Como plantar Rutabaga

A rutabaga é da mesma família da couve com cara de beterraba ou nabo… que confusão, não é?! Brincadeiras à parte, hoje neste artigo, te apresentamos a rutabaga, uma planta pouco falada aqui no Brasil mas que tem muitas qualidades das quais vale a pena saber.

Origem

Primeiramente, originou-se na Escandinávia e talvez na Rússia. Atualmente é cultivada na Europa e América do Norte.

Características

A rutabaga é uma raiz tuberosa com folhas comestíveis que também é chamada de nabo-sueco, nabo-da-suécia ou couve-nabo. Ela é a mistura do nabo e da couve. Esta planta cresce até 35 cm, sua raiz, também comestível tem 10 cm de comprimento com franjas e polpa amarela ou branca.

A raiz tem sabor levemente doce, amargo, picante e que lembra couve e nabo ao mesmo tempo. Tem aparência de nabo mas com mais brotos e raiz mais inclinada e ao contrário do nabo, suas folhas são cerosas e macias. Ela pode ser preparada para consumo cozida e assada, usada em massas, sopas e ensopados.

Plantio da rutabaga

Esta “raiz híbrida” é mais arredondada, mais firme e além disso é maior que o nabo. Prefere regiões de clima frio, sendo geralmente plantado no fim da primavera e início do verão. A temperatura ideal vai de 5ºC à 27ºC e precisa de exposição solar em pelo menos algumas horas do dia.

O solo deve ser fértil, leve, drenado e rico em matéria orgânica. Apesar de tudo, o solo não precisa de nitrogênio mas o pH tem que estar em 6,8 e sua irrigação é somente para deixar o solo úmido, sem encharcar.

Como plantar rutabaga em vasos ou horta

Esta planta é plantada obrigatoriamente em solo definitivo, ou seja, não são preparadas mudas para depois replantar.

Na horta

  • Faça covas e enterre a semente a 2 cm de profundidade
  • Em seguida, cubra com a terra e irrigue até o solo ficar somente umedecido
  • O espaçamento deve ser de 35 a 45 cm entre linhas e de 20 a 25 cm entre plantas

Como adubar a rutabaga?

Sabe aquelas cascas de banana que você jogaria fora? Pois bem, elas são um ótimo adubo para sua plantas, fornecendo nutrientes necessários para sua rutabaga crescer forte, bonita e com raiz suculenta. Basta cortar as cascas e distribuir e volta da planta. Você também pode utilizar esterco curtido, composto de fósforo e potássio.

Quanto tempo demora para colher rutabaga?

A colheita da rutabaga pode ser feita 6 meses após o plantio.

Benefícios da rutabaga

A rutabaga tem uma enorme quantidade de nutrientes como por exemplo vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, zinco e ferro.

Tireóide

A rutabaga tem uma substância chamada cyanoglucoside que posteriormente se transforma em tiocianato, composto que combate com eficácia os problemas de tireoide, equilibrando o funcionamento desse órgão.

Pressão arterial

A raiz contém potássio, um mineral super importante para reduzir a contrição da artérias sanguíneas, facilitando o fluxo do sangue e trazendo relaxamento para os músculos que por conseguinte, equilibra a pressão arterial.

Ossos fortes

Os componentes zinco, potássio magnésio e vitaminas são excelentes para preservar a saúde dos ossos, proporcionando ótima densidade óssea que se não tratada pode causar muitas doenças, a saber, a osteoporose.  A rutabaga também previne problemas nas articulações como por exemplo a artrite.

Saúde para sistema digestivo

A rutabaga é um excelente medicamento natural para tratar inflamações e úlceras estomacais. E além disso, também combate a diarreia e constipação pois possui fibras que resolvem o problema.

Metabolismo em ordem

O nabo sueco tem muitos nutrientes, vitaminas, proteínas, ácidos graxos e aminoácidos que melhoram o metabolismo do nosso organismo, fortalecendo e deixando tudo funcionamento perfeitamente.

Fortalece o sistema imunológico

A rutabaga é rica em vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico e assim protegendo o organismo de várias doenças.

Previne o câncer

A rutabaga tem substâncias de enxofre na forma de glucosinolato com ação anti-cancerígena, combate tipos de câncer como por exemplo, câncer de próstata.

Emagrece

A rutebaga tem fibras, minerais e vitaminas que trazem a sensação de saciedade, reduzindo assim a fome, tem poucas calorias e ajuda a perder peso.

Envelhecimento precoce

O nabo-da-suécia tem substâncias antioxidantes que são capazes de combater os radicais livres de tal forma que previne o envelhecimento precoce.

Rutabaga para beleza

A rutabaga serve para hidratar a pele. Ela elimina inflamações bem como oleosidade. O suco da raiz elimina a caspa e estimula o crescimento do cabelo.

Combate a pneumonia

O rizoma da planta tem a capacidade de combater problemas respiratórios e infecções como a pneumonia. Isso porque tem uma alta quantidade de vitamina C e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico.

Cura feridas

A rutabaga tem ação antifúngica e antibacteriana promovendo cura e cicatrização de feridas e cortes.

Pragas que prejudicam a rutabaga

A rutabaga também sobre com os inimigos que também perturbam seus parentes próximos o nabo e a couve. Confira abaixo as pragas que as atacam e também como eliminar:

Mosca branca

A mosca branca suga a seiva da planta através das folhas e ao mesmo tempo que suga injeta uma toxina que envenena a planta.

Murchidão

Esta doença é causada pelo fungo chalara fraxinea, que provoca a murcha das folhas e posteriormente sua perda e além disso causa a morte progressiva das raízes da rutabaga.  A solução para eliminar é a pulverização de inseticida específico.

Míldio

O fungo desta praga começa sua infestação desde a semente da plantas. Elas agem em cima das folhas da planta provocando lesões amareladas que posteriormente apodrecem as folhas. A eliminação ser tirando as partes doentes da plantação e pulverizando fungicidas protetores.

Quando não consumir rutabaga

Quem tem sensibilidade estomacal, é preciso ter moderação ao consumir a raiz, apesar de ter propriedades que são benéficos para o estômago, seja prudente. O consumo exagerado pode gerar a formação excessiva de gases, por isso, é contra-indicado em alguns casos, principalmente para as gestantes.

O consumo de rutabaga é restrito aos diabéticos pois tem uma grande quantidade de glicose natural. Para comer a raiz somente com orientação médico se a pessoa tem pré-disposição para diabetes ou já tem a doença.

 

 

 

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *