Como Plantar Batata Inglesa

319{icon} {views}

Hummm… todos reverenciam a rainha das batatas: a batata inglesa! Primeiramente, ela √© uma rica fonte de carboidratos, fica deliciosa cozida, assada refogada e principalmente quando frita em forma de palitos!

√Č um senhor aperitivo, a queridinha das redes de fast food e servida durante maravilhosas refei√ß√Ķes. Veja nesse artigo como cultivar, como cuidar da batata inglesa e tamb√©m como preparar a terra para plantar e se necess√°rio, como podar¬†esta maravilha da culin√°ria!

Origem

A princípio, este tubérculo veio dos Andes como também das ilhas chinesas e fez sua estréia na Europa, logo após isso, espalhou-se pelo mundo se tornando um dos alimentos mais consumidos no planeta terra.

Na realidade ela veio especificamente do Peru, onde era consumida pelos Incas. Foi encontrada e cultivada por eles as margens do lago Titicaca. Na verdade, ela existe desde 8.000 anos atr√°s!

Características

A batata inglesa também chamada de batatinha, papa, escorva como também pataca. A planta já adulta tem entre 60 e 100 cm. Em primeiro lugar, a planta é dividida em 2 subespécies:

  • Andigena, facilmente adaptada a viver em dias curtos e seu cultivo acontece somente nos Andes
  • Tuberosum, est√° variedade certamente √© a consumida em todo o mundo. Estudos indicam que esta batata pode ter sido a subesp√©cie da andigena cultivada na Europa que se adaptou aos dias longos.

Raízes

Em segundo lugar, o sistema radicular da planta é fibroso, em pequenos ramos e é estendida superficialmente alcançando até 80 cm de profundidade no solo.

Caule

O caule é formado por talos e rizomas. Estes rizomas nascem alternadamente na base dos talos. Apresentam geralmente um crescimento horizontal, um pouco abaixo da superfície do solo onde está plantada. Sendo assim, cada rizoma acaba engrossando na extremidade, originando um tubérculo.

J√° os talos da planta s√£o provenientes da gema presente no tub√©rculo semente, s√£o suculentos, com possibilidade de chegar a 1 metro de altura. Seu talo tem caule na cor verde e muito raramente, cor p√ļrpura.

Logo ap√≥s o plantio, os talos podem nascer acima do solo entre 20 e 35 dias, isso dependendo das condi√ß√Ķes do clima e solo.¬†Em cada rizoma pode ter de 4 a 8 rizomas. J√° no fim do desenvolvimento da planta o talo geralmente torna-se lenhoso.

Fruto, folhas e flores

Em primeiro lugar, quando o talo cresce, as folhas nascem como também crescem rapidamente. Elas são compostas e alternadas, salvo as mais baixas que são mais simples. Pode ter de 5 a nove folíolos que são classificados como primário e secundário, dependendo do seu tamanho. Também existem os terciários que aparecem em pares sobre o pecíolo das folhas.

Suas flores s√£o brancas, p√ļrpuras como tamb√©m rosadas. Seu tamanho √© m√©dio com 2 cm de di√Ęmetro e possuem 5 p√©talas. As flores s√£o aut√≥gamas, ou seja, tem o sexo feminino e masculino em um mesmo espa√ßo, estilo e estigma simples e 5 estames. Apresenta de 5 a 15 flores. Existem esp√©cies que n√£o florescem enquanto outras produzem flores est√©reis.

O fruto da planta, a batata propriamente dita, √© uma baga que apresenta geralmente forma redonda ou alargada como tamb√©m ovalada. Mede de 1 a 3 cm de di√Ęmetro e sua colora√ß√£o pode variar para verde, amarelo, castanho avermelhado mas tamb√©m violeta.

As bagas tem de 200 a 400 sementes. Essas bagas estão agrupadas nos ramos terminais que posteriormente se inclinam enquanto os frutos vão crescendo e se desenvolvendo. As sementes que são pequeninas podem ter coloração, castanho amarelada, amarela ou branca.

Tubérculo

Os tubérculos são os talos que ficam embaixo da terra e são do engrossamento nas extremidades do rizoma da planta. Eles começam a se formar 5 semanas depois que surge o caule acima da superfície do solo.

A pele do tub√©rculo √© feita de 2 camadas de c√©lula: Uma camada exterior de c√©lulas chamadas epiderme e a outra chama-se periderme.¬†As c√©lulas periderme pode ter uma subst√Ęncia capaz de colorir as batatas.

Plantio da batata

Confira aqui como plantar batata no ch√£o do quintal, no vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em √°rvores e etc:

A princ√≠pio, a batata inglesa se desenvolve melhor em clima mais temperado, mais ameno. A temperatura ideal para a batata inglesa viver¬†√© entre 15¬ļ C e 25¬ļ C, se caso a temperatura aumentar para 28¬ļ C, o desenvolvimento dos tub√©rculos para. Ela precisa de sol pelo menos 8 horas por dia. Em locais com sol muito forte, solo em sombra parcial seria ideal.

O solo para os cuidados da batata como replantar, transplantar, mudar de lugar como tamb√©m plantar, deve ser bem dren√°vel. Posteriormente, deve ser limpo sem detritos como pedras ou restos de constru√ß√£o. Em seguida, o terreno deve ser rico em mat√©ria org√Ęnica e nitrog√™nio. o pH tem que estar entre 5 e 6,

E agora como regar a terra? Para o solo germinar e brotar é preciso saber que o solo não pode ser encharcado. A irrigação deve ser somente para umedecer o terreno. Suspenda o uso de irrigação quando faltar 2 semanas para a colheita.

Plantando com semente

A batata plantada por sementes é pouco utilizada, salvo os casos quando é para gerar novas variedades. Ela demora de 2 a 10 anos para dar frutos mas vamos te mostrar outras formas de cultivo. Acompanhe:

Como germinar as batatas-semente

Aqui você pode pegar batatas compradas no supermercado ou estabelecimento de feira livre de frutas e verduras:

  • Pegue um recipiente com tampa e forre com pl√°stico pode ser inclusive saco de lixo
  • Em seguida, pegue as batatas inglesas inteiras e coloque em cima do pl√°stico coloque de tal forma que uma n√£o encoste na outra
  • Logo depois tampe, n√£o fechando totalmente e coloque em um local onde n√£o bata sol ou seja muito quente
  • Deixe descansando de 30 a 45 dias
  • Fa√ßa a germina√ß√£o da batata-semente 2 meses antes da √©poca de plantio conforme descrito anteriormente

Plantando com batata semente

Primeiramente, a batata √© curiosamente cultivada √† partir da batata-semente, ou seja, s√£o batatas que n√£o apresentam doen√ßas e ficam em local bem iluminado para que o broto ou rebento cres√ßa. √Č poss√≠vel encontrar batatas-semente certificadas em viveiros de plantas que foram germinadas em ambiente controlado. Em cada olho do tub√©rculo, cresce um rebento ou olho.

As batatas certamente estarão prontas para o plantio quando os brotos atingirem 2 cm de comprimento. Em segundo lugar, podem ser utilizadas para cultivo batatas grandes cortadas como também inteiras.

Também é possível plantar batatas inglesas à partir de sementes mas o desenvolvimento do fruto é muito lento e os frutos não crescem uniformes.

Plantando batata-semente no vaso

  • Separe um vaso furos no fundo para drenagem, que tenha 30 cm de profundidade e encha deixando uns 10 cm de folga at√© a borda do mesmo
  • A terra precisa ser bem aerada e f√©rtil, de prefer√™ncia terra preta misturada a h√ļmus de minhoca, p√≥ de casca de ovos, esterco de curral bem curtido e enfim, farinha de ossos
  • Com a batata j√° germinada conforme ensinamos anteriormente, corte-a ao meio e enterre com 1 cm de profundidade e regue somente para umedecer a terra. √Č poss√≠vel plantar duas batatas-semente por vaso.
  • A germina√ß√£o acontecer√° ap√≥s 15 dias

Tem como fazer mudas de batata inglesa com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente e outras técnicas. Isso desde que os recipientes tenham pelo menos 30 cm de altura e profundidade.

Quanto tempo demora para colher a batata inglesa?

A batata inglesa dá seus frutos, a batata de 100 a 150 dias após a brotação. Sabe-se que a melhor época do ano que dá frutos, é começar o cultivo entre agosto e setembro e contar de 100 a 150 dias para colher.

E como fazer dar frutos o ano inteiro? Confira logo abaixo:

  • A principio, deixe sua batata-semente 7 dias descansando em local iluminado e aquecido
  • Os brotos come√ßaram a emergir e quando estiverem com meio cent√≠metro, eles estar√£o prontos para o plantio
  • Em seguida, corte as batatas em peda√ßos de aproximadamente 2 cm de largura e cada um deve ter pelo menos 2 brotos
  • Logo ap√≥s isso, deixe os peda√ßos de batata inglesa descansando por 3 dias. Isso porque se a parte cortada n√£o secar antes do plantio, pode apodrecer
  • Pegue um saco pl√°stico de 100 litros, pode ser de lixo azul e principalmente os pretos que s√£o mais resistentes. Fa√ßa pequenos buracos no saco com uma tesoura ou faca ou estilete

Segunda parte…

  • Logo depois, preencha o saco com um ter√ßo de terra simples e deixe em exposi√ß√£o ao sol
  • Passe os peda√ßos de batatas em enxofre em p√≥. O enxofre vai proteger sua batata inglesa de v√°rios tipos de pragas.
  • Agora enterre esses peda√ßos em 2 cm de profundidade e posteriormente, deixando os brotos apontados para cima
  • Enfim, cubra com a terra e regue somente para umedecer o solo, dessa maneira n√£o haver√° encharcamento que pode prejudicar o cultivo
  • Quando as mudas estiveram entre 15 e 25 cm de altura, cubra com mais terra tendo o cuidado de deixar 5 cm de planta saindo para a superf√≠cie do solo. Isso porque √© necess√°rio deixar algumas folhas livres para a herb√°cea respirar
  • Continue o processo de ir desenrolando o saco e adicionando mais terra e irrigando corretamente
  • Quando as folhas come√ßarem a ficar amareladas e as ramas secarem, j√° √© hora de colher

Plantando com estacas ou estaquias

  • Em primeiro lugar, pegue uma estaca, ou seja, galho que pode ser de roseira, mangueira como tamb√©m goiabeira
  • Em seguida, pegue uma batata inglesa, fa√ßa um furo com utens√≠lio cortante
  • Logo depois, espete a estaca nesse buraco feito na batata
  • Fa√ßa uma cova de forma que a batata fique acomodada e firme
  • Cubra com a terra e irrigue sem deixar o solo encharcar

Benefícios da batata inglesa

Agora chegou a hora de ver quais os benef√≠cios que a batata inglesa tem para sua sa√ļde. Esta del√≠cia tem minerais como magn√©sio, c√°lcio ferro, pot√°ssio como tamb√©m o sel√™nio. Tem as vitamina B6, vitamina C, E, K e betacaroneto. Al√©m disso, tamb√©m possui fibras e prote√≠nas

  • As vitaminas presentes na batata melhoram a pele hidratando e prevenindo erup√ß√Ķes cut√Ęneas
  • Auxilia na diminui√ß√£o de inflama√ß√Ķes
  • Traz sa√ļde para o cora√ß√£o. Isso porque as fibras impedem que reduzem a absor√ß√£o de a√ß√ļcar pelo sangue
  • Essas mesmas fibras auxiliam no tr√Ęnsito do intestino e tamb√©m na forma√ß√£o do bolo fecal
  • Tem antocianina que previne v√°rios tipos de c√Ęncer
  • Melhora o funcionamento neurol√≥gico e cerebral
  • Ameniza o estresse

Pragas que prejudicam a batata inglesa

A deliciosa batata com sua carne macia e suculenta √© um “prato cheio” para algumas pragas. Por isso, escolhemos alguns parasitas que atacam a batata e como acabar com as pragas:

Traça

Este inseto ataca os tubérculos e folhas da batata inglesa, fazendo abertura de galerias. Além disso, consegue permanecer presentes no tubérculo logo após a colheita. Primeiramente atacam as folhas e posteriormente abrem galerias no fruto. Para eliminar esta praga, somente com pulverização de inseticida específico.

Lagarta-rosca

Esta praga saia a noite, cortando as plantas bem rente ao solo. Posteriormente abre galerias, provocando muitas vezes o perfilamento das mesmas, formando uma touceira. Nesse caso, recomenda-se sementes para plantio já tratadas quimicamente com inseticidas para prevenir o ataque dos parasitas. Em plantio doméstico iscas preparadas com melaço, inseticida inodoro e farelo, podem resolver o problema

Mosca mineradora

As larvas dessa mosca abrem minas nas folhas e se alimentam dos tecidos foliares, destruindo parcialmente ou totalmente a folha. A aplica√ß√£o de inseticida √© a √ļnica sa√≠da para eliminar a praga

Larva arame

Esta larva se alimenta das raízes e a base do caule da batata inglesa. A planta precisa ser tratada com inseticida fosforado para ficar livre da praga.

Corós

Este inseto faz furos de até 8 mm nos tubérculos, deixando o fruto imprestável para venda comercial.

Vaquinha da batatinha

Inseto que devora as folhas da planta e sua eliminação deve ser feita com inseticidas principalmente os fosfaradados e clorofosfarados

 

 

 

 

 

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Fava
    Como Plantar Arvores
    A princípio, a fava é uma espécie de "feijão de vagem". A diferença é que sua ra...
  • Como Plantar Repolho
    Como plantar Hortaliças
    Este "senhor legume" é um prato muito apreciado em todas as casas do mundo afora...
  • Como Plantar Tomate
    Como plantar Frutas
    Esta fruta, chamada por muitos de "legume" ou simplesmente "salada", é mais do q...
  • Como Plantar Samambaia
    Como plantar Flores
    Antes de mais nada, no reino vegetal, ela certamente representa uma Rapunzel.  V...
  • Como Plantar Pupunha
    Como plantar Frutas
    Esta belezinha do norte e nordeste do país é plena em beleza e benefícios para o...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *