Como plantar Rutabaga

A rutabaga √©¬†da mesma fam√≠lia da couve com cara de beterraba ou nabo… que confus√£o, n√£o √©?! Brincadeiras √† parte, hoje neste artigo, te apresentamos a rutabaga, uma planta pouco falada aqui no Brasil mas que tem muitas qualidades das quais vale a pena saber.

Origem

Primeiramente, originou-se na Escandin√°via e talvez na R√ļssia. Atualmente √© cultivada na Europa e Am√©rica do Norte.

Características

A rutabaga é uma raiz tuberosa com folhas comestíveis que também é chamada de nabo-sueco, nabo-da-suécia ou couve-nabo. Ela é a mistura do nabo e da couve. Esta planta cresce até 35 cm, sua raiz, também comestível tem 10 cm de comprimento com franjas e polpa amarela ou branca.

A raiz tem sabor levemente doce, amargo, picante e que lembra couve e nabo ao mesmo tempo. Tem aparência de nabo mas com mais brotos e raiz mais inclinada e ao contrário do nabo, suas folhas são cerosas e macias. Ela pode ser preparada para consumo cozida e assada, usada em massas, sopas e ensopados.

Plantio da rutabaga

Esta “raiz h√≠brida” √© mais arredondada, mais firme e al√©m disso √© maior que o nabo. Prefere regi√Ķes de clima frio, sendo geralmente plantado no fim da primavera e in√≠cio do ver√£o. A temperatura ideal vai de 5¬ļC √† 27¬ļC e precisa de exposi√ß√£o solar em pelo menos algumas horas do dia.

O solo deve ser f√©rtil, leve, drenado e rico em mat√©ria org√Ęnica. Apesar de tudo, o solo n√£o precisa de nitrog√™nio mas o pH tem que estar em 6,8 e sua irriga√ß√£o √© somente para deixar o solo √ļmido, sem encharcar.

Como plantar rutabaga em vasos ou horta

Esta planta é plantada obrigatoriamente em solo definitivo, ou seja, não são preparadas mudas para depois replantar.

Na horta

  • Fa√ßa covas e enterre a semente a 2 cm de profundidade
  • Em seguida, cubra com a terra e irrigue at√© o solo ficar somente umedecido
  • O espa√ßamento deve ser de 35 a 45 cm entre linhas e de 20 a 25 cm entre plantas

Como adubar a rutabaga?

Sabe aquelas cascas de banana que você jogaria fora? Pois bem, elas são um ótimo adubo para sua plantas, fornecendo nutrientes necessários para sua rutabaga crescer forte, bonita e com raiz suculenta. Basta cortar as cascas e distribuir e volta da planta. Você também pode utilizar esterco curtido, composto de fósforo e potássio.

Quanto tempo demora para colher rutabaga?

A colheita da rutabaga pode ser feita 6 meses após o plantio.

Benefícios da rutabaga

A rutabaga tem uma enorme quantidade de nutrientes como por exemplo vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, zinco e ferro.

Tireóide

A rutabaga tem uma subst√Ęncia chamada cyanoglucoside que posteriormente se transforma em tiocianato, composto que combate com efic√°cia os problemas de tireoide, equilibrando o funcionamento desse √≥rg√£o.

Press√£o arterial

A raiz cont√©m pot√°ssio, um mineral super importante para reduzir a contri√ß√£o da art√©rias sangu√≠neas, facilitando o fluxo do sangue e trazendo relaxamento para os m√ļsculos que por conseguinte, equilibra a press√£o arterial.

Ossos fortes

Os componentes zinco, pot√°ssio magn√©sio e vitaminas s√£o excelentes para preservar a sa√ļde dos ossos, proporcionando √≥tima densidade √≥ssea que se n√£o tratada pode causar muitas doen√ßas, a saber, a osteoporose.¬† A rutabaga tamb√©m previne problemas nas articula√ß√Ķes como por exemplo a artrite.

Sa√ļde para sistema digestivo

A rutabaga √© um excelente medicamento natural para tratar inflama√ß√Ķes e √ļlceras estomacais. E al√©m disso, tamb√©m combate a diarreia e constipa√ß√£o pois possui fibras que resolvem o problema.

Metabolismo em ordem

O nabo sueco tem muitos nutrientes, vitaminas, proteínas, ácidos graxos e aminoácidos que melhoram o metabolismo do nosso organismo, fortalecendo e deixando tudo funcionamento perfeitamente.

Fortalece o sistema imunológico

A rutabaga é rica em vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico e assim protegendo o organismo de várias doenças.

Previne o c√Ęncer

A rutabaga¬†tem subst√Ęncias de enxofre na forma de glucosinolato com a√ß√£o anti-cancer√≠gena, combate tipos de c√Ęncer como por exemplo, c√Ęncer de pr√≥stata.

Emagrece

A rutebaga tem fibras, minerais e vitaminas que trazem a sensação de saciedade, reduzindo assim a fome, tem poucas calorias e ajuda a perder peso.

Envelhecimento precoce

O nabo-da-su√©cia tem subst√Ęncias antioxidantes que s√£o capazes de combater os radicais livres de tal forma que previne o envelhecimento precoce.

Rutabaga para beleza

A rutabaga serve para hidratar a pele. Ela elimina inflama√ß√Ķes bem como¬†oleosidade. O suco da raiz elimina a caspa e estimula o crescimento do cabelo.

Combate a pneumonia

O rizoma da planta tem a capacidade de combater problemas respirat√≥rios e infec√ß√Ķes como a pneumonia. Isso porque tem uma alta quantidade de vitamina C e antioxidantes que fortalecem o sistema imunol√≥gico.

Cura feridas

A rutabaga tem a√ß√£o antif√ļngica e antibacteriana promovendo cura e cicatriza√ß√£o de feridas e cortes.

Pragas que prejudicam a rutabaga

A rutabaga também sobre com os inimigos que também perturbam seus parentes próximos o nabo e a couve. Confira abaixo as pragas que as atacam e também como eliminar:

Mosca branca

A mosca branca suga a seiva da planta através das folhas e ao mesmo tempo que suga injeta uma toxina que envenena a planta.

Murchid√£o

Esta doença é causada pelo fungo chalara fraxinea, que provoca a murcha das folhas e posteriormente sua perda e além disso causa a morte progressiva das raízes da rutabaga.  A solução para eliminar é a pulverização de inseticida específico.

Míldio

O fungo desta praga come√ßa sua infesta√ß√£o desde a semente da plantas. Elas agem em cima das folhas da planta provocando les√Ķes amareladas que posteriormente apodrecem as folhas. A elimina√ß√£o ser tirando as partes doentes da planta√ß√£o e pulverizando fungicidas protetores.

Quando n√£o consumir rutabaga

Quem tem sensibilidade estomacal, √© preciso ter modera√ß√£o ao consumir a raiz, apesar de ter propriedades que s√£o ben√©ficos para o est√īmago, seja prudente. O consumo exagerado pode gerar a forma√ß√£o excessiva de gases, por isso, √© contra-indicado em alguns casos, principalmente para as gestantes.

O consumo de rutabaga é restrito aos diabéticos pois tem uma grande quantidade de glicose natural. Para comer a raiz somente com orientação médico se a pessoa tem pré-disposição para diabetes ou já tem a doença.

 

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Batata Inglesa
    Como plantar legumes
    Hummm... todos reverenciam a rainha das batatas: a batata inglesa! Primeiramente...
  • Como Plantar Fava
    Como Plantar Arvores
    A princípio, a fava é uma espécie de "feijão de vagem". A diferença é que sua ra...
  • Como Plantar Repolho
    Como plantar Hortaliças
    Este "senhor legume" é um prato muito apreciado em todas as casas do mundo afora...
  • Como Plantar Tomate
    Como plantar Frutas
    Esta fruta, chamada por muitos de "legume" ou simplesmente "salada", é mais do q...
  • Como Plantar Samambaia
    Como plantar Flores
    Antes de mais nada, no reino vegetal, ela certamente representa uma Rapunzel.  V...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *