Como plantar maxixe

Aprenda a plantar maxixe passo a passo bem explicado

Os encantos do maxixe. Hoje vamos falar sobre o maxixe… Opa! Não é uma dança típica do Brasil e sim um legume pouco divulgado mas muito simples de preparar para alimentação e com um gosto inconfundível. Você vai aprender como plantar maxixe e muito mais…

Origem

É da família curcubitaceae.  Veio da África e o norte e nordeste do Brasil são as regiões que mas consomem o maxixe visto que seu cultivo é ideal em regiões tropicais.

Também são cultivados no México, Bolívia, Colômbia, Chile,  Peru e Argentina, Ele pode chegar até 3 metros de altura. Ele parece uma espécie de pepino; sua casca é fina e muito delicada; qualquer machucado nela, fica escurecida e só estará bom para consumo se estiver verde, amarelado já é imprestável.

Solo e clima

Para o plantio do maxixe, o clima favorável deve ser quente e úmido com muita luminosidade (sol). O solo deve ser rico em matéria orgânica, leve e com pH de acidez entre 5 e 6,5. O solo deve ser areno-argiloso. Veio para o Brasil através dos escravos da África oriental. Para o consumo do maxixe como alimento, são utilizados os frutos e as folhas.

Adubação

Para a adubação deve ser feita com húmus de minhoca, composto orgânico ou adubo químico.

A plantação de maxixe é rasteira que pode se desenvolver em cercas ou entreliças. Tem flores masculina e femininas que são atrativas para as abelhas fazerem sua polinização.

Como plantar

Com sementes

Para retirada das sementes direto do fruto, peque um maxixe amarelo

  • Pegue um recipiente de plástico (pode ser potinho ou copo de plástico)
  • Separe terra preta e húmus e esterco
  • Pegue as sementes e deixe secar ao sol
  • No processo de plantio você tem a chance de escolher se quer geminar a semente ou plantar diretamente no solo. Será necessário apenas de 2 à 3 semanas. Diretamente na terra as sementes demoram de 7 à 21 dias para geminar.

Como plantar  em vasos ou horta

Aprenda como plantar em vasos ou horta

Se você optar por geminar em terra, provavelmente você colocou as sementes em um potinho ou copinho de plástico, certo?! Então, retire a mudinha junto com o torrão que se formou na raíz e transplante para um vaso médio bem drenável (com furos no fundo).

Antes de transplantar a planta, preencha o vaso com terra vegetal ou preta, esterco de galinha e húmus.  Faça um covamento de maneira que acomode bem a raíz e na sequência, regue.

Deixe em local ensolarado, precisa de sol no mínimo de 4 à 6 horas por dia. Coloque farinha de ossos e adube a cada 20 dias com terra preparada, húmus e esterco.

Em hortas

Faça o mesmo procedimento explicado acima em como plantar com sementes. Plante as mudas de maxixe e transplante em covamentos de 10 cm x 10 cm x 10 cm com espaçamento entre elas de 1 metro e de 2 à 3 metros por fileira.

MAXIXE JAPONÊS: PARECE MELANCIAS EM MINIATURA

E quanto tempo demora para dar frutos?

Seu fruto está pronto para consumo entre 50 e 80 dias após o plantio. O tamanho ideal para colheita é entre 3 à 7 cm.

Agora veja logo abaixo, a pragas que assolam os maxixes:

Mosca branca

Elas são carregadoras de vírus e prejudicam a planta no período de florescimento.

Vaquinha

Também é conhecida como vaquinha-patriota, vaquinha-vede e vaquinha diabrótica. É um besouro que alimenta-se especialmente das folhas da planta. Faz pequenos orifícios na folhas e impede seu desenvolvimento. As larvas que ficam no solo, consomem as raízes.

Mineradora de folhas

O que é mineradora de folhas? É uma mariposa que ataca as folha novas e provoca redução no processo de fotossíntese da planta. As folhas secam e caem.

Lagarta rosca

Ela vive enterrada perto das plântulas. Sai a noite e corta as plantas rente ao solo. Ela come formando galerias em forma de touceiras.

Broca das cucurbitáceas

Essas lagartas broqueiam os brotos novos, os ramos, as folhas e por fim, os frutos, ou seja, detonam tudo! Os brotos novos acabam secando e nos frutos elas abrem galerias, destroem a polpa e provocam o apodrecimento

Broca grande do fruto

Broca o maxixe que fica imprestável para o consumo.

MAXIXE SELVAGEM

Benefícios do maxixe

  • Previne doenças na próstata
  • Equilibra o colesterol ruim
  • Ajuda na cicatrização de feridas internas e externas
  • Elimina manchas brancas que aparecem na unha
  • Acaba com o cálculo renal
  • Traz alívio a quem tem problemas com hemorroidas
  • Acaba com inflamação nos rins
  • Alivia mal estar e enjôos
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Equilibra os níveis de glicose
  • Previne a anemia
  • É fonte de cálcio, ótimo para os ossos e músculos

O suco serve como antídoto por motivo de envenenameto. É analgésico e anti-inflamatório.

Só existem o Maxixe caipira do norte que é do qual estamos falando com espinhos moles que devem ser retirados quando preparado para alimentação e o Maxixe japonês é liso, com manchinhas brancas e coloração verde escura.

A flor

A flor da plantação de maxixe é amarela. São monóicas, ou seja tem estruturas masculina e femininas em uma mesma flor. Suas folhas tem aspecto de erva com superfície lisa.

Maxixe para a beleza

O maxixe tem Vitamina C que tem um antioxidante, importante para ter uma pele saudável e bonita. substância essa também produtora de colágeno no corpo, que deixa a pele mais firme e com maior elasticidade.

Ameniza rugas e linhas de expressão no rosto, evitando assim o envelhecimento precoce. E olha que maravilha: reduz a celulite! As mulher agradecem.  Ele reduz o apetite pois consegue trazer para o organismo uma sensação de saciedade.

Maxixe como preparar

O maxixe parece um pepino miniatura, tem um gostinho azedinho maravilhoso, coisa que alguns pepinos verdadeiros não tem. Você pode prepará-lo de preferencia cru, pois assim aproveita melhor os nutrientes do legume.

A opção é fazer como saladas acompanhadas de outros temperos ou outros legumes juntos também. Refogá-lo com carnes fica delicioso. O maxixe também é usado para fazer suco verde, misturado com laranja, maçã, tudo batido no liquidificador.

Maxixe é uma delícia. Não perca tempo, coma maxixe!

Tchau e até o próximo post!

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *