Como plantar wasabi

Esta planta de origem oriental é além de nutritiva, muito sofisticada. Ela dá sabor e beleza aos pratos como também tem inúmeros benefícios para nossa saúde. Então, nada melhor que conhecer esse legume e saber como plantar wasabi passo a passo. Confira tudo aqui em nosso artigo!

Origem

A princípio, o wasabi , Wasabia japonica, raiz forte japonesa ou wasabia vem do Japão, pertence a família brassicaceae.  Seu berço e cultivo, que dura até hoje, é feito em Fukuoka, Amagi, Izu, Shizuoka, Nagano e Otaka. Dela é feita a pasta verde que serve como tempero japonês no shusi e sashimi.

Características

Esta raiz forte japonesa é obtida através do caule fresco da planta, cujo nome é hon wasabi, ou seja, verdadeira raiz forte japonesa. Para seu consumo primeiramente é ralada em ralador orgânico para evitar sua oxidação.

O wasabi, raiz forte japonesa tem alguma semelhança com a raiz forte tradicional que é outra espécie. Mas o que a diferencia é que tem um aroma delicado e um sabor inegavelmente único, extremamente picante.

A raiz é cara por sua forma particular de cultivo, por isso, é comum o uso de pasta de raiz forte em pó mas de origem européia, sendo certamente diferente da verdadeira.

Plantio da wasabi

A wasabi gosta de clima frio e úmido para ter um bom desenvolvimento. Sendo assim, a temperatura para seu cultivo deve ser de 8º a 20º graus. Surpreendentemente, ela sobrevive a -3º C, tem suas folhas mortas mas sua raiz, está pronta para o rebrotamento.

Pode ser cultivada em sombra parcial ou também com exposição solar em regiões mais frias. O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado apesar de se desenvolver também em água corrente. Além disso, o pH do solo e/ou da água deve estar entre 6 e 7.

Como plantar wasabi em vasos ou horta

Wasabi e raiz forte pode ser plantada em vasos de maneira fácil, mas somente em regiões mais frias é que ele vai prosperar. Antes de tudo, é bom saber que esta planta pode ser plantada com sementes como também com pedaços da raiz.

Na produção da wasabia, é comum ao mesmo tempo da colheita, realizar o novo plantio, usando os rizomas colhidos. Veja como cultivar:

  • Primeiramente, você vai precisar deixar as sementes na geladeira a 5ºC por dois meses
  • Logo após esse período, coloque a terra levemente adubada com materiais orgânicos em sementeiras ou outros recipientes com furos para a drenagem. Devem ter no mínimo 10 cm de altura.
  • Enterre as sementes em 1 cm de profundidade
  • Cubra bem com terra
  • É importante sempre deixar um pratinho com água debaixo do vaso para garantir sua umidade
  • A germinação ocorre dentro de 21 dias
  • Dentro de 4 a 5 meses, as mudas já podem ser transplantadas para uma área com sombra parcial
  • Depois de 4 a 6 meses após a brotação, as mudas podem posteriormente serem replantadas em solo definitivo.

Plantio no vaso com raízes

  • Coloca os pedaços de rizoma dentre de recipientes contendo areia e com furos no fundo para drenagem
  • Sempre mantenha o recipiente úmido, não encharcado, e o em temperatura ambiente de 10º C
  • Os brotos levam cerca de 2 meses para começarem a aparecer
  • Logo depois, quando estiverem com 4 ou cinco folhas, já podem ser cortadas da raiz e plantadas em um local com sombra parcial para fortalecimento do broto

Na horta

  • Faça covas que acomodem com folga as mudas
  • Em seguida, as coloque nas covas com cuidado para não machucar as raízes
  • Cubra com a terra, e umedeça a terra, sem encharcar
  • O espaçamento deve ser de 30 cm entre plantas
  • É importante deixar a coroa da planta a 1 cm acima da superfície do terreno

Quanto tempo demora para colher wasabi?

A colheita de wasabi é feita de 18 a 24 meses após o plantio.

Uma pergunta que não quer calar, do que wasabi é feito?

A pasta wasabi (tempero japonês) é feito da raiz da planta wasabi e além disso contém condimentos como mostarda, aditivos, corantes e às vezes espessantes a base de lactose ou derivados da soja.

Como adubar o wasabi

O wasabi cultivado em solo úmido pode ser adubado com pó de casca de ovos que além de ser natural, é seco, o que evita o aparecimento de fungos que provocam o apodrecimento da planta. Basta lançar na terra uniformemente.

Benefícios do wasabi

O wasabi verdadeiro cresce somente nas montanhas do Japão, mas para o nosso consolo, temos a versão europeia em pó ou pasta que podemos utilizar em nossos alimentos. Não é só de sabor que essa raiz é feita, mas também de muitos benefícios para a nossa saúde:

Emagrece

O wasabi tem muitos nutrientes, vitaminas e minerais que suprem as necessidades do organismo. E além disso, possui poucas calorias o que auxilia na perda de peso.

Saúde para o aparelho digestivo

A wasabi japonica é uma poderosa “faxineira” natural que com toda a certeza retira todas as toxinas do corpo. E além disso, limpa o intestino, evitando a constipação e problemas como por exemplo, gases e muito arroto.

Coração saudável

Este rizoma melhora e protege o sistema cardiovascular impedindo que as placas presentes no coração se colem, prejudicando este importante órgão.

Luta contra o câncer

A raiz oriental contribui para a prevenção do câncer. Isso porque o rizoma consegue neutralizar as toxinas que estejam presentes no fígado. Consequentemente, isso aumenta a imunidade, impedindo a formação do câncer.

Antibactericida

A wasabi surpreendentemente combate com eficácia a bactéria pylori, responsável por muitas infecções que posteriormente, geram doenças.

Alivia a artrite

Esta maravilhosa raiz combate heroicamente a artrite. Isso porque a wasabi tem ação anti-inflamatória, ou seja, alivia as inflamações das articulações do corpo.

Pele saudável

A raiz forte japonesa é um hidratante natural por conter a substância sulfinil. E além disso, tem antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo a pele do envelhecimento precoce.

Sem intoxicação alimentar

A wasabi previne a intoxicação celular porque impede a proliferação de esporos fúngicos nos alimentos.

Quando não consumir wasabi

O wasabi é contra-indicado para pessoas com sensibilidade estomacal ou que apresentem problemas de estômago e intestino por se tratar de um alimento de sabor forte e picante.

 

 

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *