Como plantar tomatillo

O tomatillo √© um tomatinho simp√°tico que parece feito de papel, al√©m de servir como decora√ß√£o para sua cozinha, com toda certeza pode ser usado em molhos e ademais pratos saborosos. Confira neste artigo como plantar tomatillo e ademais curiosidades sobre este ” mini tomate”.

Origem

O tomatillo veio do M√©xico e come√ßou o seu cultivo na era pr√©-colombiana. √Č atualmente cultivado nas Am√©ricas, por√©m n√£o existe no extremo norte. Logo depois, passou a ser exportada para Jamaica, Fl√≥rida, Porto Rico, Bahamas, √ćndia, √Āfrica do Sul e Qu√™nia.

Características

O tomatillo também é chamado de tomate da casca ou tomate mexicano. Ele pode ultrapassar 1 metro de altura e seu fruto se parece com o tradicional tomate e por fim, são envolvidos por uma capsula semelhante a papiro ou papel.

Como descrito anteriormente, eles são usados em molhos e conservas mas além disso, podem ser consumidos cozidos ou fritos. Curiosamente, seus frutos maduros são verdes mas também existem espécies em que são roxos ou amarelos. Apesar de ter aparência de tomate, o tomatillo não possui licopeno.

Plantio do tomatillo

O tomatillo gosta de clima quente e sua temperatura ideal certamente √© de 16¬ļ C. A planta precisa de exposi√ß√£o direta ao sol apesar de crescer bem em local com sombra parcial por√©m com bastante luminosidade.

O solo deve ser bem drenado como tamb√©m f√©rtil e com muita mat√©ria org√Ęnica. Al√©m disso, o pH ideal est√° entre 6,5 e 7. A irriga√ß√£o deve ser moderada, somente para umedecer o terreno, certamente sem encharcar.

Como plantar tomatillo em vasos ou horta

  • Pegue um vaso pequeno, sementeira ou outro recipiente com furos no fundo para uma boa drenagem
  • Logo depois, encha com terra rica em mat√©ria org√Ęnica e enterre as sementes com 1 cm de profundidade
  • Em seguida, cubra com terra e borrife √°gua n√£o a ponto de encharcar
  • Quando as mudas estiverem com 10 cm de altura, j√° podem ser transplantadas para solo definitivo ou podem permanecer no recipiente at√© precisar de um maior.

Na horta

  • Pegue as sementes ou mudas, fa√ßa uma cova e acomode as mudas ou sementes
  • Cubra com terra e umede√ßa com √°gua, sem encharcar
  • O espa√ßamento entre linhas deve ser de 90 cm e entre plantas de 45 a 90 cm
  • A coloca√ß√£o de estacas para apoio da planta s√£o essenciais, evitando o contado do fruto com o solo que posteriormente pode transmitir doen√ßas.

Como adubar o tomatillo?

Antes de tudo, se voc√™ plantou seu tomatillo em solo rico em mat√©ria org√Ęnica, com toda certeza ele vai crescer sadio, mas em todo caso, √© poss√≠vel fazer aduba√ß√£o com material org√Ęnico como por exemplo, casca de ovos em p√≥.

Primeiramente você lava as cascas de ovos, deixa secar e logo depois, triture no liquidificador ou processador. Em seguida, é só lançar na plantação.

Quanto tempo demora para colher o tomatillo?

A colheita do tomatillo pode ser feita assim que seu envoltório começar a se romper e semelhantemente acontece com os tomates da cor verde.

Benefícios do tomatillo

Segundo pesquisas recente, o tomatillo tem subst√Ęncias que previnem c√Ęncer e seus componentes n√£o causam efeitos colaterais e n√£o apresentam nenhuma toxidade. Al√©m disso, √© rico em vitaminas A, C, K e tamb√©m niacina, pot√°ssio, magn√©sio e mangan√™s.

Bem estar para o est√īmago

O tomatillo tem muitas fibras que auxiliam no tr√Ęnsito intestinal e al√©m disso previne a constipa√ß√£o, c√≥licas e excesso de gases.

Previne a diabetes

As fibras do tomatillo também equilibra os níveis de glicose no sangue, prevenindo a diabetes ou controlando a taxa de quem já tem a doença.

Ação antibacteriana

O tomate mexicano tem ação antibacteriana, combatendo com eficácia a inflamação de garganta causada pela bactéria streptococcus. O fruto da planta também previne a caxumba pois também tem ação analgésica e  anti inflamatória.

Trata gripe e resfriado

O tomate de casca tem antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico eliminando com eficácia gripe e resfriados.

Previne o c√Ęncer

As subst√Ęncias presentes no tomatillo ,¬†combatem os radicais livres que atacam as c√©lulas para transform√°-las em c√Ęncer.

Sem micoses

As micoses s√£o fungos que se instalam na pele ou unha provocando posteriormente, a temida micose. O tomatillo com toda certeza elimina este inc√īmodo.

Sa√ļde para a vis√£o

O tomate mexicano tem vitamina A e a subst√Ęncia derivada dela chamada betacaroteno que previne doen√ßas oculares como por exemplo glaucoma como tamb√©m a degenera√ß√£o macular.

Ameniza a asma

O tomatillo tem propriedades medicinais que aliviam as crises de asma que podem desencadear por diversos motivos.

Energia para perder peso

Este mini tomate tem muitos nutrientes, vitaminas e minerais e al√©m disso tem poucas calorias. √Č ideal para ajudar a perder peso com sa√ļde. Isso porque cont√©m a niacina, subst√Ęncia que gera energia para nosso organismo.

Melhora a press√£o e sa√ļde do cora√ß√£o

O tomatillo tem o pot√°ssio, um vaso dilatador que relaxa os vasos sangu√≠neos, melhorando a fluidez do sangue e prevenindo doen√ßas do cora√ß√£o. Ele previne o ac√ļmulo de placas de gordura nas art√©rias prevenindo ataque card√≠acos como tamb√©m derrames.

Cuidados importantes

Para a compra de tomatillos, evite os frutos muito roxos ou amarelos pois isto quer dizer que eles estão em estado avançado de maturação. O sabor dele é ácido, ou seja, comê-lo puro talvez não seja muito agradável. Por isso, ele é servido em molhos salgados como também em molhos doces e para uma salada mais picante, ele é utilizado em pouca quantidade.

Também é preparado frito ou cozido enquanto que os da variedade roxa ou vermelha que consequentemente são mais doces, são usados para fazer compotas.

Pragas que prejudicam o tomatillo

O tomatillo apesar de ser uma planta fácil de cuidar, também apresenta pragas que se aproveitam de qualquer situação para devorá-lo. Confira as pragas que o prejudicam e como eliminar:

Percevejo do tomateiro

Este inseto pica o fruto, fazendo com que ele murche e por consequência apodreça.

Quando n√£o consumir o tomatillo

O tomatillo deve ser consumido com cuidado por pessoas al√©rgica pois as subst√Ęncias da fruta cont√©m toxinas. Os sintomas decorrentes de intoxica√ß√£o pelo fruto s√£o irrita√ß√£o respirat√≥ria, irrita√ß√£o da pele como tamb√©m nos olhos e l√°bios. Tamb√©m pode provocar dor, tontura, diarreia e al√©m disso, v√īmito.

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Suculentas
    Como plantar Flores
    A princípio, a flor tem o aspecto parecido com o cacto mas sem espinhos. Com for...
  • Como Plantar Oliveira
    Como Plantar Arvores
    Esta √°rvore √© essencial para subsist√™ncia de muitos povos na regi√£o n√£o s√≥ da √Ās...
  • Como Plantar Gerbera
    Como plantar Flores
    A gerbera √© uma flor que parece ter sido feita a m√£o. √Č perfeita em seus tra√ßos ...
  • Como Plantar L√≠rios
    Como plantar Flores
    Esta flor já inspirou muitos poetas e também é citada na bíblia. Os lírios são f...
  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Avocado
    Como plantar Frutas
    Antes de tudo, saiba que o abacate é uma fruta completa. Isso porque faz bem qua...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *