Como plantar edamame passo a passo

Desculpe! Acho que não li direito! Edamame!? O que significa edamame? É uma comida japonesa! Visualmente ele semelhantemente seria uma versão diferenciada mas e tem caractéristiscas e “personalidade própria”. Neste artigo, você vai saber como plantar edamame passo a passo, edamame como comer e muitas outras curiosidades.

Origem

Sua origem vem da Ásia, seu primeiro registro data de 1.275, é consumido edadame com sal e água como também, servidos inteiros. Certamente é apreciado em restaurantes orientais. A palavra edadame significa “ramo de feijões” e se refere aos feijões de soja ainda novos, posteriormente colhido com os ramos.

Características

O edadame é uma vagem de soja, também chamado de gandu verde. Assim como o feijão de vagem, do edadame se come a casca. Ele é a soja ainda na vagem verde e cultivado em alguns países da Ásia mas principalmente no Japão.

E também tem como fazer o edadame congelado, o que é bastante comum no país. Os grãos de soja do legume são colhidos antes de amadurecerem. Esta vagem é usada para fazer sopas, farinha, leite, molhos, cremes e também é muito usado pelos veganos. Além da casca da vagem, são consumidos os grãos frescos.

Plantio do edadame

Para o plantio do edadame, o solo deve estar com a temperatura aquecida em 65º graus, ou seja, gosta de clima temperado a quente e exposição direta ao sol.

Gosta de solo bem drenado e fértil e além disso, sua irrigação deve ser controlada para não encharcar.  E  deve ser molhado somente quando o terreno estiver totalmente seco. Ele pode chegar até 2 metros de altura. A vagem japonesa produzida aqui no Brasil não é a mesma da Ásia e frutifica uma vez ao ano.

Como plantar edadame em vasos ou horta

A vagem oriental se desenvolve bem somente quando plantada em horta, portanto, o vaso seria somente para cultivar as mudas e posteriormente transferir para o solo definitivo:

  • Pegue um vaso médio com furos no fundo para uma boa drenagem
  • Em seguida, adicione terra comum misturada com terra contendo materiais orgânicos
  • Enterre as sementes, e cubra cubra com terra e posteriormente umedeça com água
  • É preciso ser paciente com os brotos pois eles demoram mais que ademais sojas para crescerem.

Na horta

  • Com as mudas em mãos ou sementes, faça covas para plantar
  • Faça covas enterre as sementes com 2 cm de profundidade
  • Em seguida cubra com terra e umedeça com água
  • O espaçamento deve ser de 24 cm entre linhas

Quanto tempo demora para colher edadame?

Para colher a vagem de soja, demora 85 dias à partir da germinação.

Como adubar o edadame?

Para adubar o edadame, Use o adubo orgânico com restos vegetais. Certamente ele não tem contra-indicações e só vai fazer bem a sua plantação. E somente quando o solo estiver bem seco, realize a irrigação moderada para não encharcar.

Benefícios do edamame

 Edamame benefícios é o que não falta neste legume oriental. Ele não contém glúten ou açúcares, rico em proteínas,  vitaminas, ácido fólico, ômega 3 e isoflavona. E além disso, tem fibras e minerais:

Saúde para o coração

Esta vagem japonesa tem substâncias ricas em ômega 3, ômega 6, gorduras monosaturadas e polinsaturadas. O legume reduz o nível de colesterol ruim, trazendo saúde para o coração.

Ossos fortes

Esta vagem verde asiática contém manganês,potássio, magnésio e principalmente, a vitamina K. A vitamina tem a função de deixar os ossos mais fortes cuidando da densidade, enquanto que o potássio e manganês previnem a osteoporose, doença essa que geralmente acomete mais os idosos.

Sistema imunológico bem

O edadame possui o cobre, mineral este que interfere diretamente saúde do seu sistema imunológico. Quer ver seu sistema imunológico bem? Consuma a vagem verde pois ela tem cerca de 60% da quantidade diária de cobre que devemos consumir.

Proteção contra o câncer

Este legume tem antioxidantes potentes que combatem os radicais livres prevenindo o câncer de mama e de próstata por exemplo.

Aumento da massa muscular

O edadame tem proteínas que ajudam na construção do tecido muscular, ou seja, quem se alimenta desse vegetal, vai ter aumento da massa muscular.

Rins saudáveis

A vagem tem a capacidade de proteger os rins, devido a sua ação hepática e anti-inflamatória.

Vias respiratórias saudáveis

Com esta leguminosa oriental, suas vias respiratórias estão protegidas pois ela combate asma e ademais afecções.

Controle de peso

A vagem verde tem fibras que podem ajudar no controle de peso porque seu consumo proporciona a sensação de saciedade. A leguminosa tem poucas calorias e muita proteína para gerar a energia que você precisa.

Fígado saudável

O legume japonês contém também metionina, um antioxidante que trabalha na restauração constante do fígado. Isso se ele for consumido principalmente como um delicioso aperitivo.

Elimina retenção de líquidos

O gandu verde contém saponina como também o ácido fítico, capazes de combater com eficácia a retenção de líquidos no organismo.

Ameniza sintomas da menopausa

A vagem verde japonesa tem isoflavona que com toda a certeza ameniza e até elimina os sintomas da menopausa.

Sem depressão

A princípio, o legume japonês tem uma boa quantidade de ácido fólico, substância que combate com sucesso a depressão.

Regula o intestino

Quem come o gandu verde tem seu intestino regulado. Isso porque a leguminosa tem fibras que ajudam no trânsito intestinal e além disso, potencializam a absorção de cálcio, zinco, magnésio e ferro.

Boa visão

A vitamina A existente na herbácea ajuda na saúde ocular, protegendo seus tecidos.

Anti-inflamatório natural

A colina é um nutriente muito importante para nossa aprendizagem, boa melhora e além disso, faz a manutenção da nossa saúde muscular. A vagem potencializa essas funções do nosso organismo.

Pragas no edamame

O único mal que o gandu verde pode sofrer é a falta de cuidados como fazer a manutenção correta da irrigação para não deixar o solo seco.  E semelhantemente,cuidar para não encharcar pois podem atrair fungos e por consequência, apodrecer a planta.

Contra indicações do edamame

O consumo do gandu verde é proibido para pessoas que possuam pedra nos rins. Igualmente não é indicado para pessoas que tenham alergia à soja,  pessoas com difunção na tireoide, também devem evitar o aperitivo oriental.

 

 

 

 

 

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *