Top 5 da Semana

Postagem Relacionada

Como plantar pequi

Aprenda como plantar pequi passo a passo bem explicado

O que é, o que é, parece uma manga ou abacate, mas não é… É o pequi! Conheça agora tudo sobre cultivo e cuidados com o pequi.

Origem

O pequi (Caryocar brasiliente) também é chamado de piqui, piquiá, pequiá e pequizeiro.

O que é pequi ?

É o fruto de uma árvore que faz parte da família cariocaráceas nativa que se originou onde? Honras para nosso país,  o pequi veio dos cerrados do Brasil!

O nome piqui ou pequi vem do Tupi “pyqui” onde py = significa casca e qui = espinho. A árvore atinge 10 metros de altura, é considerada extremamente importante para alimentação do homem do campo. Seu cultivo é feito na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Características do pequi

O fruto do pequizeiro tem espinhos. Tem o tamanho de uma maçã. Suas folhas são ricas em tanino a qual substância fornece uma espécie de tinta que tecelãs usam.

A madeira do caule tem madeira bem resistente usada como fonte de carvão em siderúrgicas. A polpa do pequi, quando cozida, é usada para alimentação humana.

Também é usada para fazer licores, sabão caseiro e também para alimentação de porcos, animais domésticos, galinha e também é consumido para animais silvestres como por exemplo, cotia, veados, arara e tatupeba.

Quando parte-se o pequi encontra-se uma, duas, três ou quatro amêndoas envoltas por polpa amarela, branca ou rósea.

Atenção: ele tem espinhos minúsculos, finos que podem machucar na hora de consumir a polpa.

Como plantar pequi

Para plantar o pequizeiro você precisa saber informações sobre o clima e solo onde vai cultivar o pequi. O solo para o cultivo do pequi não precisa de cuidados já que é acostumado ao solo do cerrado, seco e com poucos nutrientes

Plantio do pequi

Inicie geminando as sementes:

  • Retire a semente de um fruto maduro
  • Retire a película de proteção que envolve a semente
  • Coloque as sementes dentre de um recipiente com água
  • Deixe em ambiente seco e quente de 4 à 5 dias
  • Retire do recipiente e deixe secando à sombra por 10 dias
  • A geminação demora 50 dias aproximadamente
  • Peque as mudas e transplante para o local definitivo

Como plantar em vasos ou horta

  • Separe um vaso de 4 litros e preencha com uma camada de areia e na sequência uma camada de terra, que não precisa ser preta ou orgânica
  • Faça um buraco na terra de 3 à 5 cm e coloque uma semente com o olho virado para cima
  • Pegue de 3 a 4 sementes e enterre à 2 cm de profundidade
  • Se preferir, pode colocar adubo
  • Cubra e irrigue
É PEQUI QUE NÃO ACABA MAIS!

Mudas de pequi

Como a semente demora muito tempo para geminar, se você não quer esperar muito, compre mudas em lojas de jardinagem

Plantação de pequi

  • Faça um  cova de 40 cm X 40 cm X 40 cm e espaçamento entre plantas de 8 à 10 metros
  • Você pode fazer o plantio tanto com semente como com mudas
  • É necessário fazer três adubações; 1 a cada 40 dias com sulfato de amônio e cloreto de potássio. Isso só pode ser feito em período chuvoso.

Pragas que atacam o pequi

Broca-do-fruto

A parte externa da inflorescência é ataca por essas larvas, local mais fácil para penetrar na planta. Destroem folhas, brotos e flores e o pedúnculo. São feitas galerias nos frutos que ficam cheios de resina, deixando um cheiro ruim.

Broca-do-tronco

Esta larva ataca os ramos e o tronco do pequi abrindo galerias, prejudicando da seiva circular normalmente na planta.

Podridão de raízes de mudas

O fungo Cylindrocladium clavatum ataca raizes das mudas, que acabam por apodrecer, prejudicando eu desenvolvimento e morte. A irrigação deve ser feita moderadamente e evitar o sombreamento que torna favorável as condições para o surgimento dessa praga.

Mal-do-cipó

Doença causada pelo fungo Cerotelium giaomettii e phomopsis e por enquanto é o que mais ataca o pequizeiro.  Ele deforma as folhas novas, alonga as mudas, deforma e lesiona os ramos, as mudas podem secar ou parar com seu crescimento. Os ramos se tornam flexíveis com lesões escuras provocando escurecimento parcial ou total da planta.

Morte descendente

Provocada pelo fungo Botryodiplodia theobromae, a doença da morte descendente inicia com secamento dos novos ramos e as folhas também secam. Atinge também os galhos mais novos que inicialmente ficam rachamento profundo e lesões escurecidas.  No tecido dos ramos, tronco e galhos tem uma camada escurecida e necrosada.

FLOR DE PEQUI: LINDA E EXÓTICA

Tipos de pequi

O pequi não tem outras espécies, a única diferença genética são colorações  e tamanhos diferentes e alguns sem espinhos.

Benefícios do óleo de pequi

O óleo de pequi é usado no tratamento de cabelos danificados pois fortalece os fios, diminui a ação frizz , hidrata os cabelos, tira o aspecto de cabelo ressecado, combate o enfraquecimento e quebra dos cabelos. O óleo também auxiliar no sistema imunológico e tem ação antioxidante.

Ajuda o corpo a utilizar melhor a vitamina K; vitamina esta que alarga alarga os vasos sanguíneo evitando a formação de coágulos sanguíneos. Dá saúde ao coração pois equilibra o colesterol.  Combate inflamações do organismo.

Também melhora o sistema digestivo, ameniza a prisão de ventre, cólicas, inchaço e acaba com a diarreia. Hidrata e nutre a pele. Seu uso constante evita espinhas.  Alivia dores musculares e nas articulações, principalmente após um exercício físico.

Massagem

Por ser aromático e ter cheiro similar ao de óleo de coco, o óleo de pequi é usado para sessões de massagem.

Famoso até na literatura

O pequi faz parte da história do Brasil, tanto que é citado no livro de Pio Corrêa, como outra fruta, denominada piquiá-verdadeiro ou simplesmente piquiá. Já que o pequi cresce nos cerrados também faz parte das cidades amazônicas.

O pequi e o piquiá tem características iguais: a fruta do piquiazeiro também pode ser consumida quando cozida se transformando em fonte de alimento e gordura. A diferença dos dois fruto é a sua árvore. O pé do piquiá chega em até 40 metros em mata fechada enquanto que o pequi chega em até 10 metros.

 

Gostou do post? Deixe seus comentários.

Tchau e até o próximo.

 

 

 

 

Raquel Martins
Raquel Martins
Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

3 COMENTÁRIOS

    • Pequi , ( sou plantador ) é uma planta curiosa, em tudo ! demora oito anos para produzir a ”eventual” primeira carga , ! por ser de clima semi-árido ( serradão ) tem poucas exigências nutricionais e muitas particularidades !
      muitas informações são ”inverdades” a madeira não é de lei , é fraca e tortuosa ,quebra com imensa facilidade , ou serra-se . sua flor” fede ” a suor de dias , apesar de bonita !
      para germinar dá um certo trabalho , e cuidados ,além de paciência ( de 30 a 120 ) dias no mínimo , com cuidados diários . sua vida , se sobreviver, pode ser longa ! tenho um pé ,com 80 anos , ( talvez mais ) esta longe de ser uma planta de vaso , ! mas é lindo e abençoado .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares