Como plantar espinafre

Confira agora como plantar espinafre no passo a passo simples e facil

Conhecido como fonte de força do personagem Popeye, o espinafre é um forte candidato para estar em seu cardápio diariamente. Veja neste artigo, como plantar espinafre e os benefícios que esta hortaliça proporciona!

Origem do espinafre

O espinafre veio da √Āsia, da regi√£o sul e seu nome tem a pron√ļncia √°rabe ‚Äúesbanach‚ÄĚ. Anteriormente, ele era usado para dor de f√≠gado e est√īmago em forma de cataplasma. Chegou na Europa no s√©culo XII.

Características do espinafre

O espinafre veio da √Āsia, da regi√£o sul e seu nome tem a pron√ļncia √°rabe ‚Äúesbanach‚ÄĚ. Anteriormente, ele era usado para dor de f√≠gado e est√īmago em forma de cataplasma. Chegou na Europa no s√©culo XII.

As folhas variam entre 2-30 cm de extens√£o e 1-15 cm de largura onde as folhas s√£o menores no topo e mais largas na base.

Plantio do espinafre

O espinafre n√£o tem frescura: pode ser cultivado tanto a luz solar como tamb√©m em ambientes de sombra parcial. Ele gosta de clima temperado entre 13¬ļ e 20¬ļ C. Em temperaturas mais elevadas ele floresce prematuramente.

Se a id√©ia √© o plantio do espinafre em clima quente, n√£o exponha a hortali√ßa ao sol nas horas quente do dia. O solo deve ser bem drenado, somente √ļmido, f√©rtil, com adubo natural ou qu√≠mico e com boa quantidade de nitrog√™nio. O ph para o solo deve ser de 6 a 7,5.

Como plantar espinafre

Como plantar espinafre? Voc√™ vai tirar a d√ļvida agora! √Č poss√≠vel iniciar o plantio em sementeiras para gerar mudas, em jardineiras ou diretamente no solo definitivo.

                                                                            Hortaliça riquíssima em ferro e nutrientes

Como plantar em vasos ou horta

Para o plantio em vasos, uso um vaso médio com terra fértil e plante as sementes a 1 cm de profundidade. Demora 15 dias para germinar. Na horta, basta somente fazer um buraco de 1 cm e semear.

Faça o espaçamento de 5 a 15 cm entre plantas. Como plantar em vasos ou horta é simples com 100% de chance de sucesso, fazer mudas é semelhantemente fácil.

Mudas de espinafre

O processo do plantio de mudas de espinafre começa em uma sementeira e também em copos descartáveis ou potinhos de margarina com furos no fundo.

Basta colocar a terra fértil, fazer um buraquinho de 1 cm, colocar as sementes e esperar. Você pode fazer o transplante para o solo definitivo quando as mudinhas tiverem quatro folhas.

Quanto tempo demora para colher?

A colheita da  plantação de espinafre acontece de 40 a 120 dias após o plantio da hortaliça. Para colher, a planta precisa ter no mínimo 6 folhas vistosas.

Colha sempre as folhas externas que estão bem mais desenvolvidas. Se preferir, pode colhê-lo inteiro ou cortá-lo 2,5 cm acima do solo se caso você não quer o espinafre rebrote.

Benefícios do espinafre

Os benefícios do espinafre são sua ação anti-inflamatória, antioxidante, anti-cancerígena e imunológica. O sabor da hortaliça é alcalino e riquíssima em nutrientes e sais minerais como por exemplo cálcio, ferro e fósforo, vitaminas A,C, E e vitaminas do complexo B.

C√Ęncer

O espinafre combate o c√Ęncer por possuir o fito nutriente flavon√≥ide por diminuir a divis√£o celular nas c√©lulas com c√Ęncer de pele e est√īmago e sua a√ß√£o antioxidante combate os radicais livres.

Anti-inflamatório

A planta tem a violexantina e a neoxantina, dois potentes anti-inflamatórios que combate com eficácia qualquer tipo de inflamação no organismo.

Antioxidante

O espinafre tem antioxidantes que combatem a aterosclerose, press√£o alta, por possuir a subst√Ęncia conversora de angiotensina I e pept√≠deos, como tamb√©m a osteoporose.

Bom para a vis√£o

Esta hortaliça tem os antioxidantes zeaxantina e luteína em grande concentração que serve como protetor dos olhos, combatendo a degeneração macular devido à idade e também previne a catarata.

Fortalece a imunidade

O espinafre tem a vitamina A que fortalece e protege as ‚Äú√°reas de entrada‚ÄĚ em nosso organismo como as vias respirat√≥rias, sistema urin√°rio, intestinos e membranas mucosas.

A vitamina A, presente no espinafre também é excelente para a pele pois permite a retenção de umidade equilibrada na epiderme evitando a queratinização, psoríase, acne e também rugas.

Ossos fortes

O espinafre é rico em vitamina K que previne a produção excessiva das células osteoclastos que facilitam a fratura nos ossos, e estimulam a sintetização de osteocalcina, proteína esta que fortalece os ossos e mantém saudável sua densidade.

Bom para coração, cérebro e sistema nervoso

Esta planta versátil e nutritiva, contribui para um sistema nervoso saudável, trabalhando para a boa produção de lipídios, gordura essencial para o sistema nervoso. Além disso, previne doenças no sistema cardíaco e o A, acidente vascular cerebral.

O espinafre também ajuda na perda de peso e você pode consumir a hortaliça cozida ou como salada. Ele funciona como um maravilhoso desintoxicante. O espinafre auxilia o cólon e fígado a remover as toxinas do organismo.

Fortalecimento muscular

O espinafre proporciona uma energia muscular impressionante. O nitrato presente na hortali√ßa aumenta a energia dos m√ļsculos sendo √≥timo para aumento de efic√°cia durante exerc√≠cios f√≠sicos.

Muito ferro

A planta é rica em ferro, importantíssimo componente da hemoglobina que faz o transporte de oxigênio para o sangue. Falta de ferro, causa anemia.

¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬†Excelente fonte de energia para os m√ļsculos

Pragas no espinafre

Esta planta é um banquete contínuo para as pragas e insetos famintos por suas folhas saudáveis e comestíveis. Conheça algumas dessas pragas no espinafre:

  • Lagarta-rosca, lagarta-falas-medideira e lagarta da couve
  • Vermes do milho
  • Carac√≥is
  • Lesmas
  • Insetos comedores de folhas
  • Pulg√Ķes sugadores
  • Joaninhas
  • Louva-a-deus

Outros predadores que podem consequentemente dizimar uma plantação de espinafre são os coelhos, esquilos e veados que se alimentam da hortaliça.

N√£o consuma espinafre

Tudo em excesso sempre vai fazer mal em todos os aspectos. Por isso não consuma espinafre em excesso. Deve ser evitado por pessoas diabéticas, com problemas nos rins, fígado, com reumatismo, com quadros inflamatórios no sistema digestivo e urinário.

O espinafre possui elevado nível de ácido oxálico que pode atrapalhar na absorção de cálcio pelo organismo, formando cálculos renais. Pode causar episódios de alergia em bebês, crianças e pessoas sensíveis devido a alta concentração de oxalato e nitrato na hortaliça.

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar L√ļpulo
    Como plantar cereais
    O l√ļpulo √© um gr√£o muito valioso. Isso porque e faz parte da composi√ß√£o da paix√£...
  • Como Plantar Capim Elefante
    Como plantar Grama
    Primeiramente, o capim elefante, não tem esse nome por acaso. Isso porque ele é ...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como plantar acelga
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar acelga passo a passo bem explicadoEssa saladinha é uma delícia...
  • Como plantar alface Passo a passo (COMPLETO)
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar Alface de forma simples passo a passo[ratings]Muito comum nas ...
  • Como plantar Beldroega
    Como plantar Hortaliças
    A planta beldroega sofre um certo "bulling", pois para muitos, é considerada uma...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *