenipapeiro formando galerias na terra e posteriormente chegando na planta, cortam folhas, frutos e galhos, estando verdes ou não. Colocar bagaços de cana de açúcar e gergelim na entrada do formigueiro podem controlar seus ataques a sua horta.

Broca dos caules ou lagarta da folhagem

A broca dos caules ou lagarta folhagem são larvas que se alimentam da haste das folhas, mastigando-as e deixando diversos buracos que amarelam as folhas. Pulverize sementes de neem com a finalidade de eliminar essa praga.

Tem contra-indicações?

Até o presente momento não foram relatados ou registrados episódios em que o jenipapo tenha causado danos à saúde. Aqui vale a tolerância pois tudo que é consumido em excesso pode provocar algum tipo de intoxicação alimentar.

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares