Como plantar abóbora branca

É estranho olhar para este legume e acreditar que se trata de uma abóbora, para quem está acostumada com a “modelo” laranja.

Pois é, mas existe sim, a abóbora branca não é tão conhecida como a tradicional estrela do “Halloween” mas é semelhantemente da mesma família, só muda a cor. Confira neste artigo, como plantar abóbora branca, benefícios e ademais informações sobre esta grande branquela.

Origem

Antes de tudo, é preciso saber que a abóbora branca, assim com ademais variedades, veio de Nova Guiné, ao norte da Austrália, mais precisamente da oceania. Chegou no Brasil através dos portugueses. Seu nome abóbora quer dizer “melão grande”.

Características

A abóbora branca é uma leguminosa trepadeira que possui o talo oco e grandes folhas verdes. Suas flores são semelhantemente grandes, alaranjadas ou amarelas, em sua maioria essas flores são chamadas de cambuquira.

A abóbora branca é redonda, um pouco achatada em cima e embaixo, conforme ademais variedade de abóboras dessa espécie, mas de cores diferentes. Tem a pele lisa, sua polpa é mole, suculenta e sua aparência geralmente é de gomos, como se fosse uma cabeça de alho gigante!

Plantio da abóbora branca

A abóbora branca gosta de clima quente e se desenvolve bem em temperaturas entre 18ºC e 27º C. Não suportam muito frio ou geadas. Elas precisam de exposição contínua ao sol, apesar de se desenvolver também em áreas com sol parcial mas com muita claridade.

O solo para seu plantio deve ser primeiramente fértil, bem drenado, logo depois rico em matéria orgânica e com nitrogênio. O pH deve estar entre 5,5 e 6,8. A irrigação deve ser feita moderadamente para que não sofra encharcamento. A abóbora branca suporta períodos de estiagem.

Como plantar abóbora branca

Como a abobreira branca cresce muito tanto em largura como altura, seria interessante apoiá-la com estacas ou até mesmo cabos de vassoura a medida em que forem crescendo.

  • É possível plantar a abóbora branca em vasos pequenos, sacos plásticos, copinhos descartáveis e ademais recipientes. Todavia, é preciso ter furos no fundo fundo para garantir uma boa drenagem.
  • Coloque a terra rica em matéria orgânica no recipiente e enterre de 2 a 3 sementes com 2 cm de profundidade
  • Em seguida, cobra com a terra e borrife água mas não a ponto de encharcar
  • Quando os brotinhos tiverem de 2 a 3 folhas verdadeiras, já podem ser transplantadas para o solo definitivo

Na horta

  • Faça covas de 45 cm de profundidade e coloque no fundo do buraco esterco curtido, húmus de minhoca e composto com material orgânico
  • Logo depois, lance as sementes de 2 a 3 e cubra com a terra
  • Em seguida, regue de modo que a terra fique somente úmida
  • Sempre esteja retirando as ervas daninhas para não “roubar” os nutrientes da abóbora branca

Como adubar a abóbora

Você pode adubar a abóbora branca com um adubo químico que contenha potássio, fósforo, cálcio, enxofre, boro, ferro, magnésio, molibdênio cobre Manganês e além disso, nitratos fosfatos e sulfatos. Mas também tem os adubos orgânicos que podem fazer bem para sua plantação.

Entre eles está casca de banana, cascas de legumes, água recém cozida de legumes, casca de ovo triturada bem como borra de café diluída em água.

Quanto tempo demora para colher abóbora branca?

A colheita pode ser feita até 150 dias após o plantio.

Benefícios da abóbora branca

A abóbora branca tem as vitaminas A, B, C, E e além disso, muitos minerais importantes para nosso organismo como por exemplo ferro, fósforo, zinco, manganês e cálcio. Veja abaixo os benefícios desse super alimento:

Colesterol equilibrado

As sementes de abóbora branca possuem uma substância chamada fitoesteróis que equilibram os níveis de colesterol, aumentando o colesterol bom e diminuindo o colesterol ruim.

Poucas calorias

Esta leguminosa tem poucas calorias, cerca de 25 a cada 100 gramas, além de ser nutritiva, supre o que o seu corpo precisa e ajuda na perda de peso.

Bom para os diabéticos

A abóbora tem baixo teor glicêmico, ou seja, pouco açúcar em sua composição permitindo que os diabéticos ou quem tem pré disposição a diabete tipo II, possam consumi-la sem medo.

Previne o câncer

Esta leguminosa tem antioxidantes como por exemplo os carotenoides que combatem os radicais livres que são responsáveis por atacar as células, causando câncer. Ela previne o câncer de colo de útero, câncer de pulmão e câncer de mama.

Bom para o coração

A abóbora branca fortalece o coração e mais saúde por conter carotenoides, magnésio e folato.

Protetor solar

Este legume protege os olhos dos raios solares UV, protegendo a retina e também da catarata. Isso porque possui os antioxidantes luteína e zeaxantina.

Alivia o estresse

A abóbora tem triptofano que quando entra em contato com o nosso corpo se torna serotonina, um neurotransmissor que ameniza a ansiedade e o estresse

Bom para o intestino

A abóbora branca tem fibras que ajudam no trânsito intestinal, limpando-o e facilitando a passagem do bolo fecal

Próstata saudável

Por conter zinco, a abóbora faz a manutenção da saúde da próstata

Rins em ordem

A leguminosa previne doenças nos rins bem como doenças na vesícula

Ação anti-inflamatória

A abóbora tem ação anti-inflamatória, combate e amenizando várias doenças que causam inflamação crônica como por exemplo a artrite

Bom sono

As sementes de abóbora contém triptofano que geram a serotonina, melhorando o humor de a qualidade do sono

Potencializa o sistema imunológico

A abóbora  tem a vitamina C assim como o betacaroteno. Essas substâncias agem fortalecendo e protegendo o sistema imunológico de várias doenças.  E semelhantemente, é ótimo para saúde dos bebê à partir dos 6 meses de idade. Além de fortalecer a sua imunidade, também tem vitaminas, potássio e ferro.

Pragas que prejudicam a abóbora branca

Assim como suas parentes próximas, a abóbora branca também sofre com o ataque de convidados indesejados para consumi-la. Confira agora quais são as pragas que atacam a abóbora e como eliminá-las:

Tombamento

Esta praga começa seu ataque já nas mudas e pode ser causado pelo fungo phytophora spp, fusarium spp, pythiu spp, rhizoctonia solani como também o thielaviops basicola.

Primeiramente, eles causam escurecimento e posteriormente amolecimento da planta e constrição do tecido vegetal. Consequentemente, causa o tombamento da planta. Para eliminação aplicar fungicida específico e retirar as plantas doentes da plantação.

Podridão dos frutos

A princípio, os fungos phytophthora spp, botrytis cinerea, choanephora cucurbitarum, diplodia nitidalis, furasium roseum, penicillium digitatum, pythium spp e também o  rhizoctonia solani. Sclerotium rolfsiie e a bactéria acidorovax avenae agem apodrecendo primeiramente o interior da abóbora. Também deve ser eliminado com aplicação de fungicida específico.

Oídio

É causada pelo fungo podosphaera xanthiii. Isso ocorre quando há baixa umidade do ar, pouco sol, alta temperatura e final do ciclo da cultura. Os pecíolos, hastes novas e folhas ficam com a cor amarelo palha e posteriormente apodrecem.

Durante o processo, as folhas ficam com aspecto pulverulentas antes de necrosarem. Para eliminar, é preciso pulverizar a plantação com inseticida específico.

Míldio

Esta doença é causada pelo fungo pseudoperonospora cubensis que deixa as folhas da abobreira com manchas amarelo-clara e irregulares. Posteriormente, Essas manchas tendem a crescer, logo após, tornam-se acastanhadas e por fim, destroem as folhas. A alta umidade favorece o avanço dessa praga.

Antes de tudo, é preciso prevenção. Faça sua plantação de abóbora evitando locais muito úmidos e controle a irrigação para não deixar a terra encharcada. Para eliminação, aplicação de fungicida específico.

Nematóides

Os nematóides que atacam a abóbora são o meloidogyne arenaria, incognita, javanica e hapla. Eles formam galhas parecidas com calos na raiz da planta  o que consequentemente, prejudica a absorção de nutrientes e água.

Para a eliminação da praga, é preciso executar adubação verde entre as plantas e retirar as ervas daninhas constantemente e constante vigilância.

Broca das curcubitáceas

Esta praga causa perfurações e posteriormente, constroem galerias dentro dos frutos, se não agir a tempo, a praga pode acabar com toda a plantação. A eliminação consiste em aplicar inseticida específico.

Mosca branca

Esta praga suga a seiva da planta ao mesmo tempo que injeta toxinas que causam prateamento na planta, adoecendo a abobreira transmitindo viroses e posteriormente reduzindo seu crescimento e produção. Para eliminação certamente é preciso pulverizar com fosforados sistêmicos.

Pulgão

Primeiramente, formam colônias nas partes novas da planta, logo depois, sugam a seiva bem como reduzem o crescimento e o desenvolvimento da planta.

Outras pragas

Além das citadas anteriormente, a abóbora também pode ser atacada por ademais pragas como por exemplo:

  • Sarna
  • Antracnose
  • Manchas dealternária, angular, zonada, das folhas e cescospora
  • Murcha de fusário
  • Crestamento gomoso
  • Broca do grande fruto
  • Mosca das frutas
  • Lagarta rosca
  • Vaquinha
  • Minador de folhas
  • Ácaro rajado
  • Percevejo escuro
  • Tripes

Quando não consumir abóbora branca

A princípio, a abóbora branca não oferece perigo a nossa saúde mas contudo, todo excesso prejudica. As sementes por exemplo, se consumidas com exagero podem certamente causar mal estar como por exemplo, flatulências.

 

 

 

 

 

 

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *