Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar rúcula

Como plantar rúcula passo a passo bem explicado

Rúcula cai bem como ninguém! Em saladas, lanches, pizzas… a rúcula complementa qualquer alimento, é o bônus para deixar sua refeição mais gostosa. Nesse artigo, você vai conhecer as técnicas de como plantar rúcula e outras informações sobre essa simpática verdinha.

Origem

A rúcula veio do mediterrâneo e da Ásia ocidental. Tem sabor picante e também é conhecida como pichão; é muitíssimo usada na Itália (naquelas deliciosas pizzas principalmente!).

Também é conhecida como mostarda persa; é uma hortaliça da família da mostarda. Além das folhas, as sementes também são comestíveis.  Seu cultivo aqui no Brasil, se concentra nas regiões sul e sudeste do país.

Clima

A plantação de rúcula gosta de clima temperado; em temperaturas mais altas seu florescimento é precoce, o que prejudica o desenvolvimento normal da planta. Quando produzida em temperaturas elevadas, suas folhas tendem para mais amargas e tenras.

Com invernos rigorosos, para sobrevivência dela, é necessário cultivá-la em estufas agrícolas. Do outono ao inverno ela pode permanecer diretamente ao sol, mas, no verão precisa de sombra parcial durante o dia.

Solo onde plantar

O solo para o plantio de rúcula  deve ser bem drenável, rico em matéria orgânica e com pH de acidez entre 06 e 07.

Como plantar

Com sementes

Você pode usar uma sementeira;  faça um buraco de no máximo 0,5 cm de profundidade e lance de 02 à 03 sementes no mesmo. Procure deixar a semente bem na superfície cobrindo com uma camada leve de terra. Sua geminação ocorre em 08 dias.

Quando as mudas estiverem com 10 cm de altura(mais ou menos 15 dias), você já pode fazer o desbaste (tirar o excesso de plantas) deixando as mais fortes e vigorosas.

Com mudas

Para plantar as mudas de rúcula, anteriormente você deve ter feito o plantio das sementes em uma sementeira, correto? Agora estando bem firme e vigorosa, após a terra ter sido adubada, transplante para a cova que deve ter 0,5 cm de profundidade  com espaçamento de 15 cm entre elas e 20 cm entre linhas.

Cubra com terra peneirada e regue com jato fino para não “machucar”as mudas. Regue diariamente de maneira que fiquem úmidas e não encharcadas.

Como plantar rúcula em vasos ou horta?

No vaso, você pode ao invés da sementeira, plante diretamente as sementes no vaso, usando as mesmas medidas e cuidados .

Para o plantio na horta, seria o mesmo procedimento com o plantio de sementes e mudas.

Adubo

Você pode colocar esterco de gado ou de galinha .

E quanto tempo demora para ser colhido?

De 20 a 65 dias após o plantio ela já está pronta para a colheita; é importante fazer esta colheita antes da floração, por que a partir daí, as folhas se tornam muito amargas. Cuide também para colher somente as folhas bem desenvolvidas , o que significa que ainda terão folhas para colher por semanas.

TODA VERDINHA E BEM ARRUMADINHA

Pragas da rúcula

Pulgão

É um inseto de cor roxa, suga a seiva os brotos, deixando as folhas engruvinhadas. Causa também danos indiretos quando excreta o líquido açucarado: uma película preta que fica sobre a folha atacada, prejudicando a respiração e fotossíntese, além de atrair as formigas.

Cochonilhas

Insetos que sugam a seiva e injetam toxinas, debilitando a planta a tornando suscetível à outras doenças.

Lagarta da couve

Quando larvas devoram as folhas da planta

Lagarta-rosca

Fica durante o dia enterrada e a noite sai para devorar a plantas,  abrindo galerias nas mudas.

Lagarta-mede-palmo

Consome as folhas e brotos, fazendo buracos.

Traça das folhas

Fura as folhas das plantas.

Mosaico

Atacam as folhas, deixando-as crespas

Podridão mole

Ataca as folhas, deixando uma mancha na forma de V

Fusariose

Deixa amarela parte da folha

Mildio

Deixa filamentos brancos na parte inferior das folhas

O que é que a rúcula tem de bom para nos oferecer? Veja aqui:

  • Trata diabetes
  • Previne câncer
  • Protege a pele contra os raios UV
  • Trabalha na prevenção da osteoporose
  • Protege a saúde dos  olhos
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Favorece a libido
  • Por conter fibras, é ótima para prisão de ventre
  • É afrodisíaca
  • Previne diverticulite (doença do intestino)
  • Combate colesterol e triglicerídeos altos
  • Ajuda a emagrecer, pois suas fibras dão sensação de saciedade
BEBÊS RÚCULA PRONTOS PARA O CRESCIMENTO

Um detalhe…

Muito interessante sobre a rúcula é que tem presença mínima de oxalato que é um composto que diminui a absorção de nutrientes por parte do organismo.  Quando em demasia, pode comprometer de forma significativa a absorção de cálcio. A rúcula, é muito aconselhável para as mulheres.

Quais os tipos de rúcula que existem?

Fora a comum que conhecemos, seria a rúcula selvagem: Suas folhas são forte dissecadas e as flores amarelas. O gosto é mais intenso que a da rúcula normal.

Na culinária, ela é um excelente complemento de refeições mais pesadas, como por exemplo, carne de porto. Pode ser servida crua em saladas, sanduíches, em recheio de pizzas ou refogadas. Obs: seu consumo em excesso, pode provocar vômito.

Curiosidades da rúcula

Os romanos usavam suas folhas como tempero; muito consumida na idade média, exceto nos mosteiros,  pois acreditavam se tratar de uma planta afrodisíaca e que seu consumo, aumentava o desejo sexual masculino. Mas isso ainda não foi comprovado cientificamente. Existe uma bebida alcoólica feita de rúcula que é usada no tratamento digestivo.

Apesar de não ter comprovação científica sobre o poder afrodisíaco dessa verdinha, a idéia continua sendo fortalecida, mas, a rúcula ganhou fama mesmo foi em 1990, pois se tornou uma “hortaliça gourmet”.  Foi adotada por chefs aproveitando a onda da cozinha mediterrânea sendo valorizada.

Seu sabor marcante e qualidades foram a principal propaganda para sua fama que foi tanta ao ponto de se tornar tema de uma campanha presidencial norte-americana, que culminou na eleição do então candidato a presidência, Barack Obama.

Barack Obama fez um comentário sobre o preço da rúcula para os agricultores do estado de Iowa. A partir daí, a hortaliça fazia parte da elite. O porta-voz de John MacCain, candidato da oposição, declarou que MacCain não é um comedor de rúcula, um tipo de sábio professoral. Por um momento, a rúcula teve o seu momento de glória.

 

Gostou do artigo sobre a rúcula? deixe nos comentários.

Até!

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares