Como plantar abóbora branca

√Č estranho olhar para este legume e acreditar que se trata de uma ab√≥bora, para quem est√° acostumada com a “modelo” laranja.

Pois √©, mas existe sim, a ab√≥bora branca n√£o √© t√£o conhecida como a tradicional estrela do “Halloween” mas √© semelhantemente da mesma fam√≠lia, s√≥ muda a cor. Confira neste artigo, como plantar ab√≥bora branca, benef√≠cios e ademais informa√ß√Ķes sobre esta grande branquela.

Origem

Antes de tudo, √© preciso saber que a ab√≥bora branca, assim com ademais variedades, veio de Nova Guin√©, ao norte da Austr√°lia, mais precisamente da oceania. Chegou no Brasil atrav√©s dos portugueses. Seu nome ab√≥bora quer dizer “mel√£o grande”.

Características

A abóbora branca é uma leguminosa trepadeira que possui o talo oco e grandes folhas verdes. Suas flores são semelhantemente grandes, alaranjadas ou amarelas, em sua maioria essas flores são chamadas de cambuquira.

A abóbora branca é redonda, um pouco achatada em cima e embaixo, conforme ademais variedade de abóboras dessa espécie, mas de cores diferentes. Tem a pele lisa, sua polpa é mole, suculenta e sua aparência geralmente é de gomos, como se fosse uma cabeça de alho gigante!

Plantio da abóbora branca

A ab√≥bora branca gosta de clima quente e se desenvolve bem em temperaturas entre 18¬ļC e 27¬ļ C. N√£o suportam muito frio ou geadas. Elas precisam de exposi√ß√£o cont√≠nua ao sol, apesar de se desenvolver tamb√©m em √°reas com sol parcial mas com muita claridade.

O solo para seu plantio deve ser primeiramente f√©rtil, bem drenado, logo depois rico em mat√©ria org√Ęnica e com nitrog√™nio. O pH deve estar entre 5,5 e 6,8. A irriga√ß√£o deve ser feita moderadamente para que n√£o sofra encharcamento. A¬†ab√≥bora branca suporta per√≠odos de estiagem.

Como plantar abóbora branca

Como a abobreira branca cresce muito tanto em largura como altura, seria interessante apoiá-la com estacas ou até mesmo cabos de vassoura a medida em que forem crescendo.

  • √Č poss√≠vel plantar a ab√≥bora branca em vasos pequenos, sacos pl√°sticos, copinhos descart√°veis e ademais recipientes. Todavia, √© preciso ter furos no fundo fundo para garantir uma boa drenagem.
  • Coloque a terra rica em mat√©ria org√Ęnica no recipiente e enterre de 2 a 3 sementes com 2 cm de profundidade
  • Em seguida, cobra com a terra e borrife √°gua mas n√£o a ponto de encharcar
  • Quando os brotinhos tiverem de 2 a 3 folhas verdadeiras, j√° podem ser transplantadas para o solo definitivo

Na horta

  • Fa√ßa covas de 45 cm de profundidade e coloque no fundo do buraco esterco curtido, h√ļmus de minhoca e composto com material org√Ęnico
  • Logo depois, lance as sementes de 2 a 3 e cubra com a terra
  • Em seguida, regue de modo que a terra fique somente √ļmida
  • Sempre esteja retirando as ervas daninhas para n√£o “roubar” os nutrientes da ab√≥bora branca

Como adubar a abóbora

Voc√™ pode adubar a ab√≥bora branca com um adubo qu√≠mico que contenha pot√°ssio, f√≥sforo, c√°lcio, enxofre, boro, ferro, magn√©sio, molibd√™nio cobre Mangan√™s e al√©m disso, nitratos fosfatos e sulfatos. Mas tamb√©m tem os adubos org√Ęnicos que podem fazer bem para sua planta√ß√£o.

Entre eles está casca de banana, cascas de legumes, água recém cozida de legumes, casca de ovo triturada bem como borra de café diluída em água.

Quanto tempo demora para colher abóbora branca?

A colheita pode ser feita até 150 dias após o plantio.

Benefícios da abóbora branca

A abóbora branca tem as vitaminas A, B, C, E e além disso, muitos minerais importantes para nosso organismo como por exemplo ferro, fósforo, zinco, manganês e cálcio. Veja abaixo os benefícios desse super alimento:

Colesterol equilibrado

As sementes de ab√≥bora branca possuem uma subst√Ęncia chamada fitoester√≥is que equilibram os n√≠veis de colesterol, aumentando o colesterol bom e diminuindo o colesterol ruim.

Poucas calorias

Esta leguminosa tem poucas calorias, cerca de 25 a cada 100 gramas, além de ser nutritiva, supre o que o seu corpo precisa e ajuda na perda de peso.

Bom para os diabéticos

A ab√≥bora tem baixo teor glic√™mico, ou seja, pouco a√ß√ļcar em sua composi√ß√£o permitindo que os diab√©ticos ou quem tem pr√© disposi√ß√£o a diabete tipo II, possam consumi-la sem medo.

Previne o c√Ęncer

Esta leguminosa tem antioxidantes como por exemplo os carotenoides que combatem os radicais livres que s√£o respons√°veis por atacar as c√©lulas, causando c√Ęncer. Ela previne o c√Ęncer de colo de √ļtero, c√Ęncer de pulm√£o e c√Ęncer de mama.

Bom para o coração

A ab√≥bora branca fortalece o cora√ß√£o e mais sa√ļde por conter carotenoides, magn√©sio e folato.

Protetor solar

Este legume protege os olhos dos raios solares UV, protegendo a retina e também da catarata. Isso porque possui os antioxidantes luteína e zeaxantina.

Alivia o estresse

A abóbora tem triptofano que quando entra em contato com o nosso corpo se torna serotonina, um neurotransmissor que ameniza a ansiedade e o estresse

Bom para o intestino

A ab√≥bora branca tem fibras que ajudam no tr√Ęnsito intestinal, limpando-o e facilitando a passagem do bolo fecal

Próstata saudável

Por conter zinco, a ab√≥bora faz a manuten√ß√£o da sa√ļde da pr√≥stata

Rins em ordem

A leguminosa previne doenças nos rins bem como doenças na vesícula

Ação anti-inflamatória

A ab√≥bora tem a√ß√£o anti-inflamat√≥ria, combate e amenizando v√°rias doen√ßas que causam inflama√ß√£o cr√īnica como por exemplo a artrite

Bom sono

As sementes de abóbora contém triptofano que geram a serotonina, melhorando o humor de a qualidade do sono

Potencializa o sistema imunológico

A ab√≥bora ¬†tem a vitamina C assim como o betacaroteno. Essas subst√Ęncias agem fortalecendo e protegendo o sistema imunol√≥gico de v√°rias doen√ßas.¬† E semelhantemente, √© √≥timo para sa√ļde dos beb√™ √† partir dos 6 meses de idade. Al√©m de fortalecer a sua imunidade, tamb√©m tem vitaminas, pot√°ssio e ferro.

Pragas que prejudicam a abóbora branca

Assim como suas parentes próximas, a abóbora branca também sofre com o ataque de convidados indesejados para consumi-la. Confira agora quais são as pragas que atacam a abóbora e como eliminá-las:

Tombamento

Esta praga começa seu ataque já nas mudas e pode ser causado pelo fungo phytophora spp, fusarium spp, pythiu spp, rhizoctonia solani como também o thielaviops basicola.

Primeiramente, eles causam escurecimento e posteriormente amolecimento da planta e constrição do tecido vegetal. Consequentemente, causa o tombamento da planta. Para eliminação aplicar fungicida específico e retirar as plantas doentes da plantação.

Podrid√£o dos frutos

A princípio, os fungos phytophthora spp, botrytis cinerea, choanephora cucurbitarum, diplodia nitidalis, furasium roseum, penicillium digitatum, pythium spp e também o  rhizoctonia solani. Sclerotium rolfsiie e a bactéria acidorovax avenae agem apodrecendo primeiramente o interior da abóbora. Também deve ser eliminado com aplicação de fungicida específico.

Oídio

√Č causada pelo fungo podosphaera xanthiii. Isso ocorre quando h√° baixa umidade do ar, pouco sol, alta temperatura e final do ciclo da cultura. Os pec√≠olos, hastes novas e folhas ficam com a cor amarelo palha e posteriormente apodrecem.

Durante o processo, as folhas ficam com aspecto pulverulentas antes de necrosarem. Para eliminar, é preciso pulverizar a plantação com inseticida específico.

Míldio

Esta doença é causada pelo fungo pseudoperonospora cubensis que deixa as folhas da abobreira com manchas amarelo-clara e irregulares. Posteriormente, Essas manchas tendem a crescer, logo após, tornam-se acastanhadas e por fim, destroem as folhas. A alta umidade favorece o avanço dessa praga.

Antes de tudo, √© preciso preven√ß√£o. Fa√ßa sua planta√ß√£o de ab√≥bora evitando locais muito √ļmidos e controle a irriga√ß√£o para n√£o deixar a terra encharcada. Para elimina√ß√£o, aplica√ß√£o de fungicida espec√≠fico.

Nematóides

Os nematóides que atacam a abóbora são o meloidogyne arenaria, incognita, javanica e hapla. Eles formam galhas parecidas com calos na raiz da planta  o que consequentemente, prejudica a absorção de nutrientes e água.

Para a elimina√ß√£o da praga, √© preciso executar aduba√ß√£o verde entre as plantas e retirar as ervas daninhas constantemente e constante vigil√Ęncia.

Broca das curcubit√°ceas

Esta praga causa perfura√ß√Ķes e posteriormente, constroem galerias dentro dos frutos, se n√£o agir a tempo, a praga pode acabar com toda a planta√ß√£o. A elimina√ß√£o consiste em aplicar inseticida espec√≠fico.

Mosca branca

Esta praga suga a seiva da planta ao mesmo tempo que injeta toxinas que causam prateamento na planta, adoecendo a abobreira transmitindo viroses e posteriormente reduzindo seu crescimento e produção. Para eliminação certamente é preciso pulverizar com fosforados sistêmicos.

Pulg√£o

Primeiramente, formam col√īnias nas partes novas da planta, logo depois, sugam a seiva bem como reduzem o crescimento e o desenvolvimento da planta.

Outras pragas

Além das citadas anteriormente, a abóbora também pode ser atacada por ademais pragas como por exemplo:

  • Sarna
  • Antracnose
  • Manchas dealtern√°ria, angular, zonada, das folhas e cescospora
  • Murcha de fus√°rio
  • Crestamento gomoso
  • Broca do grande fruto
  • Mosca das frutas
  • Lagarta rosca
  • Vaquinha
  • Minador de folhas
  • √Ācaro rajado
  • Percevejo escuro
  • Tripes

Quando não consumir abóbora branca

A princ√≠pio, a ab√≥bora branca n√£o oferece perigo a nossa sa√ļde mas contudo, todo excesso prejudica. As sementes por exemplo, se consumidas com exagero podem certamente causar mal estar como por exemplo, flatul√™ncias.

 

 

 

 

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Oliveira
    Como Plantar Arvores
    Esta √°rvore √© essencial para subsist√™ncia de muitos povos na regi√£o n√£o s√≥ da √Ās...
  • Como Plantar Avocado
    Como plantar Frutas
    Antes de tudo, saiba que o abacate é uma fruta completa. Isso porque faz bem qua...
  • Como Plantar Lim√£o Galego
    Como Plantar Arvores
    Antes de tudo, responda a pergunta: como pode uma fruta ser t√£o azeda e delicios...
  • Como Plantar kiwi
    Como plantar Frutas
    Aprenda a plantar kiwi passo a passo bem explicadoOrigemO kiwi se originou na Ch...
  • Como plantar Uva aprenda tudo (passo a passo)
    Como plantar Frutas
    Aprenda a Plantar uva passo a passo[ratings]Se você quer aprender a como plantar...
  • Como plantar castanha-do-par√°
    Como plantar Frutas
    Aprenda a plantar castanha-do-par√° passo a passo bem explicadoFamosa igual ao Pa...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *