Aprenda plantar centeio passo a passo bem explicado
O Centeio é um grão parecido com trigo, é fácil de confundir. Mas aqui nesse artigo você vai saber tudo sobre esse grão que também é muito importante para nossa alimentação: aprenda como plantar, cuidar do cultivo e muito mais.
Origem
O centeio (Secale cereale) tem seus vestígios de existência desde o período neolítico e depois só foi encontrado na idade do bronze na Europa central de 1800-1500 A.C. O registro mais antigo de uso doméstico do centeio foi encontrado na Síria, no vale Eufrates com data do período epipaleolítico.
Em tempos mais atuais, foi cultivado primeiro na Alemanha e à partir de 400 A.C. que teve sua produção ininterrupta. O centeio antigamente era considerado uma alimentação para os mais pobres e conforme as pessoas melhoravam de vida, o consumo do centeio também diminuía. Mas para o cultivo no leste Europeu, na Escandinávia, o grão ainda é muito importante.
Aqui no Brasil, ele tem tradição no norte do país sendo misturado com o milho. Veio para o nosso país através de imigrantes polacos e alemães no século 19. O uso de sua farinha para o feito do pão preto é muito conhecido na Rússia e Escandinávia. Os colonizadores pioneiro da Holanda, levaram o centeio para a América e os franceses fizeram suas primeira plantações no século 17 na Escócia.
Na América do Norte, em meados do século 19, existiam acres e mais acres de centeio e eram feitas bebidas do grão como por exemplo o gin, que teve sua origem na Rússia e Holanda. Seu maior produtor atualmente é a Rússia, seguida pela polônia e Alemanha.
O que é lisina?
É um aminoácido existente no centeio em maior quantidade se comparado aos outros cereais.
Características do centeio
É semelhante ao trigo mas seu talo é mais fino e comprido, suas espigas tem finos prolongamentos que são flexíveis e sua coloração é mais clara. Seu grão é coberto por uma fina casca e mais dourado e comprido que o trigo. Se plantado na primavera pode chegar até 2 metros de altura. Ele vem da família Poaceae, tem parentesco com o trigo e a cevada (são mesmo tudo parente!)
Plantação de centeio
Seu crescimento pode ser feito em terrenos arenosos e pedregosos, ligeiramente com acidez e com escassez de cal. Pode ser cultivado no outono ou primavera, sendo mais produtiva no inverno.
Como plantar centeio
Inicie seu cultivo de centeio, germinando as sementes, veja como:
- Encha um vidro de água
- Coloque as sementes no vidro, cuidando para extrair as danificadas e deixe de molho,no mínimo, por 12 horas
- Após esse processo, pegue um pedaço daquele tecido furadinho chamado filó e prenda com um elástico na boca do vidro
- Verta a água que estava no vidro e enxague embaixo da torneira
- Coloque o vidro inclinado e escorrendo em um lugar fresco e sombreado
- Enxague de manhã e noite, várias vezes
- Quando estiverem com seus brotos com aproximadamente 5 à 10 cm já podem ser transferidos para o solo definitivo
Mudas de centeio
Para ter suas mudinhas de centeio, basta seguir o passo a passo do tópico acima, como plantar sementes ou comprar pronta em lojas de jardinagem
Como plantar em vasos ou horta
- Pegue um vaso pequeno ou médio, depende da quantidade que você queira plantar, que tenha furos no fundo para drenagem
- Coloque no fundo pedra brita, pedriscos ou cacos de telha como manta de drenagem
- Adicione substrato de húmus de minhoca
- Plante os brotos e cubra com a terra
- Irrigue em seguida, até deixar o substrato úmido
Quanto tempo demora para colher centeio?
A colheita ocorre 45 dias após a germinação das sementes.
Tipos de centeio
A única diferença que há no centeio seria os centeios híbridos, que são modificações feitas em laboratório para adaptar os grãos a climas e regiões diferentes. Na Rússia, tem variedades conhecidas como Tatyanka, Vesnyanka, as mais populares naquele país e no sul, Perene de Odessa.
Pragas no centeio
Ferrugem do colmo
Inicialmente o fungo provoca uma descoloração dos tecidos da planta e durante a infestação, os frutos e folhas, apresentam pústulas. A coloração vai ficando cada vez mais escuras.
Oídio
Deixa uma camada esbranquiçada e purulenta de micélios e esporos que pode cobrir toda a parte aérea da planta, que muda sua coloração para castanho-cinza. As folhas secam e nas hastes da planta apresenta coloração branca e bege que conforme se desenvolve a doença, vai ficando arroxeada e depois negra. Posteriormente causa rachaduras nas hastes e engrossamento do lenho.
Septoriose
Também é um fungo que causa essa doença que afeta as folhas e também hastes da planta. Apresenta manchas irregulares no tecido afetado. Também gera na área afetada, uma massa de esporos.
Benefícios do centeio
- Contém ácidos graxos saturados, isto é, gordura boa que diminui o risco de doenças cardíacas como aterosclerose
- Previne a asma infantil
- Ajuda controlar o peso
- Equilibra os níveis de colesterol
- Combate a constipação, alivia dores estomacais, úlceras, câncer de de cólon e gases intestinais.
- O centeio tem uma substância chamada lignina, que alivia a menopausa, previne câncer de mama
- Produz a sensação de saciedade
- Equilibra os níveis de glicemia
- É fonte de cálcio
- Protege os dentes
- Equilibra a pressão arterial
- Dá saúde para os cabelos, deixando-os mais grossos e dando crescimento saudável, combate a queda de cabelo e calvície.
- Serve para limpar os cabelos, como um shampoo natural
Planta versátil
O centeio é um grão muito útil usado para a produção de farinha, cerveja, ração, whisky, vodkas e na fabricação de pães. Ele pode ser plantado sozinho ou misturado e serve também para ser usado como feno e como forragem para o gado. A planta também é usada na fabricação do papel.
Muito interessante
Na espiga do centeio cresce um fungo em forma de chifre chamado esporão do centeio. Ele extrai uma substância chamada ergotina que é utilizada pelos farmacêuticos como anti-hemorrágico e abortivo. E também através da ergotina é feita o LSD, o ácido lisérgico um alucinógeno muito poderoso.
O centeio também tem o seu valor, não é?! Gostou do artigo?
Deixe seus comentários!
A descrição apresentada do cultivo de centeio deve entender-se como planta decorativa que semeada em vaso quando atinge 10 ou 15 cm faz uma espécie de relvinha efémera.
O trigo ou o centeio, na Beira, era semeado em fevereiro e cortado em junho. Os solos normalmente pobres estão ainda ricos em humidade, dado que o centeio não é regado, só por brincadeira se diz que “tenho de ir regar o centeio porque assim dá duas vezes no ano”. O centeio aguenta as últimas geadas sem se queimar e enquanto a cana não estiver feita pode aguentar uma chuvada que o deita todo e ele torna à posição vertical de crescimento. Se a cana estiver já feita e acontecer ele tombar normalmente parte e não volta a endireitar-se. rebolar dentro duma seara de trigo ou centeio verdinho era uma brincadeira dos rapazes que por vezes dava muito prejuízo ao dono.