Como plantar maxixe

672{icon} {views}

Aprenda a plantar maxixe passo a passo bem explicado

Os encantos do maxixe. Hoje vamos falar sobre o maxixe… Opa! N√£o √© uma dan√ßa t√≠pica do Brasil e sim um legume pouco divulgado mas muito simples de preparar para alimenta√ß√£o e com um gosto inconfund√≠vel. Voc√™ vai aprender como plantar maxixe e muito mais…

Origem

√Č da fam√≠lia curcubitaceae.¬† Veio da √Āfrica e o norte e nordeste do Brasil s√£o as regi√Ķes que mas consomem o maxixe visto que seu cultivo √© ideal em regi√Ķes tropicais.

Tamb√©m s√£o cultivados no M√©xico, Bol√≠via, Col√īmbia, Chile,¬† Peru e Argentina, Ele pode chegar at√© 3 metros de altura. Ele parece uma esp√©cie de pepino; sua casca √© fina e muito delicada; qualquer machucado nela, fica escurecida e s√≥ estar√° bom para consumo se estiver verde, amarelado j√° √© imprest√°vel.

Solo e clima

Para o plantio do maxixe, o clima favor√°vel deve ser quente e √ļmido com muita luminosidade (sol). O solo deve ser rico em mat√©ria org√Ęnica, leve e com pH de acidez entre 5 e 6,5. O solo deve ser areno-argiloso. Veio para o Brasil atrav√©s dos escravos da √Āfrica oriental. Para o consumo do maxixe como alimento, s√£o utilizados os frutos e as folhas.

Adubação

Para a aduba√ß√£o deve ser feita com h√ļmus de minhoca, composto org√Ęnico ou adubo qu√≠mico.

A plantação de maxixe é rasteira que pode se desenvolver em cercas ou entreliças. Tem flores masculina e femininas que são atrativas para as abelhas fazerem sua polinização.

Como plantar

Com sementes

Para retirada das sementes direto do fruto, peque um maxixe amarelo

  • Pegue um recipiente de pl√°stico (pode ser potinho ou copo de pl√°stico)
  • Separe terra preta e h√ļmus e esterco
  • Pegue as sementes e deixe secar ao sol
  • No processo de plantio voc√™ tem a chance de escolher se quer geminar a semente ou plantar diretamente no solo. Ser√° necess√°rio apenas de 2 √† 3 semanas. Diretamente na terra as sementes demoram de 7 √† 21 dias para geminar.

Como plantar  em vasos ou horta

Aprenda como plantar em vasos ou horta

Se você optar por geminar em terra, provavelmente você colocou as sementes em um potinho ou copinho de plástico, certo?! Então, retire a mudinha junto com o torrão que se formou na raíz e transplante para um vaso médio bem drenável (com furos no fundo).

Antes de transplantar a planta, preencha o vaso com terra vegetal ou preta, esterco de galinha e h√ļmus.¬† Fa√ßa um covamento de maneira que acomode bem a ra√≠z e na sequ√™ncia, regue.

Deixe em local ensolarado, precisa de sol no m√≠nimo de 4 √† 6 horas por dia.¬†Coloque farinha de ossos e adube a cada 20 dias com terra preparada, h√ļmus e esterco.

Em hortas

Faça o mesmo procedimento explicado acima em como plantar com sementes. Plante as mudas de maxixe e transplante em covamentos de 10 cm x 10 cm x 10 cm com espaçamento entre elas de 1 metro e de 2 à 3 metros por fileira.

MAXIXE JAPONÊS: PARECE MELANCIAS EM MINIATURA

E quanto tempo demora para dar frutos?

Seu fruto está pronto para consumo entre 50 e 80 dias após o plantio. O tamanho ideal para colheita é entre 3 à 7 cm.

Agora veja logo abaixo, a pragas que assolam os maxixes:

Mosca branca

Elas são carregadoras de vírus e prejudicam a planta no período de florescimento.

Vaquinha

Tamb√©m √© conhecida como vaquinha-patriota, vaquinha-vede e vaquinha diabr√≥tica. √Č um besouro que alimenta-se especialmente das folhas da planta. Faz pequenos orif√≠cios na folhas e impede seu desenvolvimento. As larvas que ficam no solo, consomem as ra√≠zes.

Mineradora de folhas

O que √© mineradora de folhas? √Č uma mariposa que ataca as folha novas e provoca redu√ß√£o no processo de fotoss√≠ntese da planta. As folhas secam e caem.

Lagarta rosca

Ela vive enterrada perto das pl√Ęntulas. Sai a noite e corta as plantas rente ao solo. Ela come formando galerias em forma de touceiras.

Broca das cucurbit√°ceas

Essas lagartas broqueiam os brotos novos, os ramos, as folhas e por fim, os frutos, ou seja, detonam tudo! Os brotos novos acabam secando e nos frutos elas abrem galerias, destroem a polpa e provocam o apodrecimento

Broca grande do fruto

Broca o maxixe que fica imprest√°vel para o consumo.

MAXIXE SELVAGEM

Benefícios do maxixe

  • Previne doen√ßas na pr√≥stata
  • Equilibra o colesterol ruim
  • Ajuda na cicatriza√ß√£o de feridas internas e externas
  • Elimina manchas brancas que aparecem na unha
  • Acaba com o c√°lculo renal
  • Traz al√≠vio a quem tem problemas com hemorroidas
  • Acaba com inflama√ß√£o nos rins
  • Alivia mal estar e enj√īos
  • Fortalecimento do sistema imunol√≥gico
  • Equilibra os n√≠veis de glicose
  • Previne a anemia
  • √Č fonte de c√°lcio, √≥timo para os ossos e m√ļsculos

O suco serve como ant√≠doto por motivo de envenenameto. √Č analg√©sico e anti-inflamat√≥rio.

Só existem o Maxixe caipira do norte que é do qual estamos falando com espinhos moles que devem ser retirados quando preparado para alimentação e o Maxixe japonês é liso, com manchinhas brancas e coloração verde escura.

A flor

A flor da plantação de maxixe é amarela. São monóicas, ou seja tem estruturas masculina e femininas em uma mesma flor. Suas folhas tem aspecto de erva com superfície lisa.

Maxixe para a beleza

O maxixe tem Vitamina C que tem um antioxidante, importante para ter uma pele saud√°vel e bonita. subst√Ęncia essa tamb√©m produtora de col√°geno no corpo, que deixa a pele mais firme e com maior elasticidade.

Ameniza rugas e linhas de expressão no rosto, evitando assim o envelhecimento precoce. E olha que maravilha: reduz a celulite! As mulher agradecem.  Ele reduz o apetite pois consegue trazer para o organismo uma sensação de saciedade.

Maxixe como preparar

O maxixe parece um pepino miniatura, tem um gostinho azedinho maravilhoso, coisa que alguns pepinos verdadeiros não tem. Você pode prepará-lo de preferencia cru, pois assim aproveita melhor os nutrientes do legume.

A opção é fazer como saladas acompanhadas de outros temperos ou outros legumes juntos também. Refogá-lo com carnes fica delicioso. O maxixe também é usado para fazer suco verde, misturado com laranja, maçã, tudo batido no liquidificador.

Maxixe é uma delícia. Não perca tempo, coma maxixe!

Tchau e até o próximo post!

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Batata Inglesa
    Como plantar legumes
    Hummm... todos reverenciam a rainha das batatas: a batata inglesa! Primeiramente...
  • Como Plantar Fava
    Como Plantar Arvores
    A princípio, a fava é uma espécie de "feijão de vagem". A diferença é que sua ra...
  • Como Plantar Repolho
    Como plantar Hortaliças
    Este "senhor legume" é um prato muito apreciado em todas as casas do mundo afora...
  • Como Plantar Tomate
    Como plantar Frutas
    Esta fruta, chamada por muitos de "legume" ou simplesmente "salada", é mais do q...
  • Como Plantar Pupunha
    Como plantar Frutas
    Esta belezinha do norte e nordeste do país é plena em beleza e benefícios para o...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *