Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar lichia

Como plantar lichia passo a passo bem explicado

A lichia, o mistério revelado! Te peguei! É só para chamar sua atenção para o post de hoje que fala tudo sobre a lichia: como plantar lichia, variedade da fruta e muito mais.

Origem

A lichia vem da China, seu nome científico é Litchi Cinensis Sonn, é representante da família sapindaceae a qual pertence seu parente próximo, o guaraná. Se fruto é vermelho e espinhoso por fora, sua casca é quebradiça, e seu interior é branco e gelatinoso, o que lembra a estrutura da uva. Sua árvore atinge até 12 metros de altura. É considerada a fruta nacional da china.

Clima

A plantação de lichia é exigente em relação ao clima onde esta se desenvolvendo. Não produz satisfatoriamente em regiões tropicais, adapta-se melhor em regiões onde o clima é seco e frio antes de florescer e no resto do ano, quente e úmido. As folhas novas são sensíveis a ventos. Dependendo de onde está plantada, é necessário instalação de quebra-ventos.

Solo

A lichia pelo menos em matéria de solo, não é muito exigente. Gosta de terrenos leves, profundos e com alto teor de matéria orgânica que pode também ser substituída por adubações adequadas a sua cultura. O pH de acidez tem que estar entre 5,5 e 6,5. A exigência dos primeiro anos de vida é um alto teor de matéria orgânica para um bom desenvolvimento da planta.

DECORAÇÃO ESPECIAL COM LICHIAS

Como plantar

Com sementes

O plantio de lichia com sementes deve ser feitas com o armazenamento dentro do próprio fruto por 04 semanas. Se forem retiradas desse tipo de armazenamento, as sementes perdem a viabilidade em 24 horas e após 4 a 14 dias, já não geminam mais.

As sementes armazenadas em água tem mais sucesso na geminação que as colocadas em vermiculita ou condições do ambiente. Também recomenda-se o armazenamento em esfagno úmido a 80 C por 08 semanas.

A semeadura pode ser feita em bandejas em substrato com boa aeração e parcialmente sombreado com 1 a  2,5 cm de espaçamento entre si. Quando as mudas estiverem com 10 ou 15 cm de altura, já pode ser transplantada para o local definitivo.

Plantando a partir dos caroços

Como plantar em vasos ou horta?

Selecione alguns caroços, tire a polpa e deixe secar por alguns dias. Prepare um vaso com terra vegetal, abra um buraco de aproximadamente 1 ou dois dedos e enterre ali a semente com a pontinha que gemina brotos virada para cima. Cubra com pouca terra.

Molhe em seguida, deixando a terra sempre úmida, não encharcada. A planta vai brotar em 01 mês. Quando estiver com 30 cm, já pode ser transplantada para o solo definitivo mas, se você preferir deixar no vaso, seria interessante transplantá-lo em um vaso maior. Lembrando que a lichia precisa de sol e local arejado.

Plantando na horta

O covamento dever ser de 70 cm x 70 cm e o  espaçamento entre elas deve ser de 10 x 10 m para 100 plantas por hectare. As covas devem ser adubadas com esterco de curral e superfostato simples.

As mudas de lichia devem ser reservadas por um período de 30 dias antes de serem transplantadas, esse descanso é fundamental para a adaptação dela ao novo solo por serem muito sensíveis.

Variedades

Esses são os tipos de lichia cultivados aqui no Brasil:

Bengal

É originada a partir da seleção da variedade indiana Purbi. sua cor é vermelho brilhante, polpa firme e boa qualidade. A planta tem moderado vigor e frutificação regular e maturação precoce. É de ótima qualidade.

Brewster

A planta é vigorosa, seu fruto tem cor vermelho brilhante, com polpa macia, com sabor ácido, de qualidade aceitável. Sua maturação é mais precoce que a Bengal e sua frutificação é irregular. Sua origem é da província chinesa de Fujian, onde a variedade é chamada de Chen Zi.

Americana

Essa variedade é desenvolvida aqui no Brasil a partir de sementes selecionadas da variedade No Mai Tsze trazidas dos EUA. Seu fruto é vermelho-intensa. A produção é de excelente qualidade e alternante.

LICHIAS FAZENDO POSE PARA FOTO

Dúvida cruel

Quanto tempo demora para colher os frutos ?

Começa a frutificar a partir dos 03 anos de idade e ela pode ultrapassar os 100 anos de vida! Em junho começa a floração e em agosto surgem os primeiros frutos. 

Pragas da lichia

Ácaro da lichia

Eles se instalam em colônias fazendo suas folhas nascerem engrunhidas e com bolhas. tirando a produtividade e vida da árvore.

Antracnose

É um fungo que ataca a árvore, deixando lesões de coloração escura, que no centro, apresentam a cor rósea, pode também ter essas mesmas lesões nas folhas e frutos. Provocam a morte do tecido.

Benefícios da lichia

  • Não tem calorias
  • Reduz o colesterol ruim
  • Ajuda na remoção de manchas
  • Ajuda no crescimento do cabelo
  • Melhora o sistema imunológico
  • Combate a gripe
  • Previne o câncer
  • Melhora a digestão
  • Previne catarata
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Cura queimaduras solares
  • Faz bem para a pele
  • Diminui a pressão alta
  • Ajuda em casos de contração muscular
  • Seu chá cura dor de garganta
  • Alivia tosses e dores

Obs: Deve haver cautela para ingestão de chá da lichia para quem é  portadore de problemas renais. Por ser riquíssimo em potássio, a lichia pode causar arritmia cardíaca.

Lichia pode matar? Como assim

O que é que aconteceu na Índia?

A morte de centenas de crianças na Índia foi associada ao consumo de lichia. Conforme o estudo publicado na revista científica The Lancet, a condição que provoca convulsão, perda de conciência e pode levar ao óbito, é causada pela ingestão da fruta quando a criança a ingere com o estômago vazios.

De acordo com uma nutricionista, a lichia pode fazer mal sim, mas em casos extremos. A lichia tem a hipoglicina, uma substância que altera o metabolismo da glicose no corpo e faz que os níveis normais caiam. Mas se torna um problema se você já estiver com a glicemia baixa e comer uma quantidade muito grande de lichia, disse a profissional. Do contrário, não tem porque se preocupar.

No caso das crianças, muitos fatores contribuíram para suas mortes. Segundo os estudos, as crianças viviam em regiões muito pobres, não estavam em boas condições nutricionais, seu nível de açúcar no sangue eram baixos por não se alimentaram horas antes e sempre comiam as frutas que caiam no chão, em grande quantidade.

 

Terminamos por aqui. Deixe seus comentários .

Até o próximo post!

 

 

 

 

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares