Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar carambola

Como plantar carambola passo a passo bem explicado

A carambola é estrela até em seu formato. Você já viu aquelas decorações lindas em bolos ou saladas de frutas gourmet onde tem aquelas estrelinhas amarelas?

Pois bem, são as doces e suculentas carambolas! Além de suculenta faz bonito em matéria de decoração. Nesse artigo, vamos te contar tudo em matéria de como plantar carambola, sua origem e muito mais.

Origem

Para variar, é mais uma fruta estrangeira, veio da Ásia tropical (Índia )e também famosa na China. A sensação da carambola é que seu sabor é agridoce, um coringa para alimentos doces e salgados.

Ela não é plantada em grandes fazendas para ser vendida em escala industrial.  O que é “star fruit”? É o nome pelo qual a fruta foi batizada pelo fato de quando é cortada, tem um formato de estrela.

No começo de sua produção aqui no Brasil, ela era classificada somente de 2 tipos da seguinte forma: doce e ácida.

A ca-ram-bo-lei-ra (um pouco difícil de falar) tem um porte que vai de pequena à media, de crescimento demorado e alcança até 15 m de altura. Tem somente 25 anos de vida.

O Tronco dela é curto, torcido e áspero. Sua cor é marrom, cor de café e seus ramos são baixos. Suas flores nascem em ramos delgados, geralmente ficam nas axilas das folhas mas isso não é regra: Também pode nascer em ramos velhos sem folhas e terminais.

Na maioria das vezes, seus frutos são produzidos não partes da árvore que são mais exposta ao sol.  É amarela, parece gomos grandes, sem divisões terminais. Brilhantes são suas sementes e parecem estar envolvidas em uma espécie de gelatina que é a sua polpa.

QUE FRUTA LINDA ! POSE PARA A FOTO

Clima e solo para plantio

Para o plantio de carambola é necessário ter um clima tropical, úmido e quente; ela não suporta frio e geadas. Tambem é importante ter chuva em abundância; luminosidade também é essencial para o bom desenvolvimento da arvore. 

O solo para plantação de carambola deve ser areno-argiloso. O ph do terreno deve estar entre 6 e 6,5, ácido de leve. Para regar, evite o encharcamento.

Como plantar carambola

Com sementes

Na hora de escolher as sementes à serem plantadas, pegue frutos saudáveis e novos. Retire as sementes, lave, seque e coloque em uma sementeira . A semeadura tem que ser feita em um canteiro. preferencialmente, de barro e coloque esterco curtido.

O covamento deve ser de 10 cm em cada semente. Pegue as sementes e cubra com plástico para segurar melhor a umidade. Você pode colocar de 1 à 3 sementes em cada buraco e cubra com terra solta.

Com mudas

Para plantar mudas de carambola seria o mesmo processo de plantar as sementes e quando se tornarem mudas, fica ao seu critério se planta em vaso ou na horta, ok?!

Vasos ou horta

Confira como plantar carambola em vasos ou horta:

Em vasos

Pegue um vaso bem fundo e bastante drenável (com furos). Misture no vaso  areia grossa, solo orgânico, calcário, esterco curtido e composto. Espere 1 mês para  plantar. Faça um buraco com profundidade de aproximadamente 2 centímetros.

Na horta

Faça o preparo da terra 1 mês antes de transplantar as mudas de carambola :  misture com a terra composto, calcário, esterco curtido. Faça um cova de 40cm x 40cm x 40 cm e com espaçamento de 10 cm entre elas. Em cada buraco, semeie de 1 à 3 sementes e cubra com terra solta.

Quanto tempo demora para colher ou produzir frutos?

A carambola começa a produzir fruto à partir dos 4 anos de vida, sua produção é excelente, são 200 frutos e sua produção dura de 50 à 70 anos.

CARAMBOLAS DESFILANDO NA PASSARELA DA MESA

Tipos de carambola

Bilimbi

O Bilimbi  é uma fruta originária da Ásia, muito parecida com a carambola, é da mesma família e gênero. É verde e seu formato é mais alongado e não tem o aspecto de estrela. A aparência do fruto e o gosto são de pepino.

Assim como a carambola, tem muito suco e muita vitamina C e ácido oxálico. Tanto maduro como verde, seu sabor é muito ácido e amargo quando in natura. O Bilimbi se adaptou bem à amazônia. É conhecido na amazônia como “limão-de-caiena” pela fato de ter dado o ar da graça em Caiena, nas Guianas.

Outros tipos de carambola só existem os modificados em laboratório, são eles: La mayora, Arkin, B-6, B-8, B-16, Chujuba, Fwang-Tung, Kambangan, Hart, Maha, Tai Knight, 8-1, 11-1.

 

Benefícios

  1. Ajuda a perder peso por conter poucas calorias
  2. Fortalece o sistema imunológico do nosso corpo
  3. diminui o colesterol ruim (LDL)
  4. Equilibra os picos de glicemia
  5. Tem ação anti inflamatória
  6. Tem ação antioxidante
  7. Faz bem para o cabelo pois protege o couro cabeludo
  8. Para a grávidas, aumenta a produção de leite
  9. Evita envelhecimento precoce da pele
  10. Previne a anemia
  11. Melhora o sistema digestivo
  12. Previne o câncer
  13. Antibiótico natural: conforme estudos, a carambola ajuda a eliminar uma série de bactérias do organismo como a E- coli, Salmonela e estafilococos.

Pragas na carambola

Mosca-das-frutas

Suas larvas destroem toda a polpa da carambola, tornando os frutos imprestáveis para serem consumidos. Perfuram os frutos para depositar seus ovos, formando um buraco onde ocorre apodrecimento.

Pinta-preta

Essa doença é provocada pelo fungo Glomerella Cingulata. Provocam pintas deprimidas e escurecidas (pretas). Essas pintas se espalham, amolecem a polpa da fruta, causando necroses grandes e irregulares. Acontece através do vento, chuva e insetos.

Podridão dos frutos

Causado pelo fungo Aspergillus niger.

Provoca descoloração dos tecidos vegetais e os deixam moles. Pode surgir micélio branco e conídios escuros do Aspergillus niger.

Cautela com a carambola

Cientistas descobriram uma substância tóxica na carambola, pessoas com problemas renais, eram mais afetadas. Os pesquisadores chegaram a conclusão depois que fizeram a identificação de uma molécula chamada caramboxina.

Apesar dessa substância (ácido oxálico) ser encontrada em baixas concentrações na carambola, causa danos. Em pessoas saudáveis, essa toxina é liberada pelo organismo, já quem tem problemas renais, retém o componente.

Os sintomas são soluços por horas, convulsão e confusão mental. Se não houver tratamento adequado, pode levar à morte. O ácido oxálico também pode fazer mal para pessoas que sofrem com problemas de gota, artrite e osteoporose.

Ah… já acabou! Vamos comentar?

Deixe aí… e até o próximo post!

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares