Como plantar gengibre

Como plantar gengibre passo a passo bem explicado

Hummm…. vai um quentão aí gente! O gengibre é muito conhecido por fazer parte desta bebida, tradicional em festas juninas, mas hoje, você vai saber mais sobre a maneira de ser e de viver dessa raiz que tem um cheiro forte, mas gostoso!

Origem

O gengibre tem fama na Europa desde muito tempo mas no Brasil, o gengibre chegou aqui bem antes do descobrimento. Pesquisadores naturalista que visitavam o país na época de colônia, achavam que era uma planta nativa, comum de encontrar em estado silvestre.

O que é gengibre ?

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea que veio da ilha de Java, também da Índia e da China e daí se espalhou para todo o mundo. É chamado de Mangarataia ou Mangaratiá pelos indígenas.

O gengibre tem fama na Europa desde muito tempo mas no Brasil, o gengibre chegou aqui bem antes do descobrimento. Pesquisadores naturalista que visitavam o país na época de colônia, achavam que era uma planta nativa, comum de encontrar em estado silvestre.

Características do fruto

É uma planta pequena que atinge até 1 metro de altura. Suas folhas são verde-escuras e nascem à partir de um caule, grosso, duro e subterrâneo (rizoma). O Formato de suas flores são tubulares, amarelo-claro de onde surgem espigas eretas.

Plantio de gengibre

Não comece seu cultivo sem conhecer clima e solo ideal para o plantio. O gengibre é uma planta de clima tropical e subtropical. Gosta de alta umidade. Em climas mais frios, pode ser cultivado nos meses quentes, precisando de proteção em época de temperaturas baixas; o gengibre não suporta geadas. Recebe luz solar total ou com sombra parcial.

Como plantar gengibre

O plantio do gengibre não é feito com semente e sim com rizomas (raízes) se são pedaços do fruto cortados.

Como plantar em vasos ou horta

  • Escolha um vaso que tenha 35 cm de diâmetro. Pode utilizar um de plástico com tanto que tenha furos no fundo para uma boa drenagem.
  • Plante cada pedaço de gengibre de 5 à 10 cm abaixo do solo revolvido, com os brotos apontando para cima
  • Plante de 2 à 3 pedaços em vasos grande. Cubra com terra.
  • Regue agora e toda vez que o solo estiver seco, somente umedeça, solo encharcado, apodrece a mudas

Na horta

Veja como cultivar em horta logo abaixo:

Mudas de Gengibre

Há muitas espécies diferentes de gengibre. A espécie mais comestível seria o Zingiber Oficcinale do qual fosse pode comprar um pedaço na mercearia ou mercado. Observação: compre gengibre orgânico se possível pois os não orgânicos, pode ter sido tratado com inibidor de crescimento.

  • Escolha raízes que sejam roliças e sem rugas, com pequenos olhos (pontos visíveis) nas extremidades dos “dedos” do gengibre.
  • Corte o rizoma em pedaços de 2,5 à 3,75  cm com um ou mais olhos.
  • Deixe os pedaços em local seco por alguns dias para cicatrização necessária para o cultivo
  • Um pedaço com três ou mais olhos costuma se desenvolver melhor
  • Misture terra de jardim enriquecida e com composto orgânico maturado em partes iguais.

Plantação de gengibre

Para cultivar seu gengibre, o solo deve ser bem drenável e rico em matéria orgânica. O pH de acidez do solo deve ser entre 5,5 e 7, mas também tolera pH entre 4,3 e 7,5.

PARECE UMA OBRA DE ARTE ABSTRATA

Tipos de gengibre

Spiral Ginger

Veio do sudeste Asiático. Tem formato em espiral. Cresce bem em clima subtropical ameno e também em pasmos. A principal característica da planta é ser formada por cabeças brácteas verdes.

Ginger invisível

É também chamado de gengibre oculto porque suas flores estão escondidas nas folhas. Também o chamam de açafrão, Tem folhas caducas com rizomas ramificados e a cor da folha é verde ou às vezes, multicoloridas.

Em alguns casos, tem um ponto vermelho nas pontas. Cresce muito bem em vasos mas, conforme vai crescendo, é importante cortar os rizomas e refazer o envazamento.

Zingiber

Tem hastes na posição vertical, suas flores são de coloração creme amarelo. As flores tem brácteas em forma de abacaxi. Os rizomas desta planta são enrugadas e ramificadas. Curiosidade: Tem uma substância leitosa que é usada para fazer shampoo.

Mariposa Lily borboleta

É assim chamada porque suas flores parecem asas de borboleta. A planta pode chegar até 6 metros. O tamanho das flores são grandes e de cores variadas e também muito perfumadas. Geralmente são usada para paisagismo em jardins. Seus rizomas crescem rapidamente.

Globba

A planta atinge altura de 2 metros e sua característica são flores penduradas no tronco São de hastes longas e curtas. As bráctea são de coloração roxa. Se desenvolve bem na sombra.

Alpinia

É conhecida por seu crescimento vigoroso. Atinge até 8 metros de altura. Tem um caule carnudo e suas flores são pequenas. Esta planta se assemelha à uma bananeira e por suas folhas serem tortas.

OS DEDOS DO GENGIBRE NESSA FOTO SÃO BEM EVIDENTES

Pragas que atacam o gengibre

Besouro Tribollium

Que nome invocado desse besouro! São de cor castanha avermelhada. As larvas são brancas e os ovos são depositados nas fendas de paredes de armazéns, em sacarias e também sobre grãos. Atacam as raízes do gengibre.

Lagarta-rosca

Se alimenta das raízes do gengibre

Nematóides

Os nematóides são vermes de corpo aproximadamente cilíndrico, esguio e alongado. Impede que as plantas consigam transportar nutrientes e água, matando a planta progressivamente. Injetam substância tóxica que necrosa, deixando o tecido vegetal com manchas marrons e negras.

Benefícios do gengibre

  1. Auxilia na perda de peso
  2. Combate azia e gases intestinais
  3. É antioxidante
  4. Tem ação anti-inflamatória
  5. Melhora náuseas e vômitos
  6. Protege o estômago contra úlceras
  7. Previne de câncer cólon retal
  8. Combate o mal hálito
  9. Alivia artrite
  10. Dores musculares
  11. Infecções respiratórias
  12. Tosse, asma e bronquite

Gengibre na cozinha

Tem sabor picante e pode compor tanto pratos salgados como doces.

Como conservar o gengibre

  • Envolva o gengibre em papel alumínio sem apertar muito ou em papel filme (plástico) sem descascar. Caso deseje congelar, também é recomendável picar em pedaços. Outra forma de conservar é descascar e cortar em pedaços finos e colocar em um frasco de vidro coberto com azeite de oliva.

Hoje conhecemos juntos muito sobre essa raiz . Tem alguma dica?

Compartilhe. Deixe nos comentários. Até o próximo post!

 

 

 

 

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Batata Inglesa
    Como plantar legumes
    Hummm... todos reverenciam a rainha das batatas: a batata inglesa! Primeiramente...
  • Como Plantar Samambaia
    Como plantar Flores
    Antes de mais nada, no reino vegetal, ela certamente representa uma Rapunzel.  V...
  • Como Plantar Batata Doce
    Como plantar legumes
    Sabia que a batata doce não é doce e agradável somente no nome? Ela tem um sabor...
  • Como plantar cúrcuma
    Como plantar legumes
    A cúrcuma longa ou açafrão da terra como também é conhecida, é tão preciosa em s...
  • Como plantar jicama
    Como plantar Hortaliças
    Andale! andale! Vem correndo conferir este artigo e conhecer o que este alimento...
  • Como plantar Taro
    Como plantar legumes
    Você já ouviu falar na planta taro ou na raiz de taro? Não é tarô (kkkk) é taro ...

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *