Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar tamarindo

Aprenda como plantar tamarindo no passo a passo bem explicado

Ele tem formato de uma vagem e ao retirar a casca para ter acesso ao fruto, parece um amendoim; ótimo para brincar de pegadinha com quem não o conhece… Hoje você vai conhecer sobre o plantio do Tamarindo e outras informações sobre esse fruto que conforme dizem os botânicos é da família dos leguminosae, ou seja, é um legume… vai entender, né?!

Origem

Ele veio da África do Sul mas seu cultivo também pode ser feito na Ásia, América do Sul , Caribe e Índia. Aqui no Brasil, seus maiores consumidores são a região norte e nordeste.  O tamarindeiro ou tamarineiro, é uma árvore frutífera que pode chegar até 25 m e pode ser usada para decoração.

Suas folhas são sensíveis e se fecham durante o inverno. Suas folhas são amarelas e também avermelhadas . Seu fruto é agridoce e ácido.  O tamarindo foi trazido para a Europa pelos árabes, que a chamavam de tamr al-hindi, que quer dizer, tâmara da índia, que deu origem ao nome. Além das frutas, suas flores também são comestíveis.

Solo

O Terreno para plantar o tamarindeiro deve ser profundo, areno-argiloso, bem drenado, e com ph entre 5,5 e 6,5 de acidez. Evite locais sujeitos a encharcamentos e pedrogosos. O clima ideal é o tropical úmido e árido e exige boa intensidade de luz pois é sensível ao frio. Agora você vai ver como plantar o tamarindo:

Plantio

Com sementes

Você pode fazer o plantio das sementes em balainhos ou sementeiras. Misture na terra: terriço (adubo com terra vegetal, humus e terra preta) e esterco bem curtido.  Faça uma cova de 2 a 3 cm e lance as sementes.  Quando alcançar 25 cm de altura. a plantinha já pode ser transplantada para seu solo definitivo.

Com mudas

Vamos primeiro preparar o terreno que irá receber as mudinhas:

Faça covas com 50 cm x 50 cm x 50 cm de profundidade e com espaçamento de 10m x 10 m (100 plantas por hectare), 12m x 12m (69 plantas por hectare) ou 10m x 8 m (125 plantas por hectares).

Na cova coloque o seguinte adubo: coloque no fundo da cova uma fina camada de calcário dolomítico e depois esterco de curral bem curtido + superfostato simples + cloreto de potássio, misture esses últimos com a terra da cova mesmo. Faça esse preparo 30 dias antes de transplantar as mudas.

Em vasos ou horta

Vamos ver agora como plantar em vasos ou horta:

Pegue um recipiente, um balainho ou um vaso mesmo, que tenho furos no fundo para ser drenável evitando o encharcamento do vaso na hora da irrigação. Prepare a terra como está detalhado logo acima em como plantar sementes.

O plantio em sua horta deve ser feito no período chuvoso ou em dias nublados, após a 1a irrigação, proteja as mudas, colocando em sua volta, palha e capim seco sem sementes e também deixe um pouquinho do colo da muda acima da superfície do solo e sempre, sempre mantenha a terra úmida.

LINDO TAMARINDEIRO EM ÉPOCA DE FLORAÇÃO

Benefícios do tamarindo

  1. Para os músculos: auxilia no processo de desenvolvimento muscular e ajuda na reparação dos mesmos.
  2. Sistema digestivo: estimula o suco gástrico, auxiliando na digestão, em casos de intestino preso, e em doses moderadas, também auxiliar no caso de diarreia crônica.
  3. Perda de peso : por causar a sensação de saciedade, por sua grande quantidade de fibras, ajuda na perda de peso.
  4. Diabete : equilibra os níveis de açúcar no sangue por absorver os carboidratos.
  5. Insônia: por conter magnésio, melhora a qualidade e duração do sono.
  6. Pelagra: o tamarindo tem vitamina B3, evita uma doença chamada pelagra. O que é pelagra? É uma enfermidade que tem como sintoma principal diarreia, demência, artrite e insônia.
  7. Rins: ajuda na eliminação de substâncias tóxicas do rim, devido ao potássio que tem na fruta.
  8. Cabelo e pele: estimula o corpo a produzir colágeno, importante para pele e cabelos.
  9. Coração: diminui a pressão alta e os níveis de colesterol. É antioxidante e anti inflamatório.
  10. Anemia: tem muito ferro e devido a isso, é usado em casos de anemia, mas com moderação.
  11. Circulação sanguínea: atua na circulação sanguínea tornando melhor a oxigenação no sangue.
  12. Sistema imunológico: previne infecções microscópicas ou fúngicas por ser antioxidante.

Pragas (infelizmente amigas inseparáveis das plantas)

Mosca da madeira

São moscas que depositam seus ovos na casca  do tamarindeiro. Quando se tornam larvas, formam galerias, devorando o caule até o lenho

Broca das sementes

É um besouro que perfura a casca do fruto, destrói a polpa e ali põe os seus ovos que quando se tornam lagartas, destroem as sementes.

 Coleobroca

Besouro que, quando lagarta, se alimenta do tronco e ramos, abrindo galerias.

Colheita

E quanto tempo demora para colher ? A árvore começa a frutificar de 4 à 6 anos após  a sementeira.  Entre o início da floração e a maturação é cerca de 8 à 9 meses e depois a colheita.

Qualidades de tamarindo

Não tem variedades e tipos de tamarindo diferente da sua espécie in natura, mas, 03 novas espécies do fruto foram desenvolvidas em laboratório do México, são elas: Colima 204, Coetam 84 e Inifap 149 mas ainda estão em processos burocráticos para daí sim serem vendido comercialmente.

PÉ DE TAMARINDO CARREGADINHO, PRONTO PARA A COLHEITA

 

Cuidados com o consumo do tamarindo

O tamarindo é bom para controlar a pressão alta; isso é um alerta para quem tem pressão baixa, deve ser consumida com moderação para não causar problemas.

Se você está utilizando medicamento que diluem o sangue como por exemplo a aspirina, o tamarindo também faz esse mesmo processo, tornar o sangue mais fino; o que atrapalha na diminuição de sangramentos.

Tamarindo na culinária

Com o tamarindo são feitos molhos que são produzidos em escala industrial que são muito usados na culinária asiática. Aqui no Brasil são utilizados em carnes suínas e bovinas, frutos do mar e também em churrascos. Incrementa sucos e sorvetes, doces e licores.

Na Índia, está em sopas com lentilhas, em iogurtes e chutneys. Na África, é principal protagonista do sarapatel. Na Malásia, Tailândia e Indonésia, são usados em caldo e peixe.

Bom demais esse tamarindo! Deixe seus comentários sobre o que achou do post.

Tchau e até o próximo artigo!

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

2 COMMENTS

  1. Olá, bom dia! Gostei muito bom! só gostaria de saber se existe tamarindo doce e se pode fazer enxerto.

    • Sim existe o tamarindo doce, ele vem do Vietnã, Além de ser mais doce não tem o sabor azedo, que é por causa da acidez.
      E sim da para ser feito Enxerto, mesmo procedimento desse normal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares