Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar seriguela

Aprenda a plantar seriguela passo a passo bem explicado

Hoje vamos conhecer juntos a seriguela, uma fruta muito conhecida no nordeste. Aprenda a cultivar, cuidar da sua horta e outras curiosidades sobre essa fruta que parece um tomate cereja grande!

Origem

É nativa da América Central e América do Sul. A seriguela é mais comum na região nordeste do país.

Plantio da seriguela

A seriguela raramente  se desenvolve por sementes, seu cultivo geralmente é feito por estaquia.

Características do fruto

A seriguela(Spondia purpurea) é da família anacardiáceas, em porte médio e pode chegar até 7 metros de altura, é prima do caju (é tudo parente!). Também é chamada de caja-mirim, ameixa-da-espanha, caja-vermelho, jocote, ciroela, acajaíba e acaiba.

Sua fruta é carnuda e contém somente uma semente que deve ser retirada mecanicamente; sua cor pode ser amarelada ou até avermelhada quando madura, seu comprimento está sempre entre 2,5 à 5 centímetros. As suas folhas são lisas, o tronco é retorcido e suas flores geralmente tem coloração brancas e são pequenas.

A polpa da seriguela é fina e seu caroço é parecido com uma azeitona grande. Tem semelhança com o cajá, mais a seriguela é mais doce. Suas flores são pequenas e tem colorações vermelho, roxo e rosa.

Suas flores são hermafroditas necessitando das abelhas para a polinização. Seu consumo é in natura ou quando são feitos licores, geléias, doces, sorvetes e picolés da seriguela. Por ser uma fruta muito sensível, precisa ser armazenada em geladeira ou local com uma boa circulação de ar pois se não estiver fresca, pode atrair insetos indesejáveis

Tem sabor doce e ao mesmo tempo azedo, Começa seu desenvolvimento com coloração verde e quando fica madura, muda para amarela até vermelho bem forte. A frutificação tem início no fim da primavera e ocorre em todo o verão a sua colheita. Na escolha de sua seriguela, verifique se não tem picada de insetos e no pior das hipóteses, alguma larva.

SERIGUELA ESPERANDO PARA SER COLHIDA

Plantação de seriguela

A seriguela gosta de climas tropical e subtropical, quente e pouco úmido. Por ser típica do cerrado, resiste bem a períodos de seca onde fica sem folhas. O solo deve ser profundo, levemente alcalino com pH de acidez mediano, tem boa adaptação a solos pobres contando que de tempos em tempos, sejam fornecidos os nutrientes que estão em falta. A seriguela não suporta geadas.

Como plantar seriguela

  • Faça uma cova de 30 cm x 30 cm x 30 cm
  • Encha as covas com uma mistura de calcário a terra da própria cova e esterco de gado bem curtido.
  • Prepare 30 dias antes do plantio da estaquia
  • Após, plante a estaquia de uma seriguela adulta com comprimento de 20 à 50 cm de comprimento
  • Plante pressionando para o galho ficar firme
  • A brotação da raiz acontece depois de 2 meses do plantio

Mudas de seriguela

  • Corte um toco (galho) de uma seriguela adulta e saudável
  • Corte uma garrafa pet e encha com terra neutra misturada com húmus de minhoca
  • Plante a seriguela e irrigue a terra até ficar úmida
  • A muda pode pegar sol somente até a 13:00 horas; após isso ela corre o risco de ficar desidratada
  • Sempre irrigue quando a terra estiver seca

Como plantar em vasos ou horta

  • Pegue um vasos com furos no fundo para drenagem de 30 à 100 litros
  • Coloque pedra brita ou restos de construção ou cacos de telha
  • Coloque um pano velho como filtro para a terra não sair pelos furos do vaso
  • Coloque terra neutra com esterco de gado e húmus de minhoca e adubo orgânico como cascas de ovos, misture tudo muito bem
  • Irrigue até a terra ficar úmida e sempre molhe quando ela estiver seca
  • Não coloque ainda diretamente no sol, pois pode ficar desidrata; espere brotar e se fortalecer mais

Quanto tempo demora para a seriguela produzir frutos?

A colheita pode ser feita entre 3 e 4 anos após a germinação da semente

Tipos de seriguela

Existem mais de 18 tipos de seriguela em pomares doméstico em nosso país. Sua diferença está no sabor em que umas são mais doces do que as outras.

Pragas da seriguela

Fungos

Este fungo que ataca a seriguela, se chama Lasiodiplodia theobromae e  causa  doença chamada resinose que provoca rachamento no tronco que libera uma espécie de resina; causa também manchas necróticas com aspecto de ferrugem

Ácaro-rajado

Age na superfície inferior das folhas. No ínicio da infestação, deixam as folhas amareladas que na sequência ficam necrosadas e também causam perfuração nas mesmas. Em infestações muito fortes, causam o desfolhamento das plantas.

Mosca-das-frutas

os frutos atacados pelas moscas-das-frutas apresentam um halo de cor escura de aproximadamente 2 cm de diâmetro onde foi atacado pelo inseto. Este halo, conforme o tempo vai passando, fica com coloração castanha pelo apodrecimento da casca.

FOCANDO SERIGUELA NA FEIRA!

Benefícios da seriguela

A seriguela tem muitos minerais e vitaminas como A, vitamina B, vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. A fruta tem antioxidantes que atuam contra os radicais livre que proliferam células cancerígenas e formam tumores e também combate o envelhecimento precoce.

Ela tem uma ótima quantidade de carboidrato que gera energia e facilita a prática de exercícios; previne espasmos nos músculos. A seriguela compõem a dieta de quem tem intestino lento por conter muitas fibras, auxiliando na normalidade do processo do aparelho digestivo; também trata diarreia, inflamações no organismo e equilibra as taxas de glicose.

O chá das folhas da seriguela reduz os sintomas da dengue! Se for combinada com suco de uva e ingerida, pode amenizar os efeitos da doença. Pessoas com dengue , relataram que após ingerir a bebida, sentiu alívio das dores. Claro que isso não teve comprovação científica ainda.

O que é que as fibras da seriguela fazem?

Diminui a fome durante o dia e traz a sensação de saciedade.

Gostou de conhecer mais da seriguela?

Deixe seus comentários.

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares