Como plantar melão de são caetano

É uma leguminosa com um nome no mínimo estranho: melão de são caetano. Ela não tem nada a ver com o melão, tanto que é uma espécie de “pepino diferenciado”. Ficou curioso(a)? Então venha conhecer tudo sobre esta planta e também aprenda como plantar melão de são caetano.

Origem

Primeiramente, o melão de são caetano teve sua origem na Ásia, mais especificamente da África, trazida pelos africanos que na época eram escravos.

Características

O melão de são caetano também é chamado de mormodica, melãozinho ou melão amargo. Seu formato é alongado como um pepino, sua casca é cheia de saliência e seu sabor é bastante amargo. A planta cresce em formato de trepadeira, sendo necessário estrados ou estruturas que permitam ela crescer livremente.

Plantio do melão de são caetano

Antes de tudo, saiba que a melhor época de cultivo do melão de são caetano é no fim do inverno e começo da primavera. A planta cresce bem em clima temperado de 18º C mas prefere climas mais quentes. Precisa de exposição plena do sol, pelo menos algumas horas por dia.

O solo precisa ser rico em matéria orgânica ou esterco curtido. Além disso, precisa ser macio, argilo-arenoso e principalmente bem drenado. Seu pH deve estar entre 5,5 e 6,7.

Com toda a certeza, você vai precisar de uma treliça para dar suporte a planta durante seu crescimento. Uma sugestão é na altura de 1,80 m, em formato de “A”. O fruto não se desenvolve tão bem quanto o cultivado sem o apoio para seu suporte.

Como plantar melão de são caetano em vaso ou horta

A princípio, por ser uma planta trepadeira, vasos, sementeira ou ademais recipientes seriam interessantes somente até certo ponto, posteriormente, será necessário replantar o melão de são caetano no solo definitivo, ou seja, horta.

  • Primeiramente, coloque as sementes de molho em um recipiente com água para germinarem
  • Logo depois, seque-as com papel toalha
  • Pegue um vaso, sementeira ou outro recipiente com furos no fundo para boa drenagem
  • Em seguida, coloque a terra rica em matéria orgânica e enterre entre 2 e 3 sementes a 1 cm de profundidade
  • Cubra com a terra, e borrife com água somente para umedecer a terra, sem encharcar
  • Entre 15 e 20 dias os brotos, se preferir, já podem ser replantados no local definitivo

Na horta

  • Faça uma cova de 5 cm e lance as sementes
  • Cubra com a terra e umedeça com água não a ponto de encharcar
  • O espaçamento entre plantas deve ser de 1 a 1,5 metro
  • Sempre cuide da rega, fazendo o possível para que a plantação não sofra encharcamento para evitar proliferação de doenças.

Como adubar o melão de são caetano?

Como o terreno anteriormente já foi preparado com adubo, basta adicionar material orgânico como por exemplo com casca de legumes para fortalecer as plantas. Mas se for necessário, você pode colocar em sua plantação fertilizante durante o crescimento que seria com nitrogênio, fósforo e potássio.

Quanto tempo demora para colher o melão de são caetano?

Os frutos do melão de são caetano já poderão ser colhidos de 12 a 16 semanas após o plantio

Benefícios do melão de são caetano

Apesar de não ser tão consumido como deveria, o melão de são caetano tem vitaminas, nutrientes e muitos outros benefícios para a nossa saúde. Confira isso logo abaixo:

É conhecido cientificamente que folhas ou frutos amargos tem substâncias que são usadas como tônicos, antioxidantes, como também antivirais e além disso, antibióticos. Sendo assim, suas propriedades terapêuticas são benéficas para o tratamento de várias doenças, inclusive o câncer.

Combate contra o câncer

Pesquisas já comprovaram que o suco concentrado do melão de são caetano foi eficiente para diminuir 4 tipos de câncer de pâncreas, pesquisa esta feita em ratos, onde foi constatado a diminuição de surpreendentemente, 98% do tamanho dos tumores e aliás, sem provocar efeitos colaterais.

Bom para resolver muitos problemas

O melão de são caetano é um “super pepino amargo” aliado da sua saúde:

  • Equilibra os níveis de glicose no sangue
  • Evita a catarata
  • Elimina cólicas menstruais
  • Acaba com dor de ouvido, enxaqueca, febre como também infecções de pele
  • É eficiente no trato de problemas do sistema digestivo
  • É bom para picadas de animais peçonhentos e ajuda no tratamento de queimaduras na pele
  • As fibras presentes no melão de são caetano eliminam a prisão de ventre

Como usar o melão de são caetano

Pois bem… você já sabe que o melão de são caetano é bom mas e agora, como usar e para que usar? Confira isso agora:

  • Cozinhe o melão de são caetano para curar doenças venéreas e além disso, é bom para enjoos e vômitos
  • O suco das folhas pode eliminar o envenenamento por animais peçonhentos,  como também cura problemas biliares
  • Misturado com óleo de amêndoas é muito usado para curar queimaduras
  • Cozinhe as folhas para colocar em alergias da pele ou sarna, como também serve para curar picadas de insetos, malária, úlceras e escabiose

Pragas que prejudicam o melão de são caetano

Mesmo sendo amargo, para algumas pragas, o melão de são caetano é doce como o mel. Confira as pragas que atacam esse legume e como eliminar:

Mosaico da melancia

Esta doença é causada por um fungo que deixa as folhas com aspecto pulverulento, com manchas esbranquiçadas que com o tempo, consequentemente, tomam conta das folhas, encurtando o desenvolvimento dos frutos. Somente a a

Míldio

Também cria uma camada de substância com aspecto pulverulento que causam enrolamento da folhas afetadas. Além disso, as manchas são esbranquiçadas e limitam a produção de frutos e o crescimento de novas folhas. É necessário a aplicação de inseticidas específicos para eliminar esta praga.

Mancha das folhas

Este fungo deixam uma mancha clorótica, primeiramente amareladas e depois esbranquiçadas. Isso causa o desfolhamento da planta e além disso, as deixam necrosadas. Assim que for notado os sintomas, é preciso diminuir a irrigação para evitar a alta umidade. Faça a limpeza das plantas doentes e se preciso, retire as plantas por inteiro da plantação.

Quando não consumir melão de são caetano

O pepino amargo não pode ser consumido por gestantes, pois pode estimular o aborto espontâneo, ou mulheres em período de amamentação. Também deve ser evitado por pessoas que estejam sofrendo de diarreia crônica, por consequência de agravar o quadro clínico. Deve ser evitado pessoas que sofram de hipoglicemia.

 

 

 

 

 

 

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *