Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar coco

Aprenda a plantar coco passo a passo bem explicado

O coco lembra praia, sol, areia,água do mar e… saúde! Nesse artigo você vai saber tudo sobre essa deliciosa e refrescante fruta.

Origem

Especula-se que ele veio da Ásia mas na verdade, ninguém sabe ao certo.

Características

O coqueiro é uma palmeira sem espinhos, com raiz cilíndrica e lisa e pode chegar em até 20 m de altura. Suas folhas tem a bainha de fibra grosseira e com coloração castanha e seu tamanho pode chegar até 3 m de comprimento. Sua fruta tem forma, sua coloração é castanha e tem 15 cm de diâmetro.

Em seu interior tem aquele líquido aquoso ou leitoso, maravilhoso e refrescante, chamado água-de-coco.

As flores tem sua inflorescência ramificada que tem sua formação na axila de folhas individuais. Compõem um eixo central onde estão flores masculinas aglomeradas de tamanho pequeno nas cores branca ou amarelo-claras.

Plantação de coco

As maiores plantações de coqueiro do Brasil estão localizadas na região Nordeste e também no Pará.

Plantio do coco

O cultivo do coco começa com informações sobre o clima e solo favoráveis para sua produção. O coqueiro se desenvolve em clima tropical  e com baixa umidade.  Prefere solo arenoso  e se este for saudável,produz cocos o ano todo. É importante começar o cultivo no começo das chuvas.

Como plantar coco

Veja como geminar as sementes:

  • Compre cocos no local de sua preferência
  • Aqui as sementes são o próprio coco; deixe-o em um recipiente com água por dias
  • Após isso pegue um recipiente e coloque 25 cm de terra orgânica
  • Acomode  a “semente de coco” e cubra com terra
  • Dentro de 3 à 6 meses a geminação começa e na sequência, pode ser transplantado para o solo definitivo

Como plantar em vasos ou horta

Pegue um vaso grande e realize o mesmo procedimento escrito acima no tópico como plantar coco.

Mudas de coco

Para plantar o coqueiro com mudas, você pode fazer o mesmo procedimento de geminação da semente, explicado no tópico logo acima ou comprar em lojas de jardinagem.

Quanto tempo demora para colher o coco ?

De 3 à quatro anos após a geminação da semente

Plantando em hortas

Pronto para plantar na horta? Veja abaixo:

  • Escolha qualidade de coqueiro híbrido que é seria a mistura de duas variedades – produz de 100 à 120 frutas
  • O terreno deve ser preparado
  • 30 dias antes do plantio
  • Faça covas de 60 cm X 60 cm X 60 m e preencha com terra misturada com adubo orgânico e superfosfato simples. Coloque a muda sem fixar o caule.
  • Após 30 dias, adicione à terra uréia e coreto de potássio.
QUE TAL UMA ÁGUA DE COCO AGORA ?

Tipos de coco

Conheça agora quais os tipos de coco que existem:

Coco verde

É o coco baiano, cultivado em quase 100% do Brasil. E vem da região nordeste 80 % de sua produção. Do fruto do coqueiro é aproveitado a água, o óleo e também a farinha.

Coco Butiá

Também é chamado de coco azedo, o Rio Grande do Sul é muito consumido e geralmente o coqueiro produz nos cerrados. O coco Butiá é muito usado para fazer cachaças, licores, geléias e vinagres. Já das sementes é possível extrair o óleo que tem suas qualidades para nosso benefício.

Coco Babaçu

Sua origem é da região norte e nordeste do país.

Pragas que atacam o coco

Cerastostomela

É um fungo que causa apodrecimento do pendúculo dos frutos e a queda das flores.

Ácaro da gema e do fruto

O Ácaro Eriophyes gerreonis tem preferencia de atacar a mudas no viveiro quando são recém plantadas e com o passar do tempo, continua atacando o coqueiro adulto. Eles chegam até os coqueirais pegando carona em insetos ou indo ao sabor do vendo. Sua moradia são os cocos novos dos quais suga a seiva da pela da fruta.

Os cocos atacados ficam com aparência deformada, um tanto áspero e sua massa branca interna, pode se reduzir até 50%, prejudicando sua comercialização.

Pulgão

São doenças aladas, pretos e tem um círculo em forma de uma franja branca. Gostam de ficar nas folhas novas, sugando a seiva. As plantas que são devoradas, ficam com coloração escura, semelhante à fuligem.

Barata do coqueiro

São besouros também conhecidos como baratas do coqueiro. No período diurno ficam entre as axilas da folhas novas.  As larvas devoram as folhas ainda estando fechadas e costumam atacar coqueiros jovens. Provocam furos que vão aumentando conforme o coqueiro cresce.

Lagarta marrom

São borboletas quando adultas. Na fase quando lagartas, formam ninhos pela união dos folíolos.

Lagarta verde

Vaquinha do fruto

São besourinhos que quando estão na fase larval, comem os frutos do coqueiro, destruindo a pele do fruto. Dependendo da infestação, consegue causar deformidade no coco.

Broca do tronco

É uma praga que requer total atenção, ataca frequentemente os coqueiros da região nordeste. As larvas abrem galerias no tronco quando estão se alimentando de forma que fica todo broqueado. O ataque pode ser localizado ou em todo o tronco da planta.

Quando sua infestação acontece na parte mais alta da planta, o coqueiro fica mais vulnerável o que o torna mais sensível à ação dos ventos. Outro prejuízo que as larvas causam são na folhas baixas que após frequentes ataques, ficam dependuradas.

REGIÃO NORTE E NORDESTE SÃO LÍDERES NA PRODUÇÃO DE COCO

Benefícios do coco

A taxa de nutrição do coco é tão alto que pode ser considerado de longe o fruto mais saudável do mundo! Fortalece o sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e mais uma lista extensa de benefícios que não caberiam aqui.

O que é que as pessoas tem contra o coco ?

O pobre do coco é criticado injustamente, pois dizem que os seus ácidos graxos são todos gordura saturada que aumentam os níveis de colesterol e doenças cardíacas. Mas este mito não tem mais credibilidade pois foram feitos estudos que comprovam que o ácido graxo produzido pelo coco vão direto para o fígado e lá são usados como fonte de energia rápida.

Também podem ser transformados em  compostos chamados de corpos cetônicos que são usados para distúrbios do cérebro, como o mal de Alzheimer e também epilepsia.

O coco é tudo de bom. Concorda comigo?

Deixe nos comentários.

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares