Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar dendê

Aprenda a plantar dendê passo a passo bem explicado

Oi gente! Quem nunca ouviu falar do tal azeite de dendê, famoso na culinária baiana? Pode até não ter experimentado, mas que já ouviu falar, tenho certeza que sim! Nesse artigo vamos te mostrar como plantar o dendê, como usá-lo e muitas curiosidade.

Origem

O dendê (Elaeis Guineensis) é uma palmeira que veio da costa oeste da África; foi trazida de lá para o Brasil bem no período colonial pelos escravo; hoje seu maior produtor é o estado do Pará.

Características

A copa do dendê tem aproximadamente 50 folhas e se estiver em uma floresta densa pode chegar até 30 metros de altura e o seu cacho, quando lotado de frutas de coloração avermelhada, pode pesar até 25 quilos! Suas folhas formam uma espécie de coroa no topo e cada folha pode chegar a 5 metros de altura. As palmeiras mais jovens podem conter até 30 folhas.

Plantio do dendê

Gosta de solos arenosos, profundos e bem drenável. A palmeira de dendê é suscetível a terrenos com muito alumínio, manganês e ferro. Exige teor equilibrado de nitrogênio, fósforo e potássio. Seu clima ideal é tropical e úmido e uma boa quantidade de chuva.

Como plantar dendê

Aprenda como germinar as sementes de dendê:

  1. Pegue uma sementinha da palmeira de dendê e descasque-a e lave: preste atenção nas sementes, as que estão ocas não servem para germinação, uma dica para saber qual está boa e colocar em um copo com água, a que boiar, já não presta.
  2. Feito uso pegue um recipiente que pode ser garrafa pet ou um pote de plástico e faça furos no fundo para drenagem
  3. Encha de terra preta, não precisa ser adubada mas é necessário misturar um pouco de areia, a palmeira gosta de terra arenosa
  4. Plante de 4 à 5 sementes à 5 cm de profundidade e cubra com a terra ou se preferir coloque 1 smente por copo descartável
  5. Irrigue a terra sempre cuidando para deixar úmida
  6. A germinação ocorre dentro de 1 mês
  7. Faça o desbastamento, se necessário
DENDEZEIRO LOTADINHO DE DENDÊ

Mudas de dendê

Você pode pegar as sementes que foram germinadas e transplantar para um recipiente maior para as mudas de desenvolverem plenamente. Coloque a mesma terra preta e areia e acomode a muda, cubra com terra e sempre mantenha a terra úmida. Em 4 meses, você já pode transplantá-la para o terreno definitivo.

Como plantar em vasos ou horta

  • Pegue um vaso de 50 litros ou mais com furos no fundo para drenagem
  • Coloque pedra brita ou resto de construções ou cacos de telhas para fazer a manta de drenagem
  • Adicione terra preta misturada com areia
  • Acomode sua muda e cubra com terra
  • Irrigue a terra para ficar somente úmida
  • Deixe o vaso por enquanto, em local assombreado, deixando somente algumas horas no sol
  • Quando estiver um pouco maior, pode deixar no sol direto

Plantação de dendê

  • Faça covas com 40 cm x 40 cm x 40 cm
  • Espaçamento de 9 metros entre plantas e 8 metros entre linhas
  • Coloque no fundo da cova esterco bem curtido e matéria orgânica
  • Acomode sua muda, não muito funda e cubra com a terra retirada da cova
  • Irrigue bem até deixar a terra úmida

O que é óleo de dendê?

É o líquido extraído do dendê, o fruto do dendezeiro

Tipos de dendê

 

Tenera

A palmeira tem um anel fibroso ao redor do tronco, esse anel acontece por causa do cruzamento das variedades Psifer e Dura, ela é usada geralmente para os plantios comerciais.

Dura

Tem uma quantidade fibras na polpa; é usada como palmeira feminina na produção de plantas híbridas comerciais

Psifera

Seu fruto tem a singularidade de não possuir a casca que separa a polpa da amêndoa. Ela é fornecedora de pólen para a produção de plantas híbridas comerciais.

Pragas que atacam o dendê

 

Broca-do-coqueiro

Quando larvas, constroem galerias no interior da coroa foliar que chegam até o broto terminal. As folhas ficam amarelas, murcham, secam indicando a inevitável morte da palmeira

Broca-da-coroa-foliar

Se alimenta das folhas causando rápido e intenso desfolhamento da palmeira

Lagarta-desfolhadora

Destroem o limbo foliar, começando pelas bordas das folhas, deixando no final somente as nervuras

Doença anel vermelho

É provocada por larvas que quando abrem galerias no coqueiro, deixam buracos para a entrada de água nos períodos chuvosos, provocando o apodrecimento no pecíolo onde nascem as folhas jovens.

Amarelecimento do dedenzeiro

É uma doença de causa desconhecida; deixa os pecíolos de folha intermediárias amarelos e depois ficam necrosados.

Fusariose

É uma doença causada pelo fusarium oxysporum; ele ataca as folhas, deixando seus pecíolos róseos no início e passando de amarelado para marrom, em seguida as folhas secam como sinal de morte da planta, Apesar das raízes não serem atacadas.

PLANTAÇÃO: DENDEZEIRO QUE NÃO ACABA MAIS

Benefícios do dendê

A principal estrela aqui é o óleo de dendê, confira:

Para o preparo do azeite ou óleo de dendê é necessário cozinhas com água ou vapor o fruto para que se desprenda da polpa. Em seguida, a polpa é pressionada para  saída do líquido que é de coloração alaranjada.

Ele tem vitamina A que é essencial para a boa saúde dos olhos e pele. Mas como é muito calórico, é recomendado moderação no seu consumo, pois gera aumento de peso. Ele hidrata os cabelos, quando o óleo é aplicado diretamente.

Cuidado: não é recomendada a aplicação em cabelos loiros pois podem ficar manchados devido a cor forte e alaranjada do óleo.

O óleo de dendê na culinária é no prepardo de manteigas, frituras, bolos,pães, biscoitos, frituras,sorvetes e  em alimentos da indústria e até no feitio da famosa Nutella. 

 E como é um fruta muito versátil, seu óleo também é usado para fazer detergentes, amaciantes de roupas e até como combustível quando misturado à óleo diesel.

  • O azeite também foi pesquisado e constatou-se que é um ótimo aliado na prevenção da diabete tipo II
  • Também previne a osteoporose.
  • Protege o coração de doenças cardiovasculares
  • É uma gordura boa que limpa as artérias
  • Evita derrames e problemas cognitivos do cérebro
  • Por ser rico em ferro, combate a anemia
  • Por conter antioxidantes, é um anti-inflamatório natural
  • Equilibra os níveis de colesterol e glicose
  • Dá saúde para nossa circulação sanguínea

 

Esse dendê é saúde pura não é !?

Gostou do post?

Deixe nos comentários.

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

3 COMENTÁRIOS

    • Discordo.
      Apesar da postagem trazer muitas informações, ela não apresenta o lado negativo do plantio e das contra-indicações do consumo do azeite-de -dendê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares