Como plantar wasabi

Esta planta de origem oriental √© al√©m de nutritiva, muito sofisticada. Ela d√° sabor e beleza aos pratos como tamb√©m tem in√ļmeros benef√≠cios para nossa sa√ļde. Ent√£o, nada melhor que conhecer esse legume e saber como plantar wasabi passo a passo. Confira tudo aqui em nosso artigo!

Origem

A princípio, o wasabi , Wasabia japonica, raiz forte japonesa ou wasabia vem do Japão, pertence a família brassicaceae.  Seu berço e cultivo, que dura até hoje, é feito em Fukuoka, Amagi, Izu, Shizuoka, Nagano e Otaka. Dela é feita a pasta verde que serve como tempero japonês no shusi e sashimi.

Características

Esta raiz forte japonesa √© obtida atrav√©s do caule fresco da planta, cujo nome √© hon wasabi, ou seja, verdadeira raiz forte japonesa. Para seu consumo primeiramente √© ralada em ralador org√Ęnico para evitar sua oxida√ß√£o.

O wasabi, raiz forte japonesa tem alguma semelhan√ßa com a raiz forte tradicional que √© outra esp√©cie. Mas o que a diferencia √© que tem um aroma delicado e um sabor inegavelmente √ļnico, extremamente picante.

A raiz é cara por sua forma particular de cultivo, por isso, é comum o uso de pasta de raiz forte em pó mas de origem européia, sendo certamente diferente da verdadeira.

Plantio da wasabi

A wasabi gosta de clima frio e √ļmido para ter um bom desenvolvimento. Sendo assim, a temperatura para seu cultivo deve ser de 8¬ļ a 20¬ļ graus. Surpreendentemente, ela sobrevive a -3¬ļ C, tem suas folhas mortas mas sua raiz, est√° pronta para o rebrotamento.

Pode ser cultivada em sombra parcial ou tamb√©m com exposi√ß√£o solar em regi√Ķes mais frias. O solo deve ser rico em mat√©ria org√Ęnica, bem drenado apesar de se desenvolver tamb√©m em √°gua corrente. Al√©m disso, o pH do solo e/ou da √°gua deve estar entre 6 e 7.

Como plantar wasabi em vasos ou horta

Wasabi e raiz forte pode ser plantada em vasos de maneira f√°cil, mas somente em regi√Ķes mais frias √© que ele vai prosperar. Antes de tudo, √© bom saber que esta planta pode ser plantada com sementes como tamb√©m com peda√ßos da raiz.

Na produção da wasabia, é comum ao mesmo tempo da colheita, realizar o novo plantio, usando os rizomas colhidos. Veja como cultivar:

  • Primeiramente, voc√™ vai precisar deixar as sementes na geladeira a 5¬ļC por dois meses
  • Logo ap√≥s esse per√≠odo, coloque a terra levemente adubada com materiais org√Ęnicos em sementeiras ou outros recipientes com furos para a drenagem. Devem ter no m√≠nimo 10 cm de altura.
  • Enterre as sementes em 1 cm de profundidade
  • Cubra bem com terra
  • √Č importante sempre deixar um pratinho com √°gua debaixo do vaso para garantir sua umidade
  • A germina√ß√£o ocorre dentro de 21 dias
  • Dentro de 4 a 5 meses, as mudas j√° podem ser transplantadas para uma √°rea com sombra parcial
  • Depois de 4 a 6 meses ap√≥s a brota√ß√£o, as mudas podem posteriormente serem replantadas em solo definitivo.

Plantio no vaso com raízes

  • Coloca os peda√ßos de rizoma dentre de recipientes contendo areia e com furos no fundo para drenagem
  • Sempre mantenha o recipiente √ļmido, n√£o encharcado, e o em temperatura ambiente de 10¬ļ C
  • Os brotos levam cerca de 2 meses para come√ßarem a aparecer
  • Logo depois, quando estiverem com 4 ou cinco folhas, j√° podem ser cortadas da raiz e plantadas em um local com sombra parcial para fortalecimento do broto

Na horta

  • Fa√ßa covas que acomodem com folga as mudas
  • Em seguida, as coloque nas covas com cuidado para n√£o machucar as ra√≠zes
  • Cubra com a terra, e umede√ßa a terra, sem encharcar
  • O espa√ßamento deve ser de 30 cm entre plantas
  • √Č importante deixar a coroa da planta a 1 cm acima da superf√≠cie do terreno

Quanto tempo demora para colher wasabi?

A colheita de wasabi é feita de 18 a 24 meses após o plantio.

Uma pergunta que não quer calar, do que wasabi é feito?

A pasta wasabi (tempero japonês) é feito da raiz da planta wasabi e além disso contém condimentos como mostarda, aditivos, corantes e às vezes espessantes a base de lactose ou derivados da soja.

Como adubar o wasabi

O wasabi cultivado em solo √ļmido pode ser adubado com p√≥ de casca de ovos que al√©m de ser natural, √© seco, o que evita o aparecimento de fungos que provocam o apodrecimento da planta. Basta lan√ßar na terra uniformemente.

Benefícios do wasabi

O wasabi¬†verdadeiro cresce somente nas montanhas do Jap√£o, mas para o nosso consolo, temos a vers√£o europeia em p√≥ ou pasta que podemos utilizar em nossos alimentos. N√£o √© s√≥ de sabor que essa raiz √© feita, mas tamb√©m de muitos benef√≠cios para a nossa sa√ļde:

Emagrece

O wasabi tem muitos nutrientes, vitaminas e minerais que suprem as necessidades do organismo. E além disso, possui poucas calorias o que auxilia na perda de peso.

Sa√ļde para o aparelho digestivo

A wasabi japonica √© uma poderosa “faxineira” natural que com toda a certeza retira todas as toxinas do corpo. E al√©m disso, limpa o intestino, evitando a constipa√ß√£o e problemas como por exemplo, gases e muito arroto.

Coração saudável

Este rizoma melhora e protege o sistema cardiovascular impedindo que as placas presentes no coração se colem, prejudicando este importante órgão.

Luta contra o c√Ęncer

A raiz oriental contribui para a preven√ß√£o do c√Ęncer. Isso porque o rizoma consegue neutralizar as toxinas que estejam presentes no f√≠gado. Consequentemente, isso aumenta a imunidade, impedindo a forma√ß√£o do c√Ęncer.

Antibactericida

A wasabi surpreendentemente combate com efic√°cia a bact√©ria pylori, respons√°vel por muitas infec√ß√Ķes que posteriormente, geram doen√ßas.

Alivia a artrite

Esta maravilhosa raiz combate heroicamente a artrite. Isso porque a wasabi tem a√ß√£o anti-inflamat√≥ria, ou seja, alivia as inflama√ß√Ķes das articula√ß√Ķes do corpo.

Pele saud√°vel

A raiz forte japonesa √© um hidratante natural por conter a subst√Ęncia sulfinil. E al√©m disso, tem antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo a pele do envelhecimento precoce.

Sem intoxicação alimentar

A wasabi previne a intoxica√ß√£o celular porque impede a prolifera√ß√£o de esporos f√ļngicos nos alimentos.

Quando n√£o consumir wasabi

O wasabi √© contra-indicado para pessoas com sensibilidade estomacal ou que apresentem problemas de est√īmago e intestino por se tratar de um alimento de sabor forte e picante.

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar L√ļpulo
    Como plantar cereais
    O l√ļpulo √© um gr√£o muito valioso. Isso porque e faz parte da composi√ß√£o da paix√£...
  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Capim Elefante
    Como plantar Grama
    Primeiramente, o capim elefante, não tem esse nome por acaso. Isso porque ele é ...
  • Como Plantar Louro
    Como Plantar Arvores
    Em primeiro lugar, esse louro n√£o √© o famoso papagaio! √Č uma planta cheirosa que...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como plantar acelga
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar acelga passo a passo bem explicadoEssa saladinha é uma delícia...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *