Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como Plantar Abacaxi de Jardim

Aprenda agora mesmo a Como Plantar Abacaxi de Jardim para enfeitar sua casa.

O abacaxi, às vezes, é citado quando existe um problema complicado para se resolver, tanto que dizem”… isso é um tremendo de um abacaxi!”… Mas no artigo de hoje, vamos mostrar que o abacaxi de jardim é muito bom e faz bem, enchendo de beleza o ambiente.

Confira aqui como plantar abacaxi de jardim no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento. E também como fazer mudas de abacaxi de jardim com folhas, estacas ou estaquias, semente, água. 

Origem

O abacaxi de jardim  é nativo da América do Sul, mais precisamente daqui no Brasil.

Características

Primeiramente o abacaxi de jardim ou ananas bracteatus, é uma bromélia (parecendo uma miniatura de abacaxi) de característica muito rústica cujo os frutos e folhas são ornamentais. Suas folhas são verde, alongadas contendo espinhos nas bordas.

Em sua maioria os frutos são avermelhados mais existem ademais tipos, espécies com folhas diferenciadas em sua tonalidade como por exemplo branco-creme chamado Striatus. É chamada também de abacaxi ornamental, abacaxi vermelho ananás ornamental ananás vermelho e ananás de cerca.

Existe a variedade chamada anã cujo os frutos são pequenos. O cultivo com incidência pela de sol deixa a planta com coloração rosada. Porém na sombra, apresenta tonalidade verde nos frutos como também nas folhas.

A planta pode chegar até 9 metros de altura. É usada para delimitar locais ou canteiros para não serem consequentemente invadidos por animais ou pessoas. É plantada em grupos ou de forma isolada.

Plantio do abacaxi de jardim

O abacaxi de jardim cresce em clima tropical e subtropical, ou seja, a temperatura ideal para o abacaxi de jardim viver é entre 25º C e 35º C. Pode ser plantado tanto em exposição plena ao sol como em meia sombra. O sono deve ser leve, rico em matéria orgânica, fértil e bem drenado. A planta não suporta frio como também as geadas. O pH do solo de estar entre 4,5 e 5,5.

Cultivo do abacaxi de jardim

Chegou a hora de você aprender como fazer mudas plantar abacaxi de jardim com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água:

Plantio de mudas em vaso com o mini abacaxi inteiro

  • Primeiramente, você deve ter um o fruto da planta que seria o próprio mini abacaxi, ou seja, ele é como se fosse a semente
  • Logo em seguida, pegue um vaso pequeno com furos no fundo para drenagem
  • Depois coloque um pedaço de tecido ou bedim e coloque no fundo do vaso ou outro recipiente de plástico com furos no fundo
  • Agora adicione uma camada de terra preta com esterco bem curtido
  • Logo após isso, acrescente o mini abacaxi de “pé”
  • Cubra totalmente como o substrato, deixando somente a coroa para fora
  • Pressione o substrato em volta para fica bem firme
  • Molhe somente no terceiro dia logo após o plantio

Em vaso com a coroa (muda)

  • Pegue um fruto de abacaxi de jardim que já esteja seco há 1 mês por exemplo, retire a parte ressecada, deixando somente a coroa
  • Em seguida, tenha um vasos pequeno com furos no fundo para uma boa drenagem
  • Acrescente pedriscos, pedra brita ou argila expandida
  • Na sequência, adicione uma camada de substrato com terra orgânica com pedacinhos de madeira e folhas, misturada com areia até a borda do vaso
  • Faça uma pequena cova e acomode o seu abacaxi de jardim, cobrindo bem somente o talo da coroa
  • Pressione para ficar bem firme e irrigue se necessário, até umedecer o substrato

Garrafa pet

  • Para plantar a sua linda flor abacaxi de jardim em garrafa pet, basta cortar o recipiente ao meio e fazer furos no fundo para drenagem
  • Logo depois coloque um substrato feito de terra simples, misturado com pó de ossos ou de ovos até a borda do recipiente
  • Agora é só plantar a semente (o mini abacaxi) ou a coroa (muda)
  • Molhe se necessário até deixar o substrato somente úmido

Plantio em vasos de cimento

Você pode estar plantando seu abacaxi de jardim em vasos de cimento ou argila, contanto que contenha furo no fundo. E também deve fazer a rega constantemente já que o vaso dessa natureza consequentemente seca a água do substrato mais rápido. Basta plantar conforme as dicas descritas anteriormente plantando o mini abacaxi inteiro(semente ou somente a coroa.

Em apartamento

Apesar de ser uma planta trepadeira, tem sim como plantar em apartamento o seu abacaxi de jardim pois ele se desenvolve também em meia sombra se acaso for esse o objetivo:

  • Separe um vaso que pode ser de plástico, argila, cimento e ademais recipientes
  • Faça furos se necessário pois a planta vai precisar para drenagem do substrato
  • Em seguida, adicione substrato que pode ser feito de terra adubada com esterco de gado e terra simples, até a borda
  • Logo depois, acrescente o fruto ou a coroa do fruto
  • Molhe até umedecer

Replantio

Aprenda agora como replantar, transplantar, mudar de lugar o seu abacaxi de jardim:

  • A princípio, saiba que é às vezes é normal a planta mãe do abacaxi de jardim morrer ou ficar com várias folhas amarelas logo após frutificar. Mas por sorte, novo broto nasce ao lado. Portanto, corte e retire a planta mãe do vaso. Você pode colocá-la na água, pois, não é garantia, mais ela pode enraizar. Sempre utilizando uma tesoura esterilizada com álcool.
  • Geralmente os ramos que vão brotar da planta mãe, se desenvolvem mais rápido se plantar a coroa retirada do fruto ou o próprio fruto em si
  • Este replantio consiste em plantar as coroas ou brotos da planta mãe que consequentemente morreu, ou seja, você pode conservar os novos brotinhos que já estão no vaso.

Colheita

Na verdade, por certo, não seria bem uma colheita pois o abacaxi de jardim é uma flor e seu fruto, que seria o mini abacaxi, cai da haste com 8 meses após sua germinação.

Irrigação

Confira como regar sua planta abacaxi de jardim:

A princípio, o abacaxi de jardim não gosta de muita água. Por isso, regue somente 2 x por semana de preferência, bem cedinho ou bem de tardezinha, somente umedecendo a planta. Tenha os cuidados necessário para que ela não encharque.

Poda

Veja como podar seu abacaxi de jardim:

Geralmente, isso deve ser feito somente no caso das folhas estarem amareladas ou machucadas. Também é preciso podar as ramos onde existiam as hastes dos frutos maduros que já caíram.

Pragas no abacaxi de jardim

Nem o pobre abacaxi de jardim, escapa de alguns tipos de pragas. Mas não se desespere! Tem como eliminar, acabar com as pragas. Confira logo abaixo:

Lesmas

Este parasita além de deixar o rastro do seu líquido gosmento, também devora as folhas e frutos do abacaxi de jardim. Estes são os métodos para eliminação da praga:

Armadilha com cerveja ou leite

  • Armadilha – enterre no solo um copo alto deixando 1,3 da borda acima da terra e encha o copo até a metade com cerveja ou leite
  • Faça a substituição do líquido a cada 4 ou 7 dias.
  • Se acaso as lesmas mesmo assim, não estiverem sumido ou morrido, faça uma mistura com mel, levedura e um pouco de água . Ferva tudo até criar uma consistência grudenta e coloque em um copo enterrado no solo.

Com farinha de milho

  • Pegue um potinho e acrescente dentro 2 colheres de sopa de farinha de milho e deixe perto da flor, normalmente onde as lesmas andam
  • A farinha vai fazer o corpo das lesmas se expandir

Outras dicas

  • Obviamente as lesmas gostam de lugar escuro e úmido pois o sol faz mal para elas. Por isso, coloque folhas de repolho, cascas de frutas cítricas ou ração seca embaixo de tábuas de madeira, vasos como também caixas de papelão
  • Faça um camada no solo com folhas de carvalho, farinha de caule de tabaco. Espalhe ao redor da planta que está sendo afetada
  • Faça uma mistura de chá de absinto, água e sabão. Borrife essa mistura sobre as lesmas
  • As lesmas tem predadores naturais. As larvas de carabídeos que são encontrados em viveiros de plantas ou casas de jardinagem são as indicadas.

Lagartas

As lagartas são parasitas que em sua fase larval, se alimentam das folhas do abacaxi de jardim. Para eliminar essa pragas, confira as dicas à seguir:

  • Pegue um kilo de cebola, corte em pedaços e adicione em 10 litros de água. Deixa a mistura descansando por 10 dias. Logo após esse prazo, pulverize a mistura na planta afetada. Você também pode substituir cebola por cebolinha. Porém, o tempo de descanso deve ser de 7 dias. Sempre faça a aplicação no fim da tarde.
  • Junte folhas e ramos de cravo de defunto picados e acrescente em 100 ml de acetona. Deixe descansando por 24 horas. Logo depois, adicione mais 2 litros de álcool etílico. Coloque 1 litro da mistura para 10 litros de água. Pulverize na planta infectada.
  • Pegue água extraída da mandioca quando ralada. Reserve e misture um pouco de açúcar ou farinha de trigo. Coloque essa mistura na planta a cada 2 semanas
  • Coloque óleo de nim, produto químico que com toda a certeza é vendido em lojas de jardinagem ou viveiro de plantas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares