Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar goiaba

Venha descobrir o passo a passo bem fácil de como plantar goiaba

Gente! Quem não lembra daquele personagem da turma da Mônica, que era um caipirinha muito simpático e cheio de graça… é o Chico Bento! E o que é que ele tem a ver com o artigo de hoje? Tudo uai!! Ele vive roubando goiaba da fazenda do Nhô Lau; se eu fosse ele, também não deixava passar batido não! Essa fruta é uma delícia!

Acompanhe aqui tudo sobre como plantar goiaba, adubação, tipos de goiaba e etc…

Terreno

Para a plantação de goiaba o terreno deve ser plano com pouca inclinação. A goiabeira gosta de clima temperado e com um bom volume de chuvas.

Adubação

Para equilibrar a acidez do solo é importante utilizar uma quantidade de cal que além que controlar a acidez fornece à terra cálcio e magnésio. Aplique também nitrogênio. fósforo, potássio, micronutrientes de forma orgânica e o tão utilizado húmus de minhoca.

Vamos plantar

Sementes

Vou te explicar aqui como plantar goiaba em vaso ou horta:

  • Pegue uma goiaba bem madurinha e retire toda a polpa
  • Separe as sementes, coloque em uma peneira para enxaguá-las. Depois deixe secar à sombra.
  • Depois de secas, já pode plantar em um vaso ou saquinho de mudas

Você pode plantar as sementes até na época mais seca do ano, o importante é manter a irrigação diariamente. Se preferir manter a planta no vaso, coloque uma camada de palha para conter a umidade.

Na horta

Quando completar 03 meses do plantio da sementes, as mudas de goiaba já estão prontas para serem transplantadas para a sua horta.

  • Faça um cova de 30 cm de profundidade transplante a muda

Para grandes plantações geralmente o covamento é de 30 cm , com espaçamento de 04 metros entre elas de 06 metros por fileira .

Poda

  •  1ª Poda – Quando a árvore ainda está pequena.  Corte o ponteiro e deixe de 03 à 04 galhos  para começar a produção
  • 2ª Poda – Quando voce vai fazer que a planta seja conduzida em forma de taça, ou seja, você vai esticar os galho… Como? Colocando um peso ou um fio no chão para que ele fique com formato de taça.
GOIABA MADURA E SABOROSA AO SEU DISPOR

Qualidades diferentes de goiaba

Existem mais de 130 espécies desse fruto maravilhoso mas somente a Pedro Sato (Psidium guajava L) é cultivada em todo o mundo.  Não se sabe ao certo se é de origem Asiática ou Americana. O Brasil é um ótimo importador desse nicho. Importa para países como:  Dinamarca, Canadá, Suécia, Holanda. Alemanha, Inglaterra e França.

Confira agora os tipos de goiaba que existem:

Paluma

É considerada muito produtiva e tem boa adaptação a condições de solo e clima. Ela tem a polpa vermelha e formato ovalado. Em comparação as outras goiabas, seu tempo de vida útil é curta.

Sassaoka

Sua produtividade é média. Sua casca é rugosa, polpa espessa e rosada.

Pedro Sato

Também tem média produtividade. Geralmente os frutos são graúdos mas às vezes, podem crescer consideravelmente menores. Sua casca é rugos, e a vida útil pós-colheita é ótima.

Kumagai

Boa produtividade e seus frutos também são graúdos. Diferente das outras sua poupa é branca e firme. É muito utilizada para fins industriais e exportação. Sua qualidade de vida pós-colheita é boa.

Cortibel

Seus frutos são graúdes com muita polpa e vida útil boa no pós-colheita. Ela tem 02 variedades distintas: a Cortibel RG que tem casca rugosa e formato redondo e a Cortibel SLG com casca lisa e arredondada.

Rica

Seus frutos são médios e ovalados. Casca rugosa e tem aspecto verde amarelado. A polpa tem alto teor de açúcar e apresentada cor avermelhada e também é firme.

Benefícios da goiaba

A famosa goiaba tem cálcio, ferro, fósforo, magnésio. Vitaminas A, B1, B2, B3 e vitamina C. Seus benefícios são:

  • Fortalece a imunidade
  • Prolonga a saciedade por ser rica em fibras o que ajuda a controlar deslizes na dieta!
  • Controle da diabetes tipo 02; por ter baixo teor glicêmico se consumida com moderação
  • Combate doença de Alzheimer
  • Combate contra o câncer
  • Relaxa os músculos e combate o stress
  • Auxilia nos problemas cardiovasculares, equilibrando o colesterol
  • Tem propriedades anti-inflamatórias
  • Ajuda na saúde da visão prevenindo a catarata e o glaucoma
  • Ameniza o envelhecimento

Goiaba para o intestino, como funciona:

Ela é boa para soltar o intestino, quando consumida em excesso pois contém fibras, quando se consome o fruto. O chá da goiaba é bom para prender o intestino principalmente em quadros de diarreia.

GOIABA EM FASE DE MATURAÇÃO

Pragas que atacam a goiabeira

Mosca das frutas

Ela perfura a fruta, deposita seus ovos que ao se tornarem larvas, se alimentam da polpa.

Besouro amarelo

Ele ataca as folhas novas, deixando-as sem limbo, afetando a fotossíntese.

Psilídeo da goiabeira

Ele suga seiva das folhas nova e faz isso no início do desenvolvimento dos frutos. Ao sugarem as folhas, injetam uma toxina que provoca o enrolamento das bordas e amarelando as folhas que ficam com aspecto de podre

Broca-das-mirtáceas

Lagartas quando novas que adquirem asas quando adultas. Elas constroem galerias curtas nos troncos e se alimentam dele.

Coleobroca

As larvas se alimentam da madeira do tronco e um sinal de que estão atacando é a serragem que fica no chão. Em ataques severos as folhas da goabeira ficam vermelhas em função da destruição do tecido condutora da seiva.

 Percevejo-da-verrugose

Ele ataca as flores e frutos antes do início da maturação. O resultado são manchas aquosas e irregulares em flores e frutos e de coloração verde-escura. Na fruta, o tecido atacado apodrece e se torna um ponto duro e causam deformações.

Comentário pessoal: poxa o ácaro não da um tempo hein?! Vai até na goiabeira!

Ácaro-da-goiabeira (ou ácaro branco)

Depositam seus ovos na superfície da folha e atacam somente as partes novas da planta, infestando as folhas

Existem outras pragas que devoram a goiabeira mas citei as mais conhecidas pelos agricultores.

E daí? Gostou do post?  Tem alguma dica para compartilhar? Deixe nos comentários.

Até o próximo artigo e #boracomergoiaba!!

 

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares